Samoa Americana celebra vitória histórica

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Por Matheus Laboissière

O estádio de Futebol Toleafoa Joseph Blatter (3.500 lugares), em Apia, capital de Samoa Ocidental, será um local para sempre lembrado pelos 68 mil habitantes da pequena ilha do Oceano Pacífico, mas também pelos fãs do Futebol Alternativo. Foi nesta praça de jogo, no dia 22 de novembro de 2011, que a então pior seleção do mundo, Samoa Americana, venceu o seu primeiro jogo contra uma seleção filiada à FIFA. Boa leitura!

Samoa Americana vence Tonga

Samoa Americana x Tonga

Com absoluta certeza, os samoenses iniciaram as Eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo de 2014 na esperança de não engordarem ainda mais a extensa lista de 12 derrotas consecutivas em qualificatórios, desde 2002, para a Copa da Coreia do Sul/Japão. Mas havia um planejamento diferente na Federação de Futebol de Samoa Americana (FFAS, em inglês). A entidade que rege o futebol nacional decidiu investir num técnico experiente.

Assim, chegou à capital do país, Pago Pago, o holandês Thomas Rongen, de 54 anos, ex-treinador da seleção sub-20 dos Estados Unidos. Ainda sob contrato com a entidade estadunidense, ele foi emprestado à seleção de Samoa Americana até o final de 2011, com o intuito de contribuir positivamente com o atrasado futebol samoense. E vem obtendo êxito (veja mais detalhes da história da seleção de Samoa Americana)!

O jogo

Na partida, acompanhada por apenas 150 torcedores, quem começou levando perigo foi Tonga. Em boa jogada pela esquerda, o atacante Lafaele Moala, que joga pelo Lotoha´apai SC (Tonga), recebeu passe em profundidade e, perto da linha de fundo, tocou para o companheiro de posição, Malakai Savieti. Ele se encontrava livre, dentro da área, mas finalizou muito mal, com a bola batendo no goleiro Nicky Salapu!

Pouco depois, Samoa Americana quase fez seu terceiro gol em eliminatórias. Tudo por causa do goleiro Kaneti Felela, do Marist (Tonga), que se enrolou todo para fazer a defesa, depois de ter contado com a trave direita, que absorveu a cobrança de falta dos samoenses. Porém, no lance seguinte, não deu…

Aos 43 minutos do primeiro tempo, o atacante Ramin Ott recebeu passe no meio-campo, de costas para o gol. Ele girou, ficou de frente para o gol de Felela e experimentou dali mesmo. A finalização saiu horrorosa, mas o goleiro tonganês bateu roupa de maneira ridícula, não conseguindo fazer a defesa depois de a bola quicar à sua frente! Ele acabou socando a pelota para dentro das próprias redes! Gol histórico em Apia!

No segundo tempo, Samoa Americana continuou pressionando Tonga, que não jogava uma partida oficial desde as Eliminatórias da Oceania para a Copa de 2010, ocorridas em 2007. Rápida troca de passes entre o atacante Faimalo Tapui, do Pago Youth A (Samoa Americana), e o meia Rawlston Masaniai, que defende o Vfl Osnabrück II (Alemanha), quase resultou no segundo gol.

Masaniai observou a ultrapassagem, pela direita, do atacante Shalom Luani, que joga no Fagaitua High School (Samoa Americana), livre de marcação. O passe precedeu a finalização do samoense, tirando de Kaneti Felela. Porém, Luani errou o alvo e a bola foi para fora!

Pouco depois, aos 29 minutos, uma falha clamorosa de um jogador de Tonga, que errou o toque de cabeça e ficou procurando a bola, Samoa Americana alcançou o inédito 2 a 0 no placar! O zagueiro Justin Manao, que joga nos Estados Unidos, pelo Pacific Lutheran University, pegou a sobra e caminhou com a bola dominada. Ele lançou Shalom Luani, que desta vez mostrou habilidade.

Ele invadiu a área e, ao perceber a saída de Felela, tocou por cobertura, para aumentar a vantagem de Samoa Americana! Ele nem pôde comemorar muito, pois sentiu a entrada do goleiro de Tonga, que chegou de carrinho! Já no final da partida, o adversário conseguiu diminuir o placar adverso.

Lançamento na grande área encontrou o meia Unaloto Feao, do Navutoka (Tonga), livre, dentro da pequena área, na segunda trave. Com extrema facilidade, ele nem precisou subir muito para tocar de cabeça, no contrapé de Nicky Salapu, que não tinha muito o que fazer! Falha do atacante Suani Uelese, que deveria ter marcado o adversário, mas permaneceu com os pés fincados no gramado!

No último lance da partida, Tonga ainda teve a grande chance de sair da rodada inaugural com um empate! Malakai Savieti fez um lindo lançamento para Lafaele Moala, que ganhou do zagueiro Daru Taumua na velocidade e só tinha o goleiro pela frente. Porém, Nicky Salapu saiu muito bem, nos pés do adversário, afastando momentaneamente o perigo.

Na sobra, o meia Timote Maamaaloa ainda conseguiu dominar a bola, na entrada da área, e teve a chance de marcar! Ele chutou rasteiro, tirando de Salapu, que estava caído no meio da área, mas Faimalo Tapui havia se posicionado à frente do gol e salvou a pele de Samoa Americana! Ufa!

Imagem de Amostra do You Tube

Assim que a partida terminou, os jogadores caíram ao chão, visivelmente emocionados com a histórica vitória para o país! Em entrevista, o técnico Thomas Rongen disse que o resultado é realmente parte da história de Samoa Americana no futebol, assim como os 31 a 0 sofridos para a Austrália, durante as eliminatórias para a Copa de 2002.

O atacante Ramin Ott, autor do primeiro gol, estava sem palavras para decifrar o que estava sentindo naquele momento. Ele se disse orgulhoso de ter ajudado a equipe a conquistar a primeira vitória em eliminatórias da Copa do Mundo. Foi o segundo gol do atleta na história da competição, pois ele também marcou no qualificatório para a Copa de 2010, na derrota de 12 a 1 diante de Ilhas Salomão.

Será que Samoa Americana poderá sonhar com voos ainda mais altos, além da primeira vitória em sua história? Este parece ser o objetivo principal do técnico Thomas Rongen, que deve se transformar em ídolo nacional!

Eliminatórias Asiáticas | Eliminatórias Concacaf

Eliminatórias Sul Americanas | Eliminatórias Africanas

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede