Canadá goleia São Cristóvão & Névis; Porto Rico derrota Santa Lúcia

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Por Matheus Laboissière

Nas Eliminatórias Concacaf, o já classificado Canadá aproveitou o desânimo dos são-cristovenses, que haviam sido eliminados com o empate diante dos mesmos canadenses, em casa, por 0 a 0 (veja os lances – texto 1), e goleou o adversário. No jogo de fundo, válido pelo mesmo Grupo D, Porto Rico venceu Santa Lúcia e terminou o qualificatório numa honrosa posição. Boa leitura!

Canadá despacha são-cristovenses com facilidade

Canadá x São Cristóvão e Névis

Com tudo resolvido na chave, 10.235 torcedores pagaram ingressos para ver a seleção nacional canadense no estádio BMO Field (23.000 lugares) e curtir a esperada classificação para a 3ª Fase das Eliminatórias Concacaf. A goleada parecia certa e começou a ser construída aos 28 minutos do primeiro tempo.

O veterano atacante Dwayne de Rosario, de 33 anos, atleta do DC United (Estados Unidos), cobrou escanteio, numa jogada ensaiada. A bola foi para trás, nos pés do meia Will Johnson, de 24 anos, do Real Salt Lake (Estados Unidos). Ele pegou de primeira, mas a bola saiu mascada. Ela tocaria no braço do zagueiro Kareem Harris, do Washington Archibald HS (São Cristóvão & Névis), mas ele saiu da bola.

Aí a pelota se ofereceu para o atacante Olivier Occean, de 30 anos, do Greuter Fürth (Alemanha). Na pequena área, ele esticou a perna esquerda, tirando do goleiro Akil Byron, do Newton United (São Cristóvão & Névis), que saltava para o lado direito a fim de fazer a defesa, para fazer o primeiro! Pouco tempo depois, aos 36 minutos, os canadenses alcançaram o segundo gol.

O lateral-direito Nikolas Ledgerwood, do Wehen Wiesbaden (Alemanha), que disputa a 3ª Divisão do país, tocou em profundidade para o atacante Tosaint Ricketts, do Politehnica Timisoara (Romênia). Já dentro da área, ele tinha a marcação de Kareem Harris, que demonstrou impaciência e acabou empurrando e calçando o adversário.

O árbitro costa-riquenho Ricardo Cerdas marcou penalidade máxima, que Dwayne de Rosario bateu muito bem e converteu! Quase que Byron fez a defesa, mas a bola foi muito no canto direito do arqueiro são-cristovense, sendo impossível impedir o gol do Canadá! Antes do intervalo, já nos acréscimos, os donos da casa chagaram aos 3 a 0.

Em nova cobrança de escanteio, a bola foi lançada na primeira trave. O meia Gerard Williams, de 23 anos, atleta do West Connection (Trinidad & Tobago), tinha condições de saltar e afastar o perigo, mas não foi capaz de fazê-lo. Assim ficou fácil para o meia Josh Simpson, que defende o Maniaspor (Turquia), subir sem qualquer marcação e cabecear para as redes! Quase que Akil Byron fez a defesa, chegando a tocar na bola com as mãos, mas não sendo suficiente para espalmar!

Na etapa final, o Canadá cozinhou a partida, pois São Cristóvão & Névis não conseguia atacar e não oferecia qualquer perigo ao gol de Kenny Stamatopoulos, 32 anos, nascido na Grécia e jogador da seleção principal desde 2001 e que joga na Suécia, pelo AIK. Mesmo assim, ainda deu tempo de um último gol dos anfitriões.

Em boa jogada pela esquerda, Josh Simpson colocou a bola na área, na direção do atacante Simeon Jackson, do Norwich City (Inglaterra). Marcado pelo jovem zagueiro Kareem Mitchum, de 21 anos, do Newton United, ele não conseguiu finalizar, com a bola também passando por Ricketts.

Porém, Wayne de Rosario estava no lado direito, livre de marcação, e pegou a sobra, emendando um forte chute na direção do gol. Akil Byron conseguiu defende, mas deu rebote. Quando ele foi com as duas mãos para segurar a bola em definitivo, Tosaint Ricketts deu um carrinho, foi mais rápido e desviou a bola para as redes são-cristovenses!

 Imagem de Amostra do You Tube

Os canadenses encerram a 2ª Fase das eliminatórias com 14 pontos em seis jogos (4v, 2e, 0d), invictos. A seleção da América do Norte balançou as redes adversárias 18 vezes, sofrendo apenas um gol, na primeira rodada, na vitória de 4 a 1 sobre Santa Lúcia, em casa (veja os gols – texto 1). Porém, isso não quer dizer que os canadenses chegam para a Fase Semifinal esbanjando bom futebol.

O nível dos oponentes do Grupo D é bem fraco e o Canadá precisará mostrar mais bola se quiser se sobrepor a Honduras, Cuba e Panamá. As chances de o país passar por essa etapa são razoáveis, mas é certo que, desta vez, a qualidade dos adversários é bem superior à encontrada até agora. Pelo lado de São Cristóvão & Névis, a equipe termina em terceiro, com sete pontos e apenas uma vitória, diante de Santa Lúcia, por 4 a 2, fora de casa, na segunda rodada (veja detalhes – texto 2).

Porto Rico derrota Santa Lúcia e cumpre papel

 Porto Rico x Santa Lúcia

As duas seleções entraram em campo com objetivos distintos. Os porto-riquenhos, donos da casa, contavam com uma vitória do Canadá sobre Cristóvão & Névis, na esperança de, vencendo Santa Lúcia, assumirem a segunda posição do Grupo D. Já os santa-lucenses queriam comemorar a primeira vitória neste qualificatório.

Melhor para os anfitriões, que foram apoiados pela pequena parcela de 1.050 torcedores, que se fizeram presentes ao estádio Mayagüez Athletics (12.000 lugares). O primeiro gol da partida surgiu logo aos 13 minutos da etapa inicial, marcado pelo jovem atacante Hector Ramos, de apenas 21 anos, atleta do Puerto Rico Islanders (Porto Rico).

No segundo tempo, Porto Rico conseguiu dobrar a vantagem, mas apenas aos 40 minutos, novamente por meio de Ramos, que fez seu quarto gol e dez partidas pela seleção principal, todos contra Santa Lúcia e pelas Eliminatórias de 2014. Pouco tempo depois, aos 42 minutos, o atacante Joseph Marrero, de 18 anos, que atua pelo Conquistadores de Guaynabo (Porto Rico).

A vitória deixou os porto-riquenhos em segundo lugar, com nove pontos e apenas uma derrota, logicamente para o Canadá, por 3 a 0, em casa (veja os gols – texto 2). Já Santa Lúcia encerrou sua participação no qualificatório com apenas um ponto, quatro gols marcados e 23 sofridos.

Eliminatórias Asiáticas | Eliminatórias Concacaf

Eliminatórias Sul Americanas | Eliminatórias Africanas

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

  • Copa Brasil 2014

    Que milagre, Canada nunca fez nada em questão de futebol…. Será que tá crescendo mais um timão? Duvido…

  • 3 comentários - Não usa Facebook? Comente aqui!

    Últimas

    Assine Nossa Lista de E-mail!

    * indicates required

    Personagens

    Internacionais

    Nacionais

    Vídeos

    Bola na Rede