Samoa Americana quase vence Ilhas Cook

logo-copa-2014

vote no Plano Tático no concurso TOP Blogs

Por Matheus Laboissière

Nas Eliminatórias da Oceania, Samoa Americana esteve perto de vencer as Ilhas Cook, mas um gol contra impediu o país de conquistar a segunda vitória diante de uma seleção filiada a FIFA em sua história. Mesmo assim, a seleção samoense está vivinha na competição e promete surpreender os adversários. Boa leitura!

O jogo

Samoa Americana x Ilhas Cook

O estádio de Futebol Toleafoa Joseph Blatter (3.500 lugares) estava ocupado por apenas 300 pessoas, no último dia 24 de novembro de 2011, quando Samoa Americana entrou em campo para encarar seu segundo desafio na Fase Preliminar das eliminatórias, diante de Ilhas Cook.

E quem organizou a primeira grande jogada da partida foi Samoa Americana. O zagueiro Johnny Saelua tocou para um dos heróis samoenses, o atacante Ramin Ott, que caiu pela direita, já olhando a movimentação na grande área. Ele fez tabelinha com o companheiro de posição Charlie Uhrle e lançou, na esquerda, o zagueiro Justin Manao, que defende o Pacific Lutheran University (Estados Unidos).

Ele estava completamente livre de marcação e com o goleiro Tomy Jamieson, do Nikao Rarotonga (Ilhas Cook), à sua frente. Entretanto, o quique da bola atrapalhou muito o atleta de Samoa Americana, que pegou embaixo da bola e jogou por cima do gol! Detalhe para o zagueiro Miitamariki Joseph, do Tupapa Rarotonga (Ilhas Cook), perdidinho na marcação, sem saber qual adversário acompanhar!

Aos 24 minutos, a frágil defesa de Ilhas Cook sofreu o gol. O zagueiro Nathan Tisam, que joga pelo Nikao Rarotonga, foi dominar a bola na defesa, mas não viu a aproximação do atacante Shalom Luani, do Fagaitua High School (Samoa Americana). Ele desarmou o adversário, invadiu a área com a bola dominada e tocou na saída de Jamieson, para marcar o terceiro gol de Samoa Americana em uma mesma edição de eliminatórias, fato inédito!

Pouco depois, o mesmo Shalom Luani fez ótima jogada pela direita, deixando um marcador para trás, e cruzou em direção ao lado oposto. Charlie Uhrle subiu para disputar a bola com o goleiro de Ilhas Cook, que conseguiu desviar com um soco. Na sobra, Justin Manao aproveitou que Tomy Jamieson estava fora da área e finalizou forte, tirando do goleiro, mas também do gol! Quase!

Em outra boa tabelinha no meio-campo, envolvendo a defesa de Ilhas Cook, Ramin Ott recebeu passe na entrada da área e finalizou, mas Jamieson fez grande defesa, à queima-roupa, com um zagueiro afastando de vez o perigo! No segundo tempo, Ilhas Cook tentou ir para cima, para buscar pelo menos o empate.

Logo no início da etapa final, o atacante Campbell Best, do Tupapa Rarotonga (Ilhas Cook), deixou um marcador samoense no chão e, da entrada da área, finalizou. Porém, a bola passou longe do gol, sem nenhum perigo para Nick Salapu, que apenas observou, sem grandes reações. Aos 17 minutos, Ilhas Cook chegou ao empate, contando com a providencial ajuda de Samoa Americana.

O zagueiro Paavo Tariu Mustonen, do Nikao Rarotonga, cobrou falta na segunda trave. A bola vinha na cabeça de um jogador de Ilhas Cook, mas o zagueiro Rafe Tava Luvu, do Lion Heart (Samoa Americana), impediu que o adversário finalizasse a gol. Entretanto, ele mesmo, que tirou a bola de cabeça, colocou a pelota no contrapé de Salapu, que nada pôde fazer para evitar o gol contra!

Com o empate que não servia para as novas pretensões samoenses, de se classificar, a equipe foi ao ataque em busca do gol da vitória, mas parava nas boas intervenções de Tomy Jamieson. Numa delas, o atacante Faimalo Tapui, do Pago Youth A (Samoa Americana), esteve frente a frente com o goleiro de Ilhas Cook, na pequena área, mas não conseguiu mandar a bola para as redes! Ilhas Cook também tiveram suas chances, mas a má finalização impediu a mudança no placar!

Imagem de Amostra do You Tube

Após a partida, o meia Liatama Amisome, do Pago Youth A, se disse satisfeito com a luta dos jogadores e mostrou confiança na classificação à próxima fase, ao comentar que Samoa Americana mostrará ao mundo neste sábado que pode evoluir no futebol. Na próxima partida, na madrugada de sábado para domingo, às 1h30 (horário de Brasília), Samoa Americana terá de vencer Samoa Ocidental, dona da casa, se quiser alcançar a inédita classificação. Antes, as matematicamente eliminadas Ilhas Cook e Tonga se enfrentam, às 23h de hoje, sábado.

Eliminatórias Asiáticas | Eliminatórias Concacaf | Eliminatórias Sul Americanas | Eliminatórias Africanas | Eliminatórias Oceania

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede