Guarany de Sobral tenta voltar aos bons momentos de 2010

Rinaldo sente dificuldes em marcar gols pelo Guarassol

18 de julho de 2010. O estádio do Junco (15 mil lugares), em Sobral, cidade de 190 mil habitantes, a cerca de 240 km de distância da capital Fortaleza, sediava a estreia do time da cidade, o Guarany de Sobral, no Campeonato Brasileiro da Série D. A partida era diante do Sampaio Corrêa-MA e terminou empatada em 0 a 0. Naquele Grupo 3, ao lado de JV Lideral-MA e Flamengo-PI, o time do Ceará ficaria em primeiro apenas pelo saldo de gols, com nove pontos.

A partir da etapa de mata-mata, logo no primeiro confronto um grande clube brasileiro. Porém, o Guarany de Sobral, que tinha no currículo três troféus do Campeonato Cearense da segunda divisão e jogava a elite do estado de forma consecutiva desde 2009, não se acovardou diante do poderio do Santa Cruz-PE. Houve derrota no primeiro jogo, diante de 50.879 torcedores, mas os 4 a 3 do dia 5 de setembro se reverteram em vitória de 2 a 0, uma semana depois, o que resultou no avanço do esquadrão sobralense.

Na etapa seguinte, o Sampaio Corrêia mais uma vez se pô no caminho do Guarany, sendo derrotado fora de casa (3 a 2) e empatando dentro de São Luís (1 a 1), o que levou o time do interior do Ceará às quartas de final. Em outubro de 2010, duas vitórias diante do Vila Aurora-MT, confirmou a promoção do Guarany de Sobral à Série C do Brasileirão, um fato impensável naquele 18 de julho! Na grande final, depois de eliminar o Araguaína-TO, o Guarassol derrubou o América-AM, com um empate fora de casa (1 a 1) e goleada em Sobral (4 a 1). O objetivo estava cumprido, e com um título nacional, o primeiro clube do Ceará a alcançar tal feito!

Problemas!

Entusiasmado com a boa performance na Série C de 2011, em que ficou a dois pontos do CRB-AL, segundo classificado do Grupo B ao quadrangular semifinal, o Guarany de Sobral adentrou em 2012 querendo mostrar serviço também em solo estadual. Porém, o planejamento da diretoria não vem surtindo efeito até agora.

Em 14 partidas disputadas, os sobralenses venceram apenas duas, ambas dentro de casa, além de cinco empates. Fora de seus domínios, o retrospecto aponta cinco derrotas e apenas dois empates, o que reflete a má campanha da equipe. Com oito partidas por disputar, o Guarany é apenas o décimo colocado, com 11 pontos (2v, 5e, 7d), na zona de rebaixamento, na frente de Trairiense (nove pontos em 16 partidas) e Itapipoca (sete pontos em 15 rodadas).

Ainda há espaço para fugir da zona do rebaixamento, que levará três times para a segunda divisão, já que o Ferroviário, com 12 pontos em 15 partidas, tem um jogo a mais que o Guarassol. O time da capital ainda encara o Horizonte, segundo colocado, com 30 pontos em 14 partidas (10v, 0e, 4d), fora de casa, na próxima rodada, enquanto o Guarany de Sobral recebe o Icasa, oitavo, com 17 pontos em 15 jogos (5v, 2e, 8d).

Sequência

Mas os problemas na tabela de classificação refletem as ações da diretoria longe das quatro linhas. A principal contratação da equipe aconteceu em 20 de janeiro de 2012. O veteraníssimo atacante Rinaldo Santana dos Santos, de 36 anos, revelado pelo América Mineiro (1996-00) e que marcou época no Fortaleza-CE nos anos 2000, não acertou com o Ferroviário, sendo contratado pelo Guarassol.

A estreia do atacante ocorreu na segunda rodada, no empate de 1 a 1, em Sobral, e dali em diante foram três partidas vindo do banco de reservas – contando a estreia –, outras sete como titular e apenas uma em que Rinaldo não foi relacionado – até 11 de março de 2012. Porém, os gols do artilheiro ainda são escassos, apenas dois.

A estreia de Rinaldo, contra o Ceará

Imagem de Amostra do You Tube

Além da principal arma ainda não ter funcionado, o Guarany de Sobral sofre com a troca de técnicos. Em 23 de fevereiro, o treinador Orlando Caulin, o presidente do clube, Luizinho Torquato, anunciou o ex-volante Cleisson, de 39 anos, que atuava como auxiliar no Fortaleza. No entanto, ele não ficou nem um mês no Guarany e pediu demissão, sendo substituído por Júlio Araújo (também treinou Ferroviário e Trairiense, na atual edição do estadual), anunciado no último dia 15 de março de 2012.

Com todos esses problemas e num campeonato de tiro curto, a torcida do Guarany não vem fazendo sua parte a apoiando o time nas partidas em Sobral. Total de apenas 9.403 torcedores, em seis partidas (média de 1.567) pagaram ingressos para acompanhar a equipe, o quarto melhor resultado até aqui, atrás dos três grandes da capital (Ceará, Fortaleza e Ferroviário).

Cleisson não deu certo no Guarany de Sobral…

Imagem de Amostra do You Tube

Será que há tempo para o Guarany de Sobral se recuperar na competição estadual – pelo menos evitar o rebaixamento – e se preparar bem para a Série C do Brasileirão? É bom afirmar que a estreia dos cearenses na competição está marcada para o próximo dia 27 de maio, no estádio Arruda, em Recife, contra o Santa Cruz. A participação do clube sobralense no nacional ainda é uma incógnita, ainda mais num Grupo A com dez equipes do Centro-Oeste, Norte e Nordeste brasileiros, inclusos oos colegas de estado, Fortaleza e Icasa.

Jogos do Guarany de Sobral (2v, 5e, 7d)

19/01 | Tiradentes 1×0 Guarany de Sobral

22/01 | Guarany de Sobral 1×1 Ceará

26/01 | Icasa 1×1 Guarany de Sobral

30/01 | Guarany de Sobral 2×0 Itapipoca

02/02 | Guarany de Sobral 1×1 Ferroviário

05/02 | Fortaleza 2×1 Guarany de Sobral

08/02 |Guarany de Sobral 1×1 Crato

12/02 | Trairiense 4×1 Guarany de Sobral

15/02 | Crateús 1×0 Guarany de Sobral

22/02 | Guarany de Sobral 2×4 Horizonte

25/02 | Guarany de Sobral 2×1 Guarani de Juazeiro

29/02 | Ferroviário 3×2 Guarany de Sobral

11/03 | Itapipoca 0×0 Guarany de Sobral

14/03 | Guarany de Sobral 0×1 Crateús

Jogos da 17ª rodada

Sábado (17/03)

Ferroviário x Tiradentes | 16h

Domingo (18/03)

Crato x Trairiense | 16h

Guarani de Juazeiro x Icasa | 16h

Horizonte x Fortaleza | 16h

Crateús x Itapipoca | 16h

Ceará x Guarany de Sobral | 17h

A goleada de 4 a 1 para o Trairiense, vindo da segunda divisão, doeu!

Imagem de Amostra do You Tube

  • Rodrigo Leite

    A velha mania de derrubar técnicos do futebol brasileiro. Fica difícil conseguir um planejamento para o futuro desse jeito. Ainda dá tempo do Guarany de Sobral fugir do rebaixamento, mas vai ter que melhorar muito pro campeonato brasileiro da série C.

  • 1 comentário - Não usa Facebook? Comente aqui!

    Últimas

    Assine Nossa Lista de E-mail!

    * indicates required

    Personagens

    Internacionais

    Nacionais

    Vídeos

    Bola na Rede