Quem é o maior de Alagoas – Final

Hoje é o grande final! A diferença entre CRB e CSA é pequena – o ASA tenta diminuir o prejuízo. Qual será o maior de Alagoas? Saiba agora, na última parte da Série de Reportagens sobre os três grandes do estado!

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Parte 4 | Parte 5

Campeonato-do-Nordeste

A primeira edição do torneio regional foi disputada em 1994, com o Sport-PE campeão. De 1997 a 2003, a competição não teve interrupções, quando, em 2004, a CBF, que organizava o Campeonato do Nordeste, decidiu extingui-lo, por falta de datas no calendário – além do fato de os grandes clubes da região não se interessarem em jogar com as equipes principais.

Depois de muita briga, já que o contrato entre CBF e clubes previa mais edições, os nordestinos ganharam na Justiça o direito de disputarem a competição, que voltou em 2010, depois de sete anos. Validação: Peso 1,5

crb-escudo6

O CRB é o clube alagoano que chegou mais perto do caneco do torneio regional – entre clubes do Nordeste. Na primeira edição, em 1994, perdeu nos pênaltis para o Sport-PE (3×2) e ficou com o vice-campeonato. Na fase de grupos, os vermelhos enfrentaram Sport-PE, Fortaleza-CE e Vitória-BA. Com cinco pontos ao final de três jogos, os alagoanos ficaram em segundo, atrás dos pernambucanos, e seguiram em frente.

Nas quartas-de-final, o adversário foi o Guarany de Sobral-CE. Em jogo único, o triunfo por 2×0 permitiu que o CRB disputasse a vaga na final com o também alagoano Cruzeiro de Arapiraca – hoje extinto. Nova vitória, mas apertada (3×2), levou os alagoanos à grande final, contra o Leão, primeiro vencedor do torneio.

 Os regatianos só não disputaram o Campeonato do Nordeste uma vez, em 2000, quando CSA e Miguelense representaram o estado.

escudo_csa

O lado azul de Maceió também figurou na edição inaugural do Nordestão. Porém, os azulinos caíram ainda na primeira fase, ficando a um ponto do Bahia-BA – Botafogo-PB também se classificou, enquanto o Náutico-PE foi eliminado.

Quatro anos mais tarde, em 1998, nova queda na fase de grupos. Nos seis jogos disputados, os alagoanos conseguiram sete pontos (2v, 1e, 3d), quatro atrás do Ceará-CE e cinco a menos que o Bahia-BA, classificados à 2ª fase.

A primeira vez em que os azulinos passaram de fase foi no ano seguinte. Num grupo ao lado do Bahia-BA, do rival CRB e do Lagartense-SE, os nove pontos foram suficientes para a classificação – detalhe que o gol de saldo (+1 contra 0) classificou o CSA em detrimento do CRB.

Nas quartas-de-final, o embate foi com os potiguares do ABC. E a classificação só se deu nos pênaltis, por 3×2, depois de vitória e derrota por 2×1. O CSA só cairia nas semifinais, para o forte Bahia, que seria o campeão de 1999.

Outra grande campanha azulina foi no ano passado, em 2010. Depois da terceira colocação dentre 15 clubes na 1ª fase – jogos em turno único, todos contra todos –, o CSA, que liderou a competição por seis rodadas, ficando entre os quatro melhores em todas elas, foi derrotado pelo Vitória (B), por 2×1, nas semifinais.

ESCUDO-asa

A única participação dos alvinegros na história do Nordestão foi em 1994, na estreia do torneio. O ASA figurou no Grupo B, que tinha Santa Cruz-PE, Cruzeiro de Arapiraca-AL e ABC-RN. Na primeira partida, empate em 3×3 com os potiguares, o que seria o melhor resultado do clube no torneio.

Contra Santa Cruz e Cruzeiro-AL, derrotas por 3×1 e eliminação ainda na fase de grupos, com um ponto em três partidas (0v, 1e, 2d).

Avaliação

calculadora_desenho

A diferença entre azulinos e regatianos é bem pequena e se deve por causa do vice-campeonato regatiano em 1994. A edição em que o CSA conquistou mais pontos foi a última, em 2010: 25. Já o CRB teve 24 pontos em 2002, quando o CSA também somou a mesma quantidade. Já o ASA, que jogou apenas uma vez e conseguiu dois pontos, é o lanterna disparado em Nordestões.

As bonificações são as seguintes: CRB ganha 20 pontos multiplicado pelo Peso pelo vice-campeonato de 1994 e o CSA leva 10 pontos multiplicado pelo Peso pelo terceiro lugar em 2010, além de 20 pontos multiplicados pelo Peso por um vice-campeonato no Nordeste/Norte 1968.

Pontuação Nordestão: 1º CSA = 220,5 pontos | 2º CRB = 160,5 pontos | 3º ASA = 3 pontos

Soma Séries A, B, C, D, CB, AL e CD: 1º CRB = 2441,5 pontos | 2º CSA = 2393 pontos | 3º ASA = 637,5 pontos

Depois de muito pensar, o Plano Tático decidiu incluir a Taça Brasil na validação dos pontos. Por uma simples razão: é irrefutável o argumento de que, como o torneio só poderia ser disputado por campeões estaduais, o clube que lá estivesse o teria feito por mérito. Por se tratar do antecessor do Campeonato Brasileiro, a validação será igual à da Série A. Peso 3.

OBS: a vitória vale dois pontos.

escudo_csa

O campeão alagoano de 1958 e, portanto, primeiro clube a disputar a Taça Brasil, em 1959, foi o CSA. Porém, os alagoanos saíram ainda na fase inicial, ao perderem duas vezes para o Bahia (5×0 em casa e 2×0 em Salvador). Dois anos depois, lá estava o CSA novamente na competição nacional. O embate era com o Campinense-PB, que venceu duas vezes (3×2 e 2×1) e seguiu em frente, eliminando os azulinos.

A terceira participação dos azuis foi em 1964. Os alagoanos foram até Aracaju encarar o Confiança-SE e saíram de lá com quatro gols na bagagem. Na volta, venceram por 1×0 e forçaram o terceiro jogo, já que o saldo de gols não era critério de desempate. Porém, novo triunfo dos sergipanos, em pleno Mutange, eliminaram o CSA.

A melhor performance azulina em Taça Brasil foi na temporada 1966, quando CSA chegou até a 3ª fase do Grupo Nordeste, eliminando Confiança-SE (vitórias de 1×0 e 2×0) e Campinense-PB (triunfos de 3×2 e 2×0), mas caindo diante do Vitória-BA, com derrotas de 3×2 e 4×2.

crb-escudo6

A primeira vez em que o CRB entrou na Taça Brasil foi em 1962. A competição era disputada em mata-mata e o primeiro oponente do Galo da Campina foi o Sergipe. Depois de três empates, os alagoanos avançaram na prorrogação, por 2×1. Na fase seguinte, entretanto, duas derrotas para o Campinense-PB, uma de goleada (6×0, em casa), deram fim às pretensões vermelhas.

Três anos depois do primeiro confronto com o Sergipe, ambos se encontravam novamente. Na partida de ida, em Aracaju, goleada alagoana, por 4×1. O Sergipe devolveu a vitória, desta vez por 2×0, forçando o terceiro jogo. Um empate, por 1×1, classificou o CRB, pelo número de gols fora de casa.

Se o CRB teve sorte nos confrontos com o Sergipe-SE na Taça Brasil, não se pode falar o mesmo nos embates diante do Campinense-PB. Nova eliminação para os paraibanos, dando fim à Taça Brasil 1965 para o CRB, última edição disputada pelo clube da capital.

ESCUDO-asa

A Agremiação Sportiva Arapiraquense nunca disputou a Taça Brasil, já que, entre 1959 e 1968 não foi campeão alagoano – o único título perto desta época foi em 1953, quando o clube completou um ano de fundação (25 de setembro de 1952).

Avaliação

calculadora_desenho

O CSA disputou mais vezes a Taça Brasil (seis oportunidades) do que o CRB (duas edições), o que aponta para ampla vantagem azulina. De fato ela acontece, mas os regatianos não perdem tanto assim por um simples motivo: nenhum clube alagoano chegou nem perto, pelo menos, da terceira colocação da Taça Brasil, o que, segundo a metodologia do Plano Tático, resultaria em bonificações.

Pontuação Taça Brasil: 1º CSA = 60 pontos | 2º CRB = 24 pontos | 3º ASA = 0 pontos

Soma Séries A, B, C, D, CB, AL, CD e TB: 1º CRB = 2465,5 pontos | 2º CSA = 2453 pontos | 3º ASA = 637,5 pontos

logo_copaconmebol

O CSA foi o único clube alagoano a disputar uma competição internacional oficial. Em 1999, os alagoanos não jogariam a Copa Conmebol. Porém, com as desistências de Vitória-BA (campeão da Copa do Nordeste), Bahia-BA (vice-campeão) e Sport-PE (terceiro), os azulinos ganharam a vaga nordestina – a título de curiosidade, a competição reunia, por parte do Brasil, os campeões da Copa Centro-Oeste, da Copa Norte e da Copa Sul.

escudo_csa

Na 1ª fase, o CSA encarou o Vila Nova-GO. Mesmo depois de vencer os goianos no estádio Rei Pelé (2×0), sofreu para se classificar. No Serra Dourada, acabou levando dois gols e a partida foi para os pênaltis. Vitória azulina por 4×3.

Nas quartas-de-final, o CSA enfrentou, pela primeira vez na história, uma equipe de fora do Brasil em partidas oficiais. Na cidade de Mérida, na Venezuela, os alagoanos empataram com o Estudiantes, por 0×0. Na volta, porém, venceram por 3×1 e chegaram às semifinais.

O adversário na briga para alcançar a finalíssima foi o Tufão. O São Raimundo-AM venceu o jogo de ida, no estádio Vivaldão, em Manaus, por 1×0. Na volta, triunfo do CSA, por 2×1. Como não havia o critério do gol marcado fora de casa, os clubes tiveram de decidir a vaga nas penalidades. E deu CSA, por 5×4.

A segunda partida oficial azulina contra uma equipe sul-americana na história foi em 1º de dezembro de 1999. Diante do Talleres (Argentina), o Azulão do Mutange venceu por 4×2. Porém, na volta, em Córdoba, Silva, Gigena e Maidana marcaram os três gols da vitória argentina sobre o CSA, que ficou com o vice-campeonato.

Avaliação

calculadora_desenho

Único clube alagoano a disputar uma competição internacional, o CSA é o vencedor neste quesito. O lado azul de Maceió disputou apenas oito partidas, com quatro triunfos, um empate e três derrotas.

Além disso, o CSA ganha bonificação de 20 pontos vezes o Peso, por ter sido vice-campeão da Copa Conmebol de 1999.

Pontuação Competições Internacionais: 1º CSA = 49,5 pontos | 2º CRB = 0 pontos | 3º ASA = 0 pontos

Soma Séries A, B, C, D, CB, AL, CD, TB e CI: 1º CSA = 2502,5 pontos | 2º CRB = 2465,5 pontos | 3º ASA = 637,5 pontos

Decisão Final

bandeira_alagoas

Após percorrer toda a história dos três maiores clubes alagoanos de todos os tempos, o Plano Tático chegou ao veredicto: com 2502,5 pontos, o CSA é o maior clube alagoano, de acordo com a metodologia adotada pelo Plano Tático. O CRB está colado, na segunda posição, com 2465,5 pontos, diferença de apenas 37 pontos. O ASA, terceiro colocado, está bem longe dos rivais, com apenas 637,5 pontos.

É necessário fazer algumas observações, no entanto. O Plano Tático está em busca das classificações gerais dos Campeonatos Alagoanos de 1927-2001, o que pode modificar o sistema de validação dos estaduais, alterando o resultado final – se você souber onde encontrá-los, por favor, entre em contato.

O estado de Alagoas foi o primeiro da série de reportagens sobre os outros entes da Federação, que serão atualizados ano a ano. Os resultados de 2011 dos três clubes alagoanos, por exemplo, serão compilados ao final do ano, depois das disputas do estadual, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

Hoje, o CSA é o maior de Alagoas, porém, ao final de 2011, o CRB poderá tomar o posto azulino! Será? Só se pode esperar para saber! Que as diretorias dos três façam bons trabalhos ao longo de 2011!

Adição de Pontos

De acordo com a reinvidicação justa dos torcedores do CRB, o Plano Tático se reserva no direito de adicionar pontuações que faltaram ao longo da série de reportagens Quem é o maior de Alagoas. A saber:

Torneio José Américo Almeida Filho 1975 – Campeonato do Nordeste da época, cuja classificação se deu pelo campeonato estadual. A edição de 1976 não será adicionada, pois houve escolha arbitrária dos clubes.

CRB: 12 pontos x 1,5 (Peso do Campeonato do Nordeste) = 18 pontos

Título da competição: 40 pontos x 1,5 = 60 pontos

Torneio Classificatório Série B 1993

CRB: 4 pts x Peso (Corresponde a Fase Preliminar da Série B, 2 pontos) = 8 pontos

Novo Total: 1º CRB = 2551,5 pontos | 2º CSA = 2502,5 pontos | 3º ASA = 637,5 pontos

Portanto, até que torcedores apontem novos erros na somatória do Plano Tático, o novo maior de Alagoas é o CRB!

  • André

    Copa conmebol? piada! o ano mais falido da história da competição, com equipes sem nenhuma tradição em seus países mas … fazer o que?
    csa ainda jogou a série D por ter sido “CONVIDADO” assim conquistou mais pontos… CRB MAIOR DE ALAGOAS!

  • André

    Ah, esqueci de falar do campeonato do Nordeste do ano passado, (sem sport) os times grandes do Nordeste jogando com seus terceiros times, ou até sub-20 e públicos ridículos e mais um vez o csa ganha mais pontos nessa pesquisa! CRB MAIOR DE ALAGOAS!

  • vitor

    bom para começar esse comparação do Plano Tático foi péssima

    primeiro tem varios campeonatos que o csa participou porque niguem quis participar
    segundo faltou colocar torneio inicio, o capeonato que equivalia à copa do nordeste a qual o crb-al foi campeão em 1978
    copa de acesso a serie-b
    acho que quando vamos analisar a historia pegamos tudo e ñ so oq interessa

    da proxima vez tenta fazer algo que preste pq isso ta péssimo

  • André

    Não colocaram o TORNEIO JOSE AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO – 1975. OLHEM A FONTE : http://www.rsssfbrasil.com/tablesrz/tjaf1975.htm , era considerado o campeonato do NE da época. Na edição do ano seguinte o time campeão foi o vitória da bahia. E não colocaram a seletiva AL/PB para a série B, é um torneio inter-estadual que não foi contabilizado. Qualificatório para Segunda Divisão 1994 (disputado em 1993) :
    http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1993lq.htm vejam esse links, não é vírus é apenas uma das fontes desses torneios que eu citei.

  • admin

    André, amanhã, domingo, vou olhar direito todas essas informações que você me passou. Conheço o site RSSF, que por sinal é muito bom!

    Amanhã eu te dou uma resposta aqui mesmo, nos comentários, provavelmente à tarde. Obrigado pelos links!

  • Igor

    Isso todo mundo já sabe, CSA Maior de Alagoas, o CRB não maior que o CSA em NADA

  • André

    E ai??

    CRB maior de Alagoas!

  • filipe vasconcelos

    CRB quem foi que disputou + de 15 anos a segunda competição
    + IMPORTANTE do brasil

    CSA quem disputou a conmebol fálida 99 onde desistiu 7 clubes brASILEIROS
    QUEM DISPUTOU A SERIÉ D ONDE 6 TIMES DE ALAGOAS DESITIU
    QUEM NOS ULTIMOS 10 ANOS DISPUTOU A SEGUNDA DO ALAGOANO3 VEZES
    ULTIMO COM O GOL DE CALMOM

    CRB EO 36 NO RANKIG DA CBF….

    EO CSA …..

    QUEM EO MAIOR ?

    PRESCISA FALAR…….

  • André

    Não vão colocar os títulos inter – estaduais do GALO????

  • Igor

    Qual é o maior campeão de alagoas ?
    Qual é o time alagoano que chegou mais longe na Copa do Brasil ?
    Qual é o time alagoano com mais participações na Serie A ?
    Qual o time alagoano que tem 3 vices da taça de prata ?
    Qual time alagoano ta na frente no Ranking da FAF ?
    Qual é o time de alagoas q foi 13º na Serie A ?
    Qual o único time alagoano a jogar fora do país ?
    Qual o único time Alagoano que aparece no Ranking da Conmebol ?

    Eu mesmo respondo, é o CSA, isso é uma piada, falar q o CRB é maior, CSA Maior de alagoas. Fato

    Nordestão ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk’ Aquela merda daquele torneio josé américo era nordestão ? kkkkkkkkkkkkk’ seletiva ? uma seletiva em q o CRB ganhou dos “grandes” auto esporte, treze kkkkk e ainda precisou passar a perna no CSA, e o CSA tbm tem um torneio inter-estadual o Torneio Alfredo Júnior de 1975, EU TORÇO PRO MAIOR TIME DE ALAGOAS, EU TORÇO PRO CSA!

  • zorro galoghopp

    O CSA É A PIADA DE ALAGOAS,A MUNDIÇA SÓ PARTICIPA DE TORNEIOS QUE NINGUÈM QUER,ALÉM DE MENDIGAR PRA PARTICIPAR DE UMA SERIE D.COMENBOL FOI UM TORNEIO FALIDO,FOI A ÚLTIMA EDIÇÃO E SÓ CONTOU COM TIMES SEM TRADIÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO.ATÈ CLUBES DO NORDESTE DESISTIRAM,DEIXANDO PRA MUNDIÇA AS SOBRAS.COMO A MUNDIÇA SÒ COME RESTO,LOGO PARTICIPOU AO LADO DE UM GRANDE CLUBE, O SÃO RAIMUNDO!!COMENBOL DE RESTO =A CSA.TUDO CERTO KKKKKKKKKKKKK

  • Tyrone Alves

    Primeiro isso é um torneio, então vou lhe colocar os torneios que o CSA ganhou tb né?

    Torneio José Américo Almeida Filho 1975 – Não é o Campeonato do Nordeste e foi criado para movimentar os clubes que estavam sem calendario
    nesse mesmo ano tem outro Regional criado tb chamado Alfredo Junioor que o CSA é campeão

  • james

    EU QUERO É NOVIDADE

    QUE O CRB É O MAIOR , ALAGOAS INTEIRA SABE !!

  • 16 comentários - Não usa Facebook? Comente aqui!

    Últimas

    Personagens

    Internacionais

    Nacionais

    Vídeos

    Bola na Rede