Kuwait vence e está no páreo; Namíbia e Quênia goleiam e se classificam

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Por Matheus Laboissière

Na Ásia, o Kuwait começou perdendo, mas virou para cima dos Emirados Árabes Unidos e chega para a última rodada com chances de classificação. Na África, os favoritos Namíbia e Quênia não tomaram conhecimento dos adversários e estão na 2ª Fase. Boa leitura!

Kuwait derrota emirianos e sonha com Fase Final

Kuwait x Emirados Árabes Unidos

Os kuwaitianos precisavam vencer o já eliminado Emirado Árabes Unidos, em casa, para poder permanecer com chances de classificação. Mas não foi um jogo tão fácil. Logo no começo do primeiro tempo, os 10.000 torcedores que estavam nas arquibancadas do estádio Al-Sadaqua Walsalam (21.500 lugares) ficaram preocupados.

Por volta dos 17 minutos, o camisa 10 dos visitantes, o atacante Ismail Matar, de 27 anos, do Al-Wahda (Emirados Árabes Unidos), fez boa jogada pela direita e serviu o meia Ali Al-Wehaibi, do Al Ain (Emirados Árabes Unidos), em posição duvidosa. A arbitragem nada marcou e o atleta foi até a linha de fundo, já dentro da área, e cruzou para trás, rasteiro.

O jovem atacante Ismail Al-Hammadi, de 22 anos, do Al-Ahli (Emirados Árabes Unidos), finalizou rasteiro, mas a bola bateu no zagueiro Amer Al-Fadhel, do Al-Qadsia (Kuwait). Na sobra, o mesmo Ismail Matar chutou colocado, no canto direito do goleiro Nawaf Al-Khaldi, também do Al-Qadsia, que não conseguiu fazer a defesa! O meia Fahad Al-Ansari, do mesmo clube, tentou salvar, se jogando em cima da bola, mas não foi exitoso!

No segundo tempo, os anfitriões voltaram em cima dos Emirados Árabes Unidos, que não aguentaram a pressão. Com apenas cinco minutos, o atacante Bader Al-Mutwa, do Al-Qadsia, fez ótima jogada pela esquerda do atacante kuwaitiano e cruzou na segunda trave. O meia Fahad Al-Enezi, também em posição duvidosa, deixou o zagueiro Abdullah Mousa, do Al-Jazira (Emirados Árabes Unidos), marcando o vento e subiu livre para cabecear por cima do goleiro Majed Naser, do Al-Wasl (Emirados Árabes Unidos), deixando tudo igual!

Aos 33 minutos, o Kuwait alcançou o gol da vitória. Em cobrança de escanteio do meia Jarah Al-Ateeqi, do Al-Kuwait (Kuwait), a bola fez uma curva para dentro, enganando a todos dentro da área. Até o goleiro Majed Naser subiu, mas não achou nada. Porém, o zagueiro Walid Abbas, do Al Shabab Al Arabi (Emirados Árabes Unidos), não deixou a bola passar, tocando nela. Só que ele é jogador dos Emirados Árabes Unidos! Bem que ele ainda tentou tirar a bola e desfazer a lambança, mas a pelota já havia ultrapassado a linha do gol!

Imagem de Amostra do You Tube

A vitória de 2 a 1 deixou o Kuwait na terceira posição do Grupo B, com oito pontos, dois atrás de Coreia do Sul e Líbano. A definição dos classificados fica para a última rodada, a ser disputada no próximo dia 29 de fevereiro de 2012. Enquanto o Kuwait encara a poderosa Coreia do Sul, fora de casa, precisando vencer, os Emirados Árabes Unidos, que têm zero ponto, recebem o Líbano. Se vencerem, os kuwaitianos podem torcer por um empate na outra partida, que deixaria o Kuwait na segunda posição, já que tem melhor saldo de gols que os libaneses – hoje a diferença é +1 para os kuwaitianos, contra -2 do Líbano; a Coreia do Sul tem +8.

Quênia despacha Ilhas Seicheles e avança

Quênia x Ilhas Seicheles

Depois de vencer os fracos adversários, por 3 a 0, fora de casa (veja os gols – texto 1), a tarefa dos quenianos, dentro de seus domínios, ficou bastante facilitada. Talvez por isso apenas 5.000 torcedores apareceram no estádio Nacional Nyayo (30.000 lugares), em Nairóbi, capital do país, para acompanhar a seleção nacional.

O primeiro lance de perigo foi dos visitantes. O jovem zagueiro Ronny Marengo, de 21 anos, do Northern Dynamo (Ilhas Seicheles), recebeu passe na medida. Livre de marcação, ele invadiu a área e tocou na saída do goleiro Arnold Origi Otieno, do Moss FK (Noruega), que se esticou todo para fazer a defesa! Mas, não demorou muito para os donos da casa marcarem o gol inaugural.

Por volta dos 19 minutos, cobrança de escanteio pelo lado esquerdo foi na cabeça do zagueiro Brian Mandela, do Tusker FC Nairobi (Quênia). Ele finalizou no alto, com a bola atingindo o ângulo esquerdo do goleiro Vincent Euphraise, do La Passe FC (Ilhas Seicheles), que saiu do gol para afastar o perigo, mas ficou no meio do caminho e nada pôde fazer!

Aos 36 minutos, o zagueiro Jamal Mohammed, atleta do Gor Mahia Nairobi (Quênia), cobrou falta no campo de defesa, dando um chutão para frente. A defesa de Ilhas Seicheles tirou mal e a bola sobrou para o atacante Dennis Oliech, do Auxerre (França). Ele fez tabelinha com um companheiro e recebeu na frente, invadindo a área e tocando na saída de Euphraise, que desta vez não teve culpa no lance!

Antes do intervalo, aos 46 minutos, o atacante Kevin Kimani, jogador do Mathare United Nairobi (Quênia), desconcertou a defesa de Ilhas Seicheles. Pelo lado esquerdo, ele deu um drible da vaca misturado com um chapéu no zagueiro Jones Joubert, do The Lions (Ilhas Seicheles), e deixou o outro defensor, Allan Larue, do St. Michel United FC (Ilhas Seicheles), passar pela bola.

Já dentro da área, Kimani tocou para o meia Titus Mulama, que joga pelo Sofakapa (Quênia), completar, livre, para o fundo das redes! Detalhe que o goleiro Vincent Euphraise saltou na bola no momento do passe, mas não conseguiu tocar nela! Já no segundo tempo, um erro na saída de bola de Ilhas Seicheles resultou no quarto gol de Quênia.

O meia Victor Wanyama, de apenas 20 anos, pertencente ao Celtic (Escócia), recuperou a posse da bola e tocou para um companheiro. Ele acabou recebendo de volta, na frente, já dentro da área, deu drible de corpo no meia Don Anacoura, do St. Michel United, e escolheu o canto direito do goleiro para balançar as redes adversárias!

Imagem de Amostra do You Tube

O técnico de Quênia, o local Francis Kimanzi, disse, em entrevista ao site oficial da Confederação Africana de Futebol (CAF, em inglês), que está muito feliz com a maneira pela qual seus comandados chegaram aos sete gols, nas duas partidas diante de Seicheles. Ele não quis falar sobre os confrontos diante de Malaui, Nigéria e Namíbia, válidos pelo Grupo F da 2ª Fase do qualificatório, mas deu a entender que confia numa boa campanha.

Já o técnico de Ilhas Seicheles, ex-jogador da seleção principal e atual comandante do St. Michel United, Jean-Louis Ralph, reconheceu que Quênia foi melhor e mereceu o resultado elástico. O treinador apontou a velocidade dos jogadores adversários como o melhor atributo dos Harambee Stars e planeja um futuro promissor para o futebol da ilha do Oceano Índico, que tem uma equipe cheia de jovens, mas que ainda atuam no obscuro futebol nacional.

Namíbia goleia Djibuti e se classifica

Namíbia x Djibuti

A vitória no jogo de ida, por 4 a 0, fora de casa (veja detalhes – texto 3), deixou o confronto entre namibianos e djibutianos praticamente definido. Jogando em casa, no estádio Sam Nujoma (10.300 lugares), os atletas da Namíbia não deixaram por menos.

Apoiados por 2.145 torcedores, que compareceram à partida, os donos da casa começaram em cima dos adversários. O primeiro gol aconteceu logo aos 17 minutos, marcado pelo atacante Heini Isaacks, que defende o Civics FC Windhoek (Namíbia), mas já jogou pelo Sønderjysk Elitesport (Dinamarca).

Aos 34 minutos, o atacante Lazarus Kaimbi, do Osotspa M-150 Saraburi (Tailândia), fez o segundo, para a alegria dos namibianos. No segundo tempo, aos 13 minutos, o mesmo Kaimbi balançou as redes de Djibuti pela terceira vez, transformando o placar em goleada!

O último gol aconteceu somente aos 36 minutos, anotado pelo atacante Sidney Uri-Khobi, que joga no Ramblers Windhoek (Namíbia). O goleiro dos visitantes, Youssouf Abdourahman, cujo time não se conhece, deve ter ficado desanimado com a derrota elástica! Agora, a Namíbia disputará a 2ª Fase no Grupo F, ao lado de Nigéria, Malaui e Quênia. A estreia está marcada para o próximo dia 1º de junho de 2012, diante dos nigerianos, fora de casa.

Eliminatórias Asiáticas | Eliminatórias Concacaf

Eliminatórias Sul Americanas | Eliminatórias Africanas

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede