China goleia fora de casa, mas está eliminada; Togo vence e se classifica

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Por Matheus Laboissière

Na Ásia, os desesperados chineses fizeram o dever de casa, mas a vitória sobre Cingapura veio tarde demais. Já na África, os togoleses sentiram a confiança voltar, com a presença do astro nacional, Emmanuel Adebayor, e derrotaram Guiné Bissau, passando para a próxima etapa. Boa leitura!

China vence, mas não leva

Cingapura x China

Os prognósticos para a partida diante de Cingapura apontavam vitória tranquila da China, mesmo atuando fora de casa, em razão da eliminação precoce dos anfitriões, que somavam zero ponto, após quatro jogos. Os torcedores até esperavam alguma surpresa da seleção da casa, tanto que 5.474 pessoas assistiram à partida, no estádio Jalan Besar (6.000 lugares), mas não foi o que ocorreu.

O primeiro gol demorou a sair, mas finalmente ocorreu, no finalzinho da etapa inicial. A Jogada começou com o meia Yu Hai, do Shaanxi Renhe Commercial Chanba (China), que fez boa jogada pelo lado esquerdo, driblando o zagueiro Noh Rahman, do Singapore Armed Forces (Cingapura), e tocou, na entrada da área, para seu companheiro.

A tabelinha saiu e Yu Hai recebeu passe dentro da área, livre de marcação, aproveitando-se da falha de um zagueiro no alto da imagem, que cobria o impedimento. Aí foi só escolher o canto e finalizar a gol, com a bola ainda batendo no goleiro Lionel Lewis, do Home United (Cingapura)! No segundo tempo, Cingapura quase chegou ao empate, o que poderia ter complicado o jogo para os chineses.

Lançamento na área, por baixo, encontrou o veteraníssimo atacante sérvio, naturalizado cingapuriano, Aleksandar Duric, de 41 anos, do Tampines Rovers (Cingapura), após passar por toda a área chinesa. Na pequena área, ele chutou de primeira, mas a bola subiu, caprichosamente acertando o travessão do goleiro Yang Zhi, do Beijing Gouan (China)! Na sobra, o zagueiro Li Weifeng, de 32 anos, do Tianjing Teda (China), tirou de cabeça, para escanteio! Ufa!

Pouco depois, aos 11 minutos, o segundo gol da China. Uma cobrança de escanteio na segunda trave encontrou a cabeça de Li Weifeng. Mesmo entre o meia Mustafic Fahrudin, nascido na antiga Iugoslávia, do Tampines Rovers, e Aleksandar Duric, Weifeng teve impulsão suficiente para ir mais alto que os adversários e finalizar nas redes de Lewis! Aos 22 minutos, um lance horroroso resultou na expulsão de um chinês.

No meio-campo, Mustafic Fahrudin pressionou na marcação o meia Huang Bowen, que atua pelo Jeonbuk Hyundai Motors (Coreia do Sul). O atleta da China não gostou e revidou com um soco no cingapuriano, que caiu ao chão. O árbitro catariano Abdullah Balideh viu o lance e expulsou diretamente Bowen, que se viu envolvido num bolo de jogadores das duas equipes.

Seis minutos depois, mesmo com um a menos em campo, a China alcançou os 3 a 0. Em grande jogada individual do jovem zagueiro Zheng Zheng, de 22 anos, do Shandong Luneng Taishan (China), ele veio da esquerda para a direita, cortando os zagueiros cingapurianos, na diagonal. Quando invadiu a área, ele caminhou um pouco mais e bateu cruzado, no contrapé de Lionel Lewis, que caiu para o lado, mas não conseguiu fazer a defesa! Os zagueiros ficaram reclamando uns dos outros, enquanto os torcedores chineses comemoravam o gol! A falha maior foi de Daniel Bennet, de 33 anos, nascido na Inglaterra e atleta do Singapore Armed Forces, que não deu combate quando teve a chance.

Aos 35 minutos, boa troca de passes dos chineses, principalmente entre o meia Hao Junmin, do Shandong Luneng Taishan, e de Zheng Zheng, este último recebeu bola dentro da área, livre de marcação. Ele invadiu o recinto do goleiro Lionel Lewis, pela esquerda e tocou reto, rasteiro, no único lugar que poderia finalizar, entre o cingapuriano e a trave!

Imagem de Amostra do You Tube

A vitória foi boa, mas de nada serviu para mudar a situação da China na tabela. Com apenas seis pontos em cinco rodadas, a equipe comandada pelo técnico espanhol José Camacho está matematicamente eliminada das eliminatórias. Na última partida, a ser disputada no próximo dia 29 de fevereiro, os chineses tentaram se vingar da Jordânia, em casa, já que, se os jordanianos vencessem o Iraque, dentro de seus domínios, a China ainda teria chances de alcançar a Fase Final. No outro jogo, o Iraque recebe Cingapura, que não marcou nenhum ponto, além de ter balançado as redes apenas uma vez, contra 13 gols sofridos.

Togo vence e está na 2ª Fase

Togo x Guiné Bissau

Depois de empatar com Guiné Bissau, por 1 a 1, fora de casa (veja detalhes – texto 3), um mau resultado para a diferença de qualidade das duas equipes, Togo deu a volta por cima e conseguiu a classificação para a Fase de Grupos das Eliminatórias Africanas. Jogando com apoio da torcida, já que 25.000 pessoas estiveram no estádio de Kegué (30.000 lugares), na capital do país, Lomé, os togoleses foram para cima.

O único gol da partida aconteceu logo aos três minutos de bola rolando. O atacante Serge Gakpé, do Nantes (França), autor do gol togolês na primeira partida, chutou no gol. Porém, o goleirão de Guiné Bissau, Jonas Duarte, que defende o Beira-Mar (Portugal), da 1ª Divisão, se enrolou todo e mandou a bola para as próprias redes. O árbitro camaronês Mal Souley deu gol contra de Jonas.

Mesmo com o astro togolês Emmanuel Adebayor, do Tottenham (Inglaterra), em campo, a exibição de Togo no âmbito coletivo foi considerada irreconhecível pela imprensa do país. De fato, a seleção nacional passa por um momento difícil, não conseguindo retornar aos idos de 2006, quando disputou o primeiro Mundial de sua história.

Para a 2ª Fase, Togo terá de melhorar muito, se quiser a única vaga do Grupo I à Fase Final das eliminatórias. Para isso, os togoleses terão de superar Camarões, Líbia e República Democrática do Congo. O primeiro adversário da equipe serão os líbios, em casa, no próximo dia 1º de junho de 2012. Por enquanto, o grande favorito é Camarões.

Eliminatórias Asiáticas | Eliminatórias Concacaf

Eliminatórias Sul Americanas | Eliminatórias Africanas

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede