Austrália vence Tailândia e garante vaga; Lesoto surpreende

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Por Matheus Laboissière

Depois da improvável derrota frente a Omã, fora de casa, por 1 a 0 (veja os melhores momentos – texto 2), os Socceroos se recuperaram na tabela, na hora certa. Na África, Lesoto foi a grande surpresa, eliminando o favorito Burundi. Boa leitura!

Austrália despacha Tailândia

Tailândia x Austrália

19.400 tailandeses conseguiram demonstrar sua confiança na seleção nacional torcendo por uma vitória dos donos da casa, no estádio Suphachalasai (20.023 lugares). A cada lance de perigo, a multidão gritava, empurrando os atletas tailandeses. Porém, o torcedor da Tailândia teve de suspirar aliviado num ataque australiano.

Em boa jogada do meia Matt McKay, do Rangers (Escócia), a bola encontrou o lateral-esquerdo Michael Zullo, de 23 anos, atleta do Twente (Holanda). O zagueiro Suree Sukha, do Chonburi (Tailândia), não deu combate, o que resultou em bola dentro da área. O atacante Joshua Kennedy, do Nagoya Grampus Eight (Japão), cabeceou, livre, entre dois zagueiros, mas a finalização saiu fraca, nas mãos do goleiro Sinthaweechai Hathairattanakool, do Chonburi.

A Tailândia respondeu com outro cruzamento, que levou perigo. O meia Jakkraphan Kaewprom, do Buriram PEA (Tailândia), recebeu lançamento longo do campo de defesa e cruzou de primeira. O atacante Kirat Keawsombut, também do Buriram, finalizou com um carrinho, mas pegou mal. A bola passou por cima da trave, para sorte do veteraníssimo goleiro Mark Schwarzer, do Fulham (Inglaterra)!

Num outro ataque dos visitantes, Joshua Kennedy recebeu cruzamento, após roubada de bola numa falha  na saída da defesa tailandesa, e cabeceou, se antecipando ao zagueiro Niweat Siriwong, do Pattaya United (Tailândia). A finalização foi novamente em cima de Hathairattanakool, que nem deu rebote. No lance seguinte, o gol mais perdido da partida!

Em novo lançamento do campo de defesa, praticamente igual ao primeiro, Michael Zullo subiu para tirar de cabeça, mas errou o tempo da bola. Suree Sukha vinha por trás dele e dominou a pelota, já dentro da área. Ele chegou a olhar o posicionamento dos companheiros, mas decidiu finalizar. Porém, pegou muito embaixo da bola e finalizou por cima, com Schwarzer já no chão, impossibilitado de fazer a defesa! Jogadores e torcedores levaram as mãos à cabeça!

No segundo tempo, o jogo continuou movimentado, com as duas equipes desperdiçando chances. Até que, aos 31 minutos, jogada ofensiva australiana resultou na abertura do placar. O meia Brett Holman, do AZ Alkmaar (Holanda), puxou contra-ataque, abrindo o jogo na direita, com o experiente meia Brett Emerton, de 32 anos, um dostrês convocados que joga na Austrália, pelo Sydney FC. Livre, já dentro da área, ele observou Brett Holman pedindo bola no flanco esquerdo, sem marcação.

O cruzamento foi na cabeça do australiano, que finalizou fraquinho, para baixo. Hathairattanakool, no entanto, aceitou, no que a bola passou por baixo de seu corpo! 1 a 0 Austrália! Falha do zagueiro Chonlatit Jantakan, do Chonburi, que ficou perdido no lance, sem marcar ninguém.

Com a desvantagem no placar, o que estava praticamente eliminando a Tailândia, os jogadores se lançaram ao ataque, pelo menos em busca do empate. O atacante Sarawut Masuk, de 21 anos, que entrara há poucos segundos, tocou na direita, para um companheiro. Este colocou a bola na área, que Masuk quase aproveitou. Ele mergulhou para cabecear, antes que o zagueiro Lucas Neil, do Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos), pudesse afastar a escanteio. A bola passou por cima do gol, no que o atacante se lamentou muito!

No último lance da partida, a Tailândia teve direito à cobrança de falta. Até o goleiro Sinthaweechai Hathairattanakool foi para grande área tentar a finalização, mas a chance foi desperdiçada. O meia Datsakon Thonglao rolou a bola para Jakkaphan Kaewprom, ao invés de colocá-la na área, no abafa. Porém, Kaewprom chutou mal, com a bola indo por cima do gol, mais uma vez!

Imagem de Amostra do You Tube

A derrota complica e muito a situação tailandesa nas Eliminatórias Asiáticas. A equipe agora é lanterna do Grupo D, com quatro pontos, dois a menos que a Arábia Saudita, segunda colocada. Já os australianos comemoram a vaga à Fase Final, que poderia ter sido garantida com mais facilidade. Na rodada final, a ser disputada em 29 de fevereiro de 2012, a Austrália recebe os sauditas, enquanto a Tailândia precisará vencer Omã, fora de casa, e torcer para a Arábia Saudita ser derrotada pelos australianos.

Lesoto empata e garante vaga

Burundi x Lesoto

A vitória de Lesoto, na primeira partida, por 1 a 0, em casa (veja detalhes – texto 2), já poderia ser considerada surpresa. Mas o fato é que ninguém mesmo esperava que os lesotianos pudessem conseguir a classificação diante de Burundi, que tem alguns atletas atuando no futebol francês, ainda mais na casa do adversário. E foi exatamente isso que aconteceu.

O primeiro gol marcado no estádio Prince Louis Rwagasore (22.000 lugares) foi dos visitantes, por meio do atacante Thapelo Tale, que atua no FK Srem (Sérvia), da 2ª Divisão nacional, logo aos 16 minutos. Aos 22, Lesoto alcançou o importante placar de 2 a 0, em gol anotado pelo lateral-direito Bokang Mothoana, de 23 anos, atleta do Union Sportive Monastir (Tunísia).

Sete minutos depois, os donos da casa conseguiram diminuir o enorme prejuízo, com o atacante Cédric Amisi, de 21 anos, que atua no próprio país, pelo Prince Louis Bujumbara (Burundi). Os anfitriões até conseguiram o empate, por volta dos 43 minutos do segundo tempo, em gol marcado pelo atacante Selemani Ndikuma, que defende o Fantastique Bujumbara (Burundi), mas já jogou por Molde (Noruega) e Lierse (Bélgica).

Mas não havia tempo para mais nada. Com o apito final do árbitro de Malaui, Anthony Ramsy Raphael, os lesotianos devem ter comemorado aos montes a inédita passagem de fase. Porém, a tarefa do pobre país africano será árdua: tudo porque os adversários do Grupo D serão Gana, Zâmbia e Sudão.

Eliminatórias Asiáticas | Eliminatórias Concacaf

Eliminatórias Sul Americanas | Eliminatórias Africanas

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede