Etiópia goleia Somália e se garante; Suazilânda perde

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Por Matheus Laboissière

Nas Eliminatórias Africanas, os etíopes jogaram dentro de seus domínios e nem tomaram conhecimento da Somália, aplicando o placar de que se esperava acontecer na primeira partida. Por outro lado, a Suazilândia não segurou a República Democrática do Congo e se despede do qualificatório com outra goleada. Boa leitura!

Etiópia despacha somalianos com autoridade

Etiópia x Somália

22.000 torcedores, inclusive alguns que vieram da Somália, compraram ingressos para acompanhar a partida no estádio de Adis Abeba (35.000 lugares), na capital do país, de mesmo nome. Após um emocionante hino nacional, com presença de banda, os donos da casa começaram o jogo a todo vapor.

Logo aos cinco minutos, um lançamento longo deixou o atacante Oumed Oukri, de apenas 21 anos, que joga no Defence Force (Etiópia), livre, na entrada da área. Ele invadiu a meta do goleiro Ali Mursal Qalid, do Elman FC (Somália), e tocou na saída do somaliano, para abrir o placar a favor da Etiópia, que havia empatado em 0 a 0 a primeira partida, disputada em Djibuti (veja os melhores momentos – texto 3).

No segundo tempo, por volta dos 17 minutos, a Etiópia dobrou a vantagem. O meia Shimelis Bekele, que defende o Awassa City FC (Etiópia), fez tabelinha com o meia Mesud Mohamed, do EEPCO (Etiópia) na entrada da área. Ele recebeu o passe de volta já em condições de finalizar, dentro da pequena área. Bekele bateu bem, tirando de Ali Qalid!

Três minutos depois, o lateral Butako Abebaw, do Saint George (Etiópia), recebeu passe na esquerda e partiu com a bola dominada, em velocidade. Quando dois marcadores somalianos se aproximaram dele, o etíope fez passe no meio, que encontrou Shimelis Bekele, na entrada da área. O atleta da casa dominou, observou a posição do goleiro da Somália e bateu no canto esquerdo dele, colocado, sem chances de defesa! Bonito gol em Adis Abeba!

Com a vantagem de 3 a 0 e classificação garantida, a Etiópia diminuiu o ritmo, só voltando a balançar as redes somalianas no finalzinho da partida. Aos 42 minutos, outro lançamento longo, vindo da defesa, a bola se ofereceu para Oumed Oukri, na direita. Ele cortou para o meio, em velocidade, saindo da marcação adversária, e experimentou de fora da área, num chute fraco.

Porém, Ali Mursal Qalid não conseguiu segurar, com a bola sobrando para o atacante Getaneh Kebede, que joga no Dedebit (Etiópia), que tirou do goleiro e tocou no canto direito, para marcar o quarto gol dos donos da casa! Aos 47 minutos, falha na defesa da Somália permitiu a Etiópia marcar o quinto. Um atleta dos anfitriões roubou a bola no meio campo e partiu com a bola dominada.

Ela chegou a Getaneh Kebede, que deixou um marcador no chão com seu drible, abriu espaço e, de fora da área, experimentou. Ali Mursal Qalid faria uma fácil defesa, sem qualquer problema! Entretanto, ele não conseguiu segurar o chute de Kebede, com a bola fugindo de suas mãos e indo morrer dentro das redes somalianas! Que lambança!

Imagem de Amostra do You Tube

A goleada de 5 a 0 classificou a Etiópia para a 2ª Fase das eliminatórias. Os etíopes não terão vida fácil no Grupo A, pois enfrentam África do Sul, a surpresa Botsuana, que disputará a Copa Africana de Nações pela primeira vez, em janeiro de 2012 (veja detalhes aqui – Parte Final) e a República Centro Africana. A estreia acontece diante dos organizadores do Mundial de 2010, fora de casa, no próximo dia 1º de junho de 2012.

República Democrática do Congo goleia e avança

RD Congo x Suazilândia

Depois de vencer por 3 a 1, fora de casa, a Suazilândia, se aproximando da vaga (veja detalhes – texto 3), a República Democrática do Congo recebeu o adversário, no estádio des Martyrs (80.000 lugares), em Kinshasa, capital do país, com o apoio de 24.000 torcedores. E não demorou muito para o primeiro gol dos anfitriões acontecer.

Por volta dos oito minutos de bola rolando, o atacante Trésor Mputu, que joga pelo TP Mazembe (República Democrática do Congo), recebeu lançamento longo, acompanhado pelo zagueiro Syabonga Mdluli, do Green Mamba Big Bend (Suazilândia). Ele ganhou na velocidade, invadiu a área e driblou o goleiro Sandile Ginindza, do Manzini Wanderers (Suazilândia), tendo o gol livre para tocar a bola!

 No segundo tempo, com apenas um minuto, os donos da casa alcançaram o segundo gol. O atacante Dioko Alain Kaluyituka, do Al-Ahli Doha (Catar), recebeu passe entre três adversários, mas mesmo assim conseguiu finalizar a gol, da entrada da área, no canto esquerdo de Ginindza! Aos quatro minutos, Trésor Mputu recebeu cruzamento na cabeça e subiu livre para fazer 3 a 0 República Democrática do Congo!

Aos 16 minutos, outra jogada de velocidade do ataque democrático-congolês deixou os marcadores suazis para trás. Dioko Alain Kaluyituka invadiu a área, driblou o goleiro mais uma vez e tocou para o gol vazio, sem muita dificuldade! Porém, dois minutos depois, os visitantes conseguiram o gol de honra.

O meia Melusi Christie, de 25 anos, tocou para o companheiro de posição, Sandile Motsa, do Manzini Wanderers. Com habilidade, ele fez um corta-luz, deixando a bola para o atacante Sidumo Shongwe, do mesmo clube, que ganhou de um zagueiro na velocidade e finalizou colocado, no canto esquerdo do goleiro Ebengi Bolongo, do Interclube de Luanda (Angola)! Boa jogada!

Porém, aos 31 minutos, boa jogada de um atleta democrático-congolês, que driblou um zagueiro e invadiu a área, chegando quase à linha de fundo, o atacante Yves Ilunga Diba, do Al-Ryad (Arábia Saudita) fechou a goleada! Ele recebeu passe dentro da pequena área, acompanhado por um zagueiro, mas sem o goleiro Sandile Ginindza, que havia tentado interceptar o lance anterior. Ele só teve de tocar para as redes e fazer 5 a 1 República Democrática do Congo!

Imagem de Amostra do You Tube

A fácil vitória colocou os democrático-congoleses no Grupo I da 2ª Fase das eliminatórias. Os adversários do goleiro Robert Muteba Kidiaba, algoz do Inter-RS no Mundial de Clubes da FIFA 2010, mas que não foi convocado para estas partidas, serão Camarões, Liba e Togo. A estreia acontece no dia 1º de junho de 2012, diante dos próprios camaroneses, fora de casa.

Eliminatórias Asiáticas | Eliminatórias Concacaf

Eliminatórias Sul Americanas | Eliminatórias Africanas

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede