Vietnã e Bangladesh vencem, mas não levam; Iraque avança

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Duas seleções vencedoras da 1ª Fase Preliminar das Eliminatórias Asiáticas para a Copa de 2014, Vietnã e Bangladesh não conseguiram repetir o sucesso diante de seus novos adversários. Pelo menos, se despediram com um triunfo. Já os iraquianos conseguiram sair dos Emirados Árabes Unidos sem levar gols.

Vietnã ganha de virada do Catar

Nic596235

Mesmo com os 3×0 sofridos na partida de ida (ver texto 2), 20.000 vietnamitas foram ao estádio nacional My Dinh (40.192 lugares) torcer por sua seleção. Mas quem assustou primeiro foram os visitantes. Aos nove minutos, o Catar quase chegou ao primeiro gol. Yousef Ahmad Ali recebeu bom passe, encarou a marcação de Viet Cuong Doan e chutou a gol, com a bola batendo na trave esquerda do goleiro Manh Dung Nguyen.

Sete minutos depois, os catarianos abriram o placar. O goleiro Qasen Burhan mandou a bola para o campo de ataque. O zagueiro afastou mal de cabeça, para trás, deixando a disputa para o uruguaio naturalizado catariano Andrés Quintana e Cuong Doan. O uruguaio de 27 anos levou a melhor e tocou, de cabeça, para Ahmad Ali, que desta vez não perdoou. Ele não deixou a bola cair e fez um golaço, pegando de primeira!

Aos 27 minutos, o Vietnã teve a chance de igualar o marcador. Tan Tai Le bateu escanteio e o artilheiro das Eliminatórias Asiáticas até o momento, com sete gols, Lê Công Vinh cabeceou livre, mas Qasen Burhan, que esperava um cruzamento para o meio da área, voltou a tempo para fazer a defesa. Aos 45, Công Vinh tentou de novo, em cobrança de falta, mas a bola raspou a trave esquerda e foi para fora.

Leia também: Por enquanto, Série D 2011 está completa

No segundo tempo, a pressão vietnamita continuou. Ngoc Thauh Nguyen demonstrou insegurança, quando tinha o caminho livre para chutar, e preferiu servir seu companheiro, errando o passe. Seis minutos depois, aos 15, os anfitriões finalmente empataram.

Após boa troca de passes, os vietnamitas se complicaram sozinhos e perderam a posse da pelota. A bola foi dominada por Mohamed Musa. Porém, o catariano fez lambança e foi lento para afastar o perigo. Trong Hoang Nguyen foi mais esperto, tomou a bola, invadiu a área e tocou na saída de Burhan.

A virada do Vietnã veio aos 33 minutos. Desta vez, a falha foi do goleiro do Catar. Quang Thanh Huynh cruzou para a área. A bola veio na cabeça de Quang Hei Nguyen, que pulou mais alto que o marcador, Mohamed Kasoula, e cabeceou a gol. Burhan chegou a espalmar a bola, mas para dentro do próprio gol, numa falha grotesca.

O catar está no Pote 2, junto de Arábia Saudita, Uzbequistão, Jordânia e Kuwait. Em 2010, os catarianos avançaram à Fase Final, terminando em segundo no Grupo 1, atrás apenas da Austrália. O Catar pode avançar novamente, mas vai depender de seus adversários.

Melhores momentos e gols

Imagem de Amostra do You Tube

1º Tempo completo

Imagem de Amostra do You Tube

Bangladesh fica a três gols da classificação

Lebanon Bangladesh Soccer 2014 WCup

Pode-se dizer que a população bengali está orgulhosa de sua seleção. Apesar de o Líbano não ser uma força asiática, Bangladesh ainda apresenta menor qualidade que o adversário. Por isso, os 11.000 torcedores que acompanharam a vitória de 2×0 dos donos da casa, no estádio nacional Bangabandhu (36.000 lugares) saíram satisfeitos.

Os dois gols bengalis aconteceram no segundo tempo. Tudo porque o goleiro libanês Elias Freijeh fez grandes defesas na etapa inicial, impedindo a abertura do placar. O primeiro gol aconteceu aos sete minutos. O atacante Mithun Chowdhury foi avançando, avançando, avançando em direção à grande área. A defesa libanesa deixou e ele finalizou, balançando as redes.

Veja também: Clubes ingleses oferecem vagas para jogadores!

Pouco tempo depois, o Líbano teve chance de empatar. Mahmoud Al Ali recebeu lançamento em profundidade, deixou o zagueiro bengali na saudade e chutou, mas Mamun Khan, goleiro de Bangladesh, fez grande defesa, em dois tempos, impedindo o empate. No finalzinho da partida, aos 42, Zahid Hasan Emily recebeu cruzamento da direita e, de cabeça, marcou o segundo gol, placar final.

O Líbano está classificado e chega à 3ª Fase como a pior seleção do Ranking da FIFA entre os 20 países que restaram. Em 2010, o país também alcançou a mesma etapa, mas terminou o Grupo 4, ao lado de Uzbequistão, Arábia Saudita e Cingapura na lanterna, com derrotas em todos os seis jogos. Não deve ser muito diferente desta vez.

Gols do jogo

Imagem de Amostra do You Tube

Iraque empata fora de casa e avança

Nic597348

Depois da razoável vitória diante do Iêmen, em casa, por 2×0 (ver texto 3), com um show de Younis Mahmoud, grande craque e capitão do time, o Iraque viajou até Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos – já que a FIFA não permitiu que os iemenitas jogassem em seus domínios, em razão dos protestos pró-democracia que ainda assolam o país –, procurando se defender. A pressão era irrisória, com apenas 1.500 torcedores estiveram no estádio internacional Sheikh Khalifa (16.000 lugares).

A estratégia do técnico alemão Wolfgang Sidka deu certo e os iraquianos conseguiram segurar o 0×0, o segundo jogo das Eliminatórias Asiáticas sem gols – o primeiro foi Paquistão versus Brangladesh, na volta da 1ª Fase –, alcançando a vaga à 3ª Fase.

Pode lhe interessar: Clube nepalês não perde há 47 jogos!

Agora, o Iraque vai tentar ir mais longe do que conseguiu nas eliminatórias de 2010. Na ocasião, os iraquianos terminaram em terceiro do Grupo 1, com sete pontos, três atrás de Austrália e Catar, que seguiram adiante, e um à frente da China, também eliminada.

O 108º lugar no Ranking da FIFA deixou o Iraque em situação desfavorável. O país está no Pote 3, ao lado de Bahrein, Síria, Omã e Emirados Árabes Unidos, que não farão parte do grupo iraquiano na 3ª Fase. Não vai ser fácil para o Iraque avançar, já que os adversários dos potes 1 e 2, com exceção da Jordânia (Pote 2) são mais fortes. Os iraquianos terão de se superar para chegar à Fase Final.

Melhores momentos do jogo

Imagem de Amostra do You Tube

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede