Palestina pode quebrar tabu nas eliminatórias

1424749_FULL-LND copy

 vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Quando a partida diante do Afeganistão, ocorrida hoje, 29 de junho de 2011, na cidade de Tursunzoda, no Tadjiquistão, terminou, os palestinos tinham uma certeza em mente: a seleção nacional poderá, pela primeira vez, passar de fase nas Eliminatórias Asiáticas para a Copa de 2014. A Palestina venceu por 2×0, gols de Ismail Alamour e Murad Alyan –, aos 33 anos, marcou seu quinto gol em quatro jogos –, o que abre grande vantagem no confronto contra os afegãos. Ótimo resultado para quem, em 2010, costumava ser impedido de atravessar a fronteira com Israel para disputar amistosos.

A experiência do zagueiro chileno naturalizado palestino Roberto Bishara Adauy, que atua no Palestino, da 1ª Divisão do Chile, foi de grande valia para o bom resultado. Outro que também contribuiu foi o companheiro de zaga de Roberto, Omar Jarun, de 27 anos. Nascido no Kuwait, Omar atua pelo Tampa Bay (Estados Unidos), mas já defendeu clubes da Polônia (Flota Swinnoujscie e Pogon Szczecin).

História

A primeira eliminatória da qual a Palestina participou foi em 2002. Não houve Fase Preliminar e a Palestina começou a disputa na Fase de Grupos. O país não foi nada mal, terminado em segundo no Grupo 3, com sete pontos atrás do Catar (16 pontos), mas à frente de Malásia (sete) e Hong Kong (quatro). Porém, as duas vitórias, um empate e três derrotas não surtiram efeito, já que apenas o primeiro de cada grupo avançava.

Quatro anos depois, os palestinos foram agraciados com a pré-classificação para a 2ª Fase das eliminatórias. A equipe somou os mesmos sete pontos, mas terminou em terceiro no Grupo 2, atrás de Uzbequistão (16) e Iraque (11). Taiwan ficou na lanterna, com seis derrotas em seis partidas. A Palestina aplicou a primeira grande goleada em eliminatórias, 8×0 contra Taiwan, mas ficou novamente pelo caminho.

Informe-se também: Notas Rápidas – Paquistão vs Bangladesh

Nas Eliminatórias da Copa de 2010, no mesmo molde da atual, colocou a Palestina frente a frente com Cingapura, na 1ª Fase Preliminar. Sem chances para a seleção nacional, que foi derrotada duas vezes, 4×0, no Catar, com mando palestino, e mais 3×0 em Cingapura.

Contando com a vitória diante do Afeganistão, a Palestina tem apenas 15 partidas em eliminatórias, com cinco vitórias, dois empates e oito derrotas, marcando 21 gols, mas levando 24.

Facilidade

Natioanl-Palestine-Football-team

Os afegãos estavam animados com o recente recorde no Ranking da FIFA e prometiam complicar a partida. Entretanto, apesar de contar com jovens promessas, como os atacantes Mustafa Hadid, que atua no Altona 93, da 5ª Divisão da Alemanha, e Sidiq Walizada, de 19 anos, que joga no Ordu Kabul, no próprio Afeganistão, a seleção nacional não foi bem. Hadid entrou a dez minutos do fim, enquanto Walizada foi substituído no intervalo.

É fato que o Afeganistão, apesar de ter jogado apenas sua quinta partida em eliminatórias – cinco derrotas, um gol marcado e 20 sofridos –, tinha mais jogadores experiente que os palestinos.

Do elenco de 21 atletas convocado pelo técnico afegão Mohammad Yousef Kargar, sete atuavam em clubes do exterior. Destes, porém, somente três ficaram 90 minutos em campo: o atacante Balal Arezou (Asker, atual sexto colocado na 2ª Divisão da Noruega); o meia Harez-Arian Habib (Hessen Kassel, da 4ª Divisão da Alemanha) e o zagueiro Djelaludin Sharityar (Ethnikos Achna, da 2ª Divisão do Chipre).

Decisão

O adversário da Tailândia na 2ª Fase Preliminar das Eliminatórias Asiáticas será conhecido o próximo domingo, dia 3 de julho. A partida será realizada na Palestina, na cidade de Al-Ram, de 26 mil pessoas. O palco do jogo será o estádio Faisal Al-Husseini (12.500 lugares). A Palestina é favorita para seguir adiante.

  • Rodrigo Leite

    Parece que a missão está quase cumprida depois de hoje. A Palestina venceu por 2 x 0 fora de casa o Afeganistão…

  • Ibrahim

    Vamos torcer para que a seleção Palestina vá cada vez mais longe representando da melhor maneira a este povo bravo e guerreiro.

  • 8 comentários - Não usa Facebook? Comente aqui!

    Últimas

    Assine Nossa Lista de E-mail!

    * indicates required

    Personagens

    Internacionais

    Nacionais

    Vídeos

    Bola na Rede