A semana do mercado de transferências e especulações


trans11

Por Thomas Renan

Marcada pelo fim da janela de transferências, a semana foi de certa forma bem agitada na parte de negociações e especulações. Alguns jogadores partindo de última hora, técnicos sendo demitidos, e brasileiros querendo voltar. Começaremos com o mercado aqui no Brasil:

Ao contrário do que muitos esperavam, poucos jogadores saíram nos últimos dias da janela de transferências. As especulações eram grandes, mas uma ou outra se concretizou. No Corinthians, mais uma perda marcou o elenco do timão. No entanto, dessa vez, a saída foi de um jogador pouco aproveitado, ao contrário de Cristian, André Santos, e Douglas. Jean assinou sua rescisão nesta segunda-feira, e já embarcou para o FC Moscou, da Rússia. O zagueiro, volta a sua segunda ”casa”, assim podemos dizer, já que anteriormente havia atuado pelo Rubin Kazan, além do Dínamo Moscou no país.

Mostrando ambição pela busca do título brasileiro, o Internacional se refrorçou ainda mais. Desta vez, quem desembarc no Beira-Rio é o atacante Alan Kardec, com um contrato de empréstimo que vai até maio de 2010. O bom relacionamento entre os dois clubes ajudaram na negociação, já que o clube cruzmaltino possui dois atletas colorados, é o caso de Ramon e Titi. Com a transferência, Alan Kardec se junta a Giuliano e Sandro do elenco do Internacional, que viajam ao Egito para a disputa do Mundial Sub-20.

Tentando se recuperar no Campeonato Brasileiro, o Atlético MG reforçou esta semana a sua meta. Com Aranha, recente contratado, vivendo altos e baixos no clube, a diretoria do Galo foi buscar na experiência do uruguaio Carini a solução para o posição. Com importantes passagens por clubes como Juventus e Inter de Milão, o goleiro assinou um contrato de 3 anos com o clube mineiro. Segundo Carini, que estava no Real Murcia, no começo do ano o Atlético já havia tentando a sua contratação, mas o clube espanhol acabou não o liberando.

Ainda em Minas, outro importante jogador desembarcou, agora na Toca da Raposa. Cláudio Caçapa, que começou no Atlético MG, rejeitou propostas de Vasco, Barueri e Flamengo, para assinar com o Cruzeiro. Sem uma regularidade no seu último clube, Newcastle, o zagueiro resolveu retornar ao país, e assinou um contrato até 31/12 desta temporada, com opção de renovar por mais um ano. O jogador, que possui passagens pela seleção brasileira, além do Lyon, vem para ajudar o Cruzeiro a se reabilitar no Campeonato Brasileiro, após a perda do título da Libertadores para o Estudiantes.


A dança dos técnicos também agitaram o mercado esta semana. Renato Gaúcho, após um fraco desempenho, deixou o comando técnico do Fluminense. Em menos de dois meses a frente do clube, o técnico somou apenas uma vitória, cinco empates, e seis derrotas. Junto com Renato, saíram o auxiliar Valdir Espinosa e o preparador físico Alexandre Mendes. E sem perder tempo, a equipe carioca já anunciou a volta de Cuca ao comando do clube.

Alegando divergências com dirigentes da equipe, Gallo foi outro técnico que ficou desempregado nesta semana. Após 7 jogos, com duas vitórias e cinco derrotas, o treinador deixou o Santo André muito próximo a zona de rebaixamento, não resistindo a pressão interna. O clube já definiu Sandro Gaúcho como técnico interino para a partida contra o Atlético MG neste domingo.

A semana também foi marcada por brasileiros que estão voltando para casa. No Qatar, o experiente meia Ricardinho, acertou sua rescisão com o Al-Rayyan. Segundo o meia, a experiência no país foi válida, mas teria chego a hora de voltar. O clube que mais demonstrou interesse até agora na contratação do jogador, foi o Atlético PR, mas a negociação já foi descartada, principalmente por Ricardinho ter começado no rival Paraná Clube, e segundo o pai do jogador, seria uma traição ao clube onde Ricardinho iniciou sua carreira.

Outro meio-campo que pode estar retornando, é Lenílson. O jogador com passagens no Brasil pelo São Paulo, Atlético MG e recentemente o Paraná Clube, rescindiu com o Jaguares, do México. Segundo o próprio jogador, a prioridade é voltar para o Brasil, mas não descarta a possbilidade da janela, que está aberta, no futebol árabe.

Assim como no Brasil, várias transferências mexeram com o futebol do velho continente, inclusive com brasileiros sendo negociados. Kérlon, ex-Cruzeiro, foi emprestado pela Inter de Milão, ao Ajax, da Holanda. O jogador, que na última temporada atuou pelo Chievo, se diz muito satisfeito com a oportunidade no futebol holandês. Outro Brasileiro que acabou sendo emprestado, foi o zagueiro Henrique. Contratado pelo Barcelona na última temporada, desta vez o destino será o Racing Santander.

Em uma transferência que envolveu 2,5 milhões de euros, e um contrato de duas temporadas, o lateral Fábio Grosso, campeão do mundo em 2006, retorna a sua terra natal. Desta vez, o destino é a Juventus de Turim. O lateral, que estava atuando pelo Lyon, vai tentar retomar o futebol que o consagrou quando ainda estava no Palermo.

Na Inglaterra, o jogador da seleção croata, Niko Kranjcar, trocou o Portsmouth, pelo Tottenham. O jogador chega ao clube, para ocupar o lugar de seu compatriota Luka Modric, que ficará fora dos campos por várias semanas devido a uma fratura na perna.

Últimas

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede