Campeonato Piauiense vai começar, mesmo sem apoio da CBF!

Bandeiras Estados do Brasil

O futebol brasileiro foi surpreendido na última quarta-feira. Na assembleia geral da CBF, com 25 das 27 federações estaduais presentes, a entidade máxima do futebol nacional optou por suspender, por tempo indeterminado, a Federação Piauiense de Futebol (FPF).

A principal justificativa da CBF é que houve problema na eleição do novo presidente da entidade, para o quadriênio 2011-15. De acordo com o site Futebol do Norte, o candidato derrotado no último pleito, Cesarino Oliveira, entrou na Justiça Comum a fim de ficar com o cargo de presidente da FPF, já que o concorrente, Joaquim Lula Ferreira, havia sido caçado por corrupção.

Como a CBF não aceita que dirigentes – e clubes – acionem a Justiça Comum – só a Justiça Desportiva –, optou por excluir todos os clubes do estado das competições (Copa do Brasil e Série D do Brasileirão) organizadas pela entidade, até que tudo esteja nos conformes. A CBF também cortou a verba de R$ 30 mil repassada mensalmente à FPF.

Denúncia

De acordo com o mesmo site, Joaquim Lula Ferreira teria gasto, entre outubro e dezembro de 2010, cerca de R$ 527 mil, sendo que, na época, o futebol do Piauí não tinha nenhuma competição, amadora ou profissional, em andamento, o que aponta desvio de recursos.

Edição 2011

Mesmo diante das dificuldades, os clubes se reuniram na FPF, na última quinta-feira, e decidiram dar início ao estadual. Portanto, o Campeonato Piauiense está mantido, mesmo sem o apoio da CBF, e começa a ser disputado hoje.

Leia também: Pênalti à brasileira!

Apenas seis times participarão da elite do estado: [River, Piauí, Comercial (atual campeão), Parnahyba, Princesa do Sul e Barras (que contratou Túlio para a Copa do Brasil 2011)], já que duas agremiações optaram por não entrar em campo. O Cori-Sabbá alegou problemas financeiros, enquanto que o 4 de Julho desistiu por não ter garantias de que o campeão estadual poderá disputar a Série D do Brasileirão em 2011.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede