Coreia do Sul derrota Kuwait; Líbano perde, mas avança

 logo-copa-2014

Praticamente classificada no Grupo B, a Coreia do Sul recebeu o Kuwait, podendo até empatar. Acabou vencendo, com gols apenas no segundo tempo. Na outra partida da chave, Os Emirados Árabes Unidos venceram os libaneses, marcando os primeiros pontos na tabela, resultado que levou o Líbano para uma inédita Fase Final. Boa leitura!

Sul coreanos despacham Kuwait

Coreia do Sul x Kuwait

A situação da Coreia do Sul na tabela estava bastante tranquila. A equipe corria algum risco somente se perdesse, em casa, no estádio Seoul World Cup (66.806 lugares), para o Kuwait, ao mesmo tempo em que o Líbano derrotasse, fora de casa, os Emirados Árabes Unidos. Nada disso aconteceu e os comandados do técnico local Choi Kang Hee afastaram a zebra…

Logo no início do jogo, o Kuwait tentou surpreender a defesa sul coreana. O meia Waleed Jumah, do Al Kuwait (Kuwait), fez boa jogada pela esquerda, deixando para trás o zagueiro Choi Hyo Jin, atleta do Sangju Sangmu Phoenix (Coreia do Sul). Ele observou o atacante Fahad Al Ansari, do Al Qadsia (Kuwait), livre, na entrada da área, e o serviu.

A finalização não saiu tão forte, mas o goleiro Jung Sung Ryong, do Suwon Samsung Bluewings (Coreia do Sul), defendeu em dois tempos, sem perigo. Pouco depois, os visitantes recuperaram a posse de bola no campo de ataque, com Waleed Jumah. Ele caminhou com a pelota e, mesmo cercado por dois adversários, experimentou de longe, para boa defesa de Ryong, que espalmou a escanteio!

A primeira grande chance da Coreia do Sul surgiu dos pés do meia Han Sang Wun, do Seongnam Ilhwa Chunma (Coreia do Sul). Ele recebeu lindo lançamento nas costas da defesa kuwaitiana, invadiu a área e bateu cruzado. A bola passou rente à trave esquerda do goleiro Nawaf Al Khaldi, do Al Qadsia, que saltou, mas não conseguiu fazer a defesa! Quase!

Em outra boa jogada do Kuwait, o bom atleta Waleed Jumah, que estava participando de todas os lances ofensivos, serviu mais uma vez um  homem de frente, desta vez o atacante Bader Al Mutwa, do Al Qadsia. Ele invadiu a área pela direita e, ao invés de cruzar, decidiu experimentar dali mesmo, obrigando Jung Sung Ryong a fazer uma bela defesa, espalmando para a linha de fundo!

Pouco depois, um lance aparentemente inócuo quase resultou no gol dos visitantes. Um zagueiro fez um lançamento longo, do campo de defesa. A bola acabou batendo nas costas de um atacante kuwaitiano, o que serviu de ajeitada para Bader Al Mutwa, que finalizou bonito. Ryong se esticou todo e conseguiu interferir na trajetória da bola! No segundo tempo, o Kuwait começou acertando o travessão, e estava mais perto do gol…

Porém, foi a Coreia do Sul que chegou ao gol inaugural. O atacante Lee Dong Gook, do Jeonbuk Motors (Coreia do Sul) por volta dos 20 minutos, estava dentro da área. Ele recebeu a bola e tocou, na direita, para seu companheiro, que cruzou para a área. Depois de muita confusão, a bola se ofereceu para o mesmo Dong Gook, que bateu com efeito, tirando a bola dos zagueiros e do goleiro kuwaitianos! 1 a 0 Coreia do Sul!

Apenas seis minutos depois, os donos da casa chegaram ao segundo gol. A defesa do Kuwait não conseguiu afastar o perigo, e a bola sobrou para um adversário, na entrada da área. Este tocou para o meia Lee Keun Ho, atleta do Ulsan Hyundai (Coreia do Sul), que ajeitou e, dentro da área, tocou no cantinho de Nawaf Al Khaldi, que não teve culpa no lance! 2 a 0 Coreia do Sul!

Após o segundo gol, que deu tranquilidade e cessou as chances de o Kuwait se classificar, os sul coreanos foram ao ataque, e quase marcaram mais vezes. O atacante Kim Shin Wook, do Ulsan Hyundai, recebeu passe dentro da área e, livre de marcação, finalizou tirando do goleiro. Porém, a bola passou rente à trave direita e foi para fora!

Imagem de Amostra do You Tube

Com a vitória, que era esperada, a Coreia do Sul mantém o sonho de disputar pela oitava vez consecutiva uma Copa do Mundo, desde 1986. A depender do sorteio dos grupos da Fase Final das Eliminatórias, a Coreia do Sul poderá continuar quebrando recordes no continente! Já o Kuwait, que falhou em atingir a Fase Final no qualificatório de 2010, também fica de fora na atual edição.

Emirados Árabes Unidos marcam primeiros pontos

Emirados Árabes Unidos x Líbano

Os visitantes libaneses chegaram ao estádio de Al Nahyan (12 mil lugares) em situação aparentemente confortável. Sabendo que a Coreia do Sul não iria facilitar para o Kuwait, já que uma derrota em casa poria em risco a classificação sul coreana para a Fase Final, o Líbano jogou para empatar e se garantir. Porém, foram os visitantes que chegaram ao primeiro gol.

Aos 20 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Bashir Saeed, do Al Ahli (Emirados Árabes Unidos), cobrou falta com maestria, colocando a bola no ângulo esquerdo do goleiro Abbas Hassan, do IFK Norrköping (Suécia), que não conseguiu fazer a defesa! Três minutos depois, a defesa emiriana falhou e permitiu o empate libanês…

Mesmo cercados por dois jogadores do Emirados Árabes, o atacante Mahmoud El Ali, do Al Ahed (Líbano), recebeu passe de um companheiro, ganhou na velocidade dos zagueiro Fares Juma, do Al Sharjah (Emirados Árabes Unidos), e Bashir Saeed. Ele ainda tocou na saída do goleiro Ali Khasif, atleta do Al Jazira (Emirados Árabes Unidos), que estava em desvantagem!

Antes do fim do primeiro tempo, aos 38 minutos, o lateral Yousef  Jaber, Baniyas (Emirados Árabes Unidos), teve libderdade suficiente para cruzar a bola para a grande área, na segunda trave. A bola ia saindo, mas o atacante Ismail Matar, do Al Wahda (Emirados Árabes Unidos), mergulhou a tempo de desviar para dentro da área. A pelota, então, se ofereceu para o meia Ali Al Wehaibi, do Al Ain (Emirados Árabes Unidos), que ficou à frente do goleiro Abbas Hassan, só rolando para o gol!

Já nos acréscimos, por volta dos 47 minutos, o meia Ahmad Zreik, atleta do Al Ahed, fez linda jogada pelo flanco direito, e mandou para a grande área. A bola viajou até a segunda trave, bateu no peito do atacante Hassan Maatouk, do Ajman Club (Emirados Árabes Unidos). Ele tirou de Ali Al Wehaibi e finalizou forte e rasteiro, igualando o marcador! 2 a 2!

No segundo tempo, outra jogada de bola parada ocasionou o terceiro gol dos emirianos. Em lance bastante parecido com o primeiro gol dos anfitriões, Ismail Matar colocou a bola no ângulo esquerdo de Abbas Hassan, que, apesar da distância do local da cobrança, não saltou em direção à bola, atrapalhado por um zagueiro, que desviou a trjaetória da bola! 3 a 2 Emirados Árabes Unidos!

Dez minutos mais tarde, o mesmo Ismal Matar cobrou outra falta, quase um escanteio. Ele mandou a bola para fora da área, para Bashir Saeed, que emendou um meio voleio de primeira. A bola bateu num zagueiro libanês e voltou para ele, que desta vez acertou o chute, que balançou as redes do Líbano pela última vez no jogo! Com muitos jogadores à frente, Abbas Hassan não teve reação rápida o suficiente para fazer a defesa!

Imagem de Amostra do You Tube

Os Emirados Árabes Unidos, que sofreram para se classificar para a Fase Final nas eliminatórias 2010, fazendo má campanha nela, com apenas um ponto em oito jogos, desta vez fizeram papelão. A lanterna do Grupo B, com apenas três pontos e 14 gols sofridos em seis partidas, não era esperado, numa chave cujos prognósticos apontavam para o Líbano ser o saco de pancadas. Por outro lado, os libaneses, que perderam todos os seis jogos na 3ª Fase em 2010, num grupo ao lado de Arábia Saudita, Uzbequistão e Cingapura, agoram comemoram a chance de pleitear uma das vagas ao Mundial de 2014. Não será nada fácil!

Siga o Plano Tático no Twitter: https://twitter.com/PlanoTatico

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede