Violência em jogo da liga indonésia

No último dia 3 de fevereiro de 2012, a Indonesia Super League, campeonato que não é reconhecido pela federação nacional do país e pela FIFA, teve episódios lamentáveis. O estádio Mandala Krida (25 mil lugares) recebeu bom público, cerca de 12.500 torcedores, que viram o time da casa, o Persija Jakarta, ser derrotado pelo Persiwa Wamena. Após um primeiro tempo sem nenhuma rede balançada, logo a um minuto da etapa final os visitantes abriram o marcador, por meio do zagueiro indonésio Yesayas Desnam, de 26 anos.

Por volta dos 29 minutos, os donos da casa comemoraram o empate, em gol anotado pelo atacante indonésio Bambang Pamungkas, de 31 anos. Quando o jogo se encaminhava normalmente  para a parte final, um pênalti marcado pelo árbitro indonésio Sentiyono, aos 30 minutos, a favor do time da casa, revoltou a pequena torcida Persiwa Wamena.

Violência

Mesmo em menor número, alguns torcedores dos visitantes colocaram para fora toda a raiva e invadiram o gramado, a fim de agredir o dono do apito. Os policiais que faziam a segurança da partida tiveram muita dificuldade para conter o ímpeto dos brigões, que, percebendo a falta de segurança, foram invadindo o gramado às dezenas, até com pedaços de madeira, cujo principal alvo seguia sendo o trio de arbitragem.

Imagem de Amostra do You Tube

Levou alguns minutos até que a polícia conseguiu controlar a situação, permitindo o reinício da partida. Aos 38 minutos, os visitantes voltaram a comandar o placar, em gol marcado pelo atacante liberiano Eddie Boakay, de 25 anos, que deu números finais ao jogo, em 2 a 1 para  o Persiwa Wamena!

A título de informação, o zagueiro brasileiro Fabiano Beltrame, de 29 anos, que só jogou em times da Indonésia profissionalmente, participou do jogo com a camisa do Persija Jakarta. Outro fato curioso é a artilharia da competição, do atacante de São Cristóvão & Névis Keith Gumbs, de avançados 39 anos – joga na seleção de seu país desde 1989, tendo marcado 47 gols em 131 partidas.

Classificação

Após quase 20 rodadas, a liderança do certame é do Sriwijaya, com 42 pontos, que vai conquistando vaga na Fase Eliminatória da Liga dos Campeões da Ásia. Porém, a diferença da equipe para o Persipura Jayapura, segundo colocado, está apenas no número de vitórias (13 contra 12), mas o líder tem um jogo a menos. O Persiwa Wamena vem em terceiro, com 37 pontos em 19 rodadas (11v, 4e, 4d), seguido de perto pelo Persija Jakarta, que aparece com 33, em mesmo número de jogos.

A zona de rebaixamento é atualmente formada por Deltras Sidoarjo (18 pontos), PSAP Sigli (18 pontos) e o lanterninha Arema Indonesia (14 pontos). Em 15º lugar, o Gresik United está na zona de playoffs de despromoção. O Campeonato Indonésio vai até o dia 29 de junho de 2012.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede