Taiwan quer repetir campanha de 2006

1424749_FULL-LND

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Com dez minutos do segundo tempo, a Malásia fez o segundo gol, com Mohamad Aidil Radzak, dobrando a vantagem sobre Taiwan, no Nationtal Stadium Bukt Jalil, na capital malaia, Kuala Lumpur – Safiq Rahim marcou o primeiro, aos 28 da etapa inicial. O sonho de Taiwan de passar de fase estava ficando complicado, até que Po Liang Chen, aos 32 minutos, diminuiu o prejuízo na partida de ida das Eliminatórias Asiáticas para a Copa 2014.

Com 2×1, Taiwan ainda precisará correr muito para derrotar a Malásia, mas a classificação à 2ª Fase Preliminar é possível. Nas eliminatórias para a Copa de 2006, a oitava participação do país, Taiwan teve como adversário na 1ª Fase Preliminar a fraca seleção de Macau, e venceu por 3×0 e 3×1, avançando de fase pela primeira vez na história.

Depois, diante de adversários nem tão tarimbados assim, Taiwan foi a lanterna, perdendo todos os seis jogos, além de levar 26 gols. O país fez parte do Grupo 2, ao lado de Uzbequistão, Iraque e Palestina.

História

A primeira eliminatória disputada pelo país, que ainda está sob domínio político da China, foi em 1978. Naquela época, as seleções da Oceania – entenda-se Nova Zelândia e Austrália – disputavam as eliminatórias asiáticas. Taiwan ficou no Grupo 5, ao lado de ambas, e perdeu os quatro jogos, marcando um gol e levando 16 – duas goleadas para a Nova Zelândia, por 6×0.

Os primeiros pontos e vitória viriam no torneio seguinte, válido pelo qualificatório da Copa de 1982, num empate diante da mesma Nova Zelândia (0×0), e no triunfo sobre a Indonésia 2×0, ambos em Taiwan. Aliás, o país asiático não foi lanterna do Grupo 1, que coube às Ilhas Fiji, e terminou os oito jogos com cinco pontos.

Depois de derrotas nas campanhas anteriores, Taiwan encarou a Malásia nas Eliminatórias para a Copa de 1998. Pelo Grupo 1, perdeu por 2×0, fora de casa, e empatou em 0×0, em seus domínios. No final, Taiwan só foi melhor que Bangladesh, terminando com quatro pontos em seis partidas (1v, 1e, 4d).

Em 2010, Taiwan disputou a 1ª Fase Preliminar. Entretanto, não conseguiu marcar em nenhum dos dois jogos contra o Uzbequistão, além de ter levado um goleada de 9×0 – o outro placar foi 2×0. No total, o retrospecto de Taiwan é fraquíssimo. Em 46 jogos por eliminatórias, foram apenas duas vitórias, quatro empates e 40 derrotas. O país balançou as redes 19 vezes, mas levou incríveis 176 gols, o que dá uma média de 3,8 gols sofridos por partida.

Milagre

Gols do primeiro jogo entre Malásia x Taiwan

Imagem de Amostra do You Tube

Diante disso, apesar de Taiwan acreditar numa classificação em cima da Malásia, os adversários devem confirmar a vaga à 2ª Fase Preliminar na partida de volta, que acontece no próximo domingo, dia 3 de julho de 2011.

No confronto geral entre os dois países, 11 jogos foram disputados, com quatro vitórias malaias, quatro taiwanesas e três empates. A Malásia marcou 18 gols, contra 14 de Taiwan. Sem contar o fato de que a Malásia vem do título da AFF Suzuki Cup, torneio que reúne seleções do sudeste asiático. Os malaios deixaram para trás adversários mais poderosos que Taiwan, como Tailândia, Vietnã e Indonésia.

Enfim, a Malásia tem tudo para avançar e encarar, na 2ª Fase Preliminar os rivais de Cingapura. Taiwan receberá a Malásia no domingo com o status de azarão.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede