Eliminatórias Asiáticas – Fase Preliminar

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Hoje, sábado, 2 de julho de 2011, o Plano Tático fala de mais três confrontos de ida da 1ª Fase Preliminar das Eliminatórias Asiáticas para a Copa de 2014. Já tem seleção classificada para a segunda etapa, que jogou hoje de madrugada. Saiba ao final do texto! Boa leitura!

Disputa acirrada

Filipinas x Sri Lanka

O jogo de ida entre Sri Lanka e Filipinas, no estádio Sugathadasa, em Colombo, capital de Sri Lanka, terminou em igualdade de 1×1 [gols de Chathura Gunarathna (Sri Lanka) e Mathaniel Burkey (Filipinas)], diante de quatro mil torcedores. O confronto está longe de ser decidido, já que a volta ocorrerá na capital filipina, Manila.

Sri Lanka tem mais experiência em eliminatórias, tendo disputado torneios de 1994. A melhor campanha ocorreu na segunda participação, em 1998. O país terminou em segundo no Grupo 10, cinco pontos a menos que o Catar, único classificado. Naquela oportunidade, Sri Lanka venceu Filipinas, fora de casa, por 3×0.

O país tem 27 partidas, com apenas três vitórias, cinco empates e 19 derrotas. Foram 19 gols marcados, mas 67 sofridos. Já Filipinas amarga duas edições de eliminatórias, para as Copas de 2006 e 2010, sem disputar. O país desistiu em ambas e não joga o torneio desde 2002, quando terminou na lanterna do Grupo 1, com um ponto apenas, oriundo do empate contra Laos (1×1), num grupo que também tinha Omã e Síria.

Filipinas tem apenas dez partidas em eliminatórias, com dois empates e oito derrotas. Marcou míseros três gols e sofreu 40. Para o confronto de amanhã, domingo, 3 de julho, o país terá à disposição novamente os seis alemães – dois titulares – que reforçam o elenco, além do espanhol Angel Guirado, que se naturalizou recentemente. O zagueiro Stephen Schröck, de 24 anos, é o melhor alemão, já que atua no Greuther Fürt, da 2ª Divisão da Alemanha.

Por esta razão, apesar de Sri Lanka ter mais experiência, Filipinas pode igualar as forças para o confronto de amanhã. Sem contar que a seleção filipina ainda tem o jovem goleiro Neil Etheridge, que, com 21 anos, já tem 22 partidas, é inglês de nascimento e defende o Fulham, sem nunca ter disputado uma partida pela equipe principal. O vencedor do confronto encara o Kuwait.

Gols de Sri Lanka 1×1 Filipinas

Imagem de Amostra do You Tube

 Confronto decidido no primeiro jogo

 Macau x Vietnã

A rodada de ida das Eliminatórias Asiáticas é pautada pelo equilíbrio entre as equipes. Porém, um confronto fugiu à regra. A goleada do Vietnã sobre Macau (6×0, gols de Cong Vinh Le (3), Thanh Luong Pham, Nguyen Ngoc Thanh e Nguyen Van Quyet) coloca os vietnamitas na 2ª Fase Eliminatória, para medir forças uma equipe mais forte, caso do Catar.

Macau, ex-colônia portuguesa, apesar de ter disputado sua primeira eliminatória para a Copa do Mundo de 1982, é uma das seleções mais fracas do continente, ao lado de Afeganistão e Timor Leste. Para se ter uma ideia da fragilidade da equipe, há poucas informações sobre os atletas, que jogam em sua maioria no próprio país.

Recentemente, Macau participou das Eliminatórias da AFC Challenge Cup 2012, competição que reúne os países necessitados de desenvolvimento, de acordo com a Confederação Asiática de Futebol (AFC, em inglês). Macau perdeu para Camboja, por 5×4, ainda na Fase Preliminar do Qualificatório.

Leia também: Taiwan quer repetir campanha de 2006

A segunda partida entre os dois países, que será realizada em Macau, no estádio Campo Desportivo, será praticamente a casa vietnamita. Diante de Camboja, por exemplo, apenas cem torcedores estiveram presentes. O Vietnã, por sua vez, colocou 20.000 no jogo de ida das eliminatórias.

Outro fator que coloca os vietnamitas como classificados à próxima fase é o retrospecto. O país asiático tem 29 jogos disputados em eliminatórias, com seis vitórias, dois empates e 21 derrotas, além de 26 gols marcados, mas 63 sofridos.

Já Macau, apesar de ter jogado três vezes mais, tem apenas três vitórias, um empate e 28 derrotas. São apenas 13 gols marcados, mas 154 sofridos. O Catar já deve estar se preparando para os embates contra o Vietnã, observando a partida de volta, amanhã, domingo, 3 de julho.

Vietnã 6×0 Macau

Imagem de Amostra do You Tube

O objetivo é passar de fase

Mianmar x Mongólia

Outras duas seleções fracas da Ásia são Mongólia e Mianmar. Os primeiros só entraram em eliminatórias em 2002, terminando na lanterna do Grupo 10, com um ponto (empate contra Bangladesh, em casa) e cinco derrotas, quatro delas para Arábia Saudita e Vietnã.

Em 2006, Mongólia foi ainda pior levando um 12×0 de Ilhas Maldivas, ainda na 1ª Fase Preliminar. Na última disputa, o país enfrentou a Coreia do Norte, perdendo de 4×1 e 5×1, mas fazendo gols, metade do que conseguiu ao longo da história.

Em apenas 10 jogos, o máximo alcançado foi um empate, com quatro gols marcados e 44 sofridos. Por isso, a primeira vitória, diante de Mianmar (gol de Tsend-Ayush Khurelbaatar), no estádio MFF Football Center, na capital Ulan Bator, foi bastante comemorada pelos 3.500 torcedores que acompanharam a partida in loco.

Assim como a Mongólia, Mianmar tem todos os jogadores convocados atuando no país. As únicas duas partidas disputadas pelo país em eliminatórias foram contra a China, pelo torneio de 2010. 7×0, fora de casa, e 4×0, na Malásia, em razão da destruição que tomava o país, por causa da guerra civil, cenário retratado por um brasileiro que atuou no país em 2010, Almiro Valadares, são a única experiência do país.

É muito pouco para fazer frente aos mongóis, apesar da pequena vantagem. Pelo menos, a segunda partida está marcada para Mianmar, no estádio Thuwunna, em Yangon, capital do país. O jogo acontece amanhã, domingo, dia 3 de julho. Quem passar certamente será eliminado por Omã, na 2ª Fase Preliminar. Mas o objetivo não é avançar de fase? Então pelo menos um deles terá cumprido o proposto!

Mongólia 1×0 Mianmar

Imagem de Amostra do You Tube

Primeira classificada

Nepal e Timor Leste se enfrentaram hoje de madrugada, pela partida de volta da 1ª Fase Preliminar das Eliminatórias Asiáticas. Como informado no texto de ontem, Timor Leste teve de disputar as duas partidas em solo nepalês, pela falta de estrutura no país.

Melhor para o Nepal, que colocou 13.400 torcedores no estádio Dasarath Rangasala, na capital Katmandu, e humilhou os timorenses, com goleada de 5×0, gols de Anil Arung, Bhola Silwal, Manu Rai Ju, Jagjeet Shrestha e Sujal Shrestha. Com isso, Nepal está classificado para enfrentar a Jordânia, depois de um placar agregado de 7×1 sobre Timor Leste.

Gols da partida

Imagem de Amostra do You Tube

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede