Equador vence Peru; Ruanda elimina Eritreia

 logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Por Matheus Laboissière

Na América do Sul, os equatorianos tiveram dificuldade para somar três pontos diante dos peruanos, mas alcançaram a vitória. Na África, Ruanda despachou a Eritreia e garantiu vaga na 2ª Fase do qualificatório. Boa leitura!

Equador derrota Peru e sobe na tabela

Equador x Peru

Os donos da casa precisavam da vitória para não perder contato com os primeiros colocados e utilizaram a conhecida altitude de Quito, capital do país, para chegar ao objetivo. 34.481 torcedores quase lotaram o estádio Olímpico Atahualpa (39.816 lugares), a fim de comemorar a segunda vitória em casa, em duas partidas – venceu a Venezuela, na estreia, por 2 a 0 (veja os gols – texto 1).

Porém, os anfitriões só ecoariam o grito de gol no segundo tempo. Por volta dos 23 minutos, o atacante Christian Benítez, de 25 anos, companheiro do brasileiro Rosinei (veja matéria especial sobre o atleta) no América (México), recebeu passe no círculo central e arrancou com a bola dominada em direção à grande área peruana. Em velocidade, ele driblou um marcador e, quando ia entrar na área, tocou para o experiente meia Édison Méndez, de 32 anos, do Emelec (Equador).

Na esquerda, já dentro da área, Méndez só tinha o goleiro Raúl Fernández, de 26 anos, que joga no Nice (França), à frente e bateu colocado. Ele levou sorte e a bola só adentrou as redes peruanas porque explodiu na trave e tomou o caminho do gol! 1 a 0 Equador!

O segundo gol equatoriano surgiu em desarme em cima do atacante peruano Paolo Guerrero, de 27 anos, atleta do Hamburgo (Alemanha). O Equador recuperou a posse da bola ainda no campo de defesa, com o zagueiro Jairo Campos, que defende o Deportivo Quito (Equador). Ele tocou rapidamente para o meia Segundo Castillo, do Pachuca (México), que não demorou muito para servir Édison Méndez.

Méndez carregou a bola por alguns metros e fez um lindo lançamento longo na esquerda, na passada do jovem atacante Jaime Ayoví, de 23 anos, do Pachuca (México). Ele entrou na área, acompanhado pela marcação do zagueiro Christian Ramos, de 23 anos, jogador do Alianza Lima (Peru), foi até a linha de fundo e tocou para trás. Aí ficou fácil para Christian Benítez, da marca da pequena área, finalizar a gol, sem ser incomodado por nenhum marcador!

Imagem de Amostra do You Tube

A importante vitória deixou o Equador na quarta posição das Eliminatórias Sul Americanas, com seis pontos em três partidas (2v, 0e, 1d), a um dos líderes Uruguai (três jogos), Argentina e Venezuela (quatro partidas). Já o Peru, que também jogou três vezes, ocupa a oitava e penúltima posição na tabela, com apenas três pontos, oriundos da vitória de 2 a 0 sobre o Paraguai (veja detalhes – texto 1).

Na próxima rodada, a quinta, a ser disputa nos dias 2 e 3 de junho de 2012, o Equador visita a Argentina, pretendendo se aproximar ainda mais do primeiro lugar, enquanto o Peru recebe a Colômbia, em busca da recuperação na tabela.

Ruanda vence Eritreia e está na próxima fase

Ruanda x Eritreia

Depois de empatar com a Eritreia, fora de casa, por 1 a 1 (veja os gols – texto 3), os ruandeses conseguiram vencer, dentro de seus domínios, e comemoram a vaga à 2ª Fase das Eliminatórias Africanas. O estádio de Amahoro (30.000 lugares), em Kigali, capital do país, não estava lotado, com 10.000 espectadores, mas foi suficiente para fazer pressão em cima do adversário.

Ruanda mostrou que entrara em campo para vencer logo aos quatro minutos, em gol marcado pelo atacante Olivier Karekezi, de 28 anos, um dos dois atletas ruandeses que atuam no futebol europeu, pelo Östers IF (Suécia), da 2ª Divisão. Os anfitriões só voltariam a balançar as redes da Eritreia no segundo tempo.

Por volta dos 25 minutos, o jovem meia Jean-Claude Iranzi, de apenas 18 anos, que defende a seleção desde 2008, quando tinha 16, marcou o segundo. Ele é um dos mais promissores ruandeses e já aparece no elenco do maior time do país, o APR FC (Ruanda), atual bicampeão nacional. Nove minutos depois, Ruanda alcançou os 3 a 0 no placar.

O gol foi marcado pelo atacante Labama Kamana Bokota, de 26 anos, que nasceu na República Democrática do Congo, mas que já jogou pelo APR e hoje defende o Rayon Sports Club (Ruanda), seis vezes campeão da liga nacional, sendo o último título levantado em 2004.

Aos 44 minutos, os visitantes diminuíram um pouco o prejuízo, com o gol anotado pelo atacante Abraham Tedros, de apenas 18 anos, mas que atua na seleção desde 2009. Na Copa Cecafa sub-20, disputada na Eritreia, Tedros foi eleito o melhor jogador do torneio disputado pelos países do Chifre da África, no qual a Eritreia terminou em segundo, perdendo para Uganda, nos pênaltis.

Com a vitória por 3 a 1, Ruanda está classificada para a Fase de Grupos do qualificatório e fará parte da Chave H, que ainda tem Argélia, Mali e Benin. O primeiro adversário dos ruandeses serão os argelinos, fora de casa, no próximo dia 1º de junho de 2012.

Eliminatórias Asiáticas | Eliminatórias Concacaf 

Eliminatórias Sul Americanas | Eliminatórias Africanas

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede