"Ilhas Comores vai se desenvolver"

Jean Paul Rossignol

Por Matheus Laboissière

É com enorme prazer e satisfação que o Plano Tático apresenta a entrevista desta semana. Jean-Paul Rossignol, ex-comandante da seleção de Madagascar, é membro da comissão técnica da seleção de Ilhas Comores e trabalha como auxiliar do treinador Mohamed Chamité Abdérémane.

Entrevista

Como surgiu o contato entre o senhor e a Fédération Comorienne de Football (FFC)?

O primeiro contato foi caloroso. A FIFA ajudou bastante para eu me tornar técnico de Ilhas Comores. Foi contribuição pessoal do presidente Joseph Baltter, que visitou o país em março e estabeleceu relações com o presidente da FFC, Salim Tourqi.

O que motivou o senhor a aceitar o convite de comandar uma seleção que está na 172ª posição no Ranking da FIFA? Qual a duração do contrato?

O que me fez comandar a seleção comoriana foi a maneira como os jogadores se dedicavam aos treinos, durante as buscas que fiz pelo país em busca de possíveis nomes para a seleção. A duração é de dois anos.

O que o presidente da FFC, Tourqui Salim, disse ao senhor em termos de objetivos para com a seleção, que começa, em setembro deste ano, a disputa das eliminatórias da Copa Africana de Nações 2012, num grupo ao lado de Zâmbia, Moçambique e Líbia?

O objetivo de Salim é muito simples: fazer o que ninguém acha que podemos fazer. Temos de mostrar que podemos conseguir resultados diferentes ao das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2010 (derrota de 10×2, no placar agregado, para Madagascar e eliminação na primeira fase).

0c083952

Num país que tem apenas dez clubes profissionais (de acordo com o site oficial da FIFA), o senhor, de nacionalidade francesa, tem planos de descobrir se há jogadores comorianos jogando nas divisões inferiores da França? Em pesquisa particular, descobri três atacantes em clubes franceses: Bourhani, (Vannes OC), Bertin D’Avesnes, (Beauvais) e Kassim Abdallah, (Sedan). Conhece esses jogadores? Eles não estiveram presentes nas duas partidas da primeira eliminatória para a Copa do Mundo, contra Madagascar, também de acordo com o site oficial da FIFA.

Não os conheço pessoalmente, porque ainda não tive tempo de fazer levantamento de atletas na França, só nas Ilhas Comores. Mas são nomes que procurarei saber mais.

O que o senhor pode dizer da liga nacional de Comores em termos de qualidade e quantidade de clubes e jogadores?

Eu acho que a formação das equipes explica sua qualidade e é a qualidade da equipe que impulsiona o aumento do número de jogadores, porque são numerosos aqueles que querem entrar para o grupo.

A FIFA ajuda o futebol no país? De que forma?

Sim. A FIFA ajuda o futebol neste país dando o suporte material, como equipamentos, prêmios. Ilhas Comores é o segundo país na África (o primeiro foi Ruanda) a receber projetos de desenvolvimento do esporte aos mais jovens, o projeto “Gol”.

Que ações o senhor pretende adotar para desenvolver o futebol do país e deixar um legado à Fédération Comorienne de Football (FFC)?

Fazer valer o espírito de equipe na mentalidade dos jogadores para que eles possam, antes de tudo, viver como irmãos, fora e dentro do campo.

Amistoso

 Treinamento da seleção para amistoso contra Madagascar

Ontem, domingo, 29 de agosto, a seleção de Ilhas Comores disputou um amistoso contra o algoz das Eliminatórias, Madagascar, em Antananarivo, capital do país vizinho. Novamente foi derrotada, mas apenas por 1×0, gol de Ali Hassan.

Confira o elenco convocado pelos dois treinadores para a partida de estreia nas Eliminatórias da Copa Africana de Nações, contra Zâmbia, em Lusaka, dia 4 de setembro, próximo sábado. Completam o Grupo C Moçambique e Líbia. Apenas um se classifica de forma direta para a fase final, na Guiné Equatorial e no Gabão.

Goleiros: Elhamid Djabir (Fc Djabal-COM); Ahmed Athoumani (Volcan Club-COM) e Mroivili Mahahmoud (Coin Nord-COM).

Defensores: Mahamoud Ali Mchangama (Apaches-COM) ; Abdoulhamid Ahmed El Mamoune (Volcan Club-COM) ; Ali Rassou (Apaches-COM) Hamdani Ranfiou (Us Ntsaoueni-COM) ; David Humblot Ferdinand (Coin Nord-COM) ; Bacar Msaidié (Coin Nord-COM) ; Harouna (As Tsembahu-COM) e Ahmed Ali (Kaz Club-COM).

Meias: Damime Abdoulhaniou (Chirazienne-COM) ; Fasoiha Goula Soilihi (Fc Djabal-COM) ; Mahamoud Mohamed (Elan-COM) e Aladine (Chirazienne-COM) ; Soilihi Bourhani (AJSM-COM).

Atacantes: Rahali Zouboudou ‘’Rama’’ (Fomboni Club-COM) ; Mohamed Mouigni (Elan Club-COM) e Nasser Boura Ahmed (Fomboni Club-COM)

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede