Tunísia vence Cabo Verde e dispara na liderança

Na segunda rodada da 2ª Fase das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo 2014, os tunisianos visitaram Cabo Verde e saíram da capital Praia com uma vitória e 100% de aproveitamento no Grupo B. Depois da vitória diante de Guiné Equatorial, em casa, por 3 a 1, levando susto no início, mas conseguindo a virada (veja os lances da partida – texto 2), os favoritos tunisianos encararam Cabo Verde, fora de casa, esperando mais uma vitória. O técnico local de Cabo Verde, Lúcio Antunes, 45 anos, esperava que seus jogadores, a maioria atuante em clubes de Portugal – apenas um atleta joga na liga cabo-verdiana – pudessem imprimir um melhor resultado diante da Tunísia.

Já o treinador local Sami Trabelsi, 44 anos, ex-zagueiro da seleção da Tunísia, tinha alguns problemas. O meia Youssef Msakni, 21 anos, do Espérance Tunis (Tunísia), não foi escalado para o jogo, em razão de seu casamento no dia do jogo. Outros três jogadores também ficaram fora das duas primeiras partidas, o que ainda deixava o elenco tunisiano mais forte que o de seu oponente, já que a maioria dos jogadores, mesmo atuando na liga nacional do país africano, ainda sim tinham mais experiência internacional.

E isso ficou evidente – mas nem tanto – no estádio da Várzea (10 mil lugares), em Praia, capital de Cabo Verde. Logo aos 14 minutos do primeiro tempo, o atacante Saber Khalifa, 25 anos, do Évian (França), recebeu grande lançamento na esquerda. Com muito espaço para finalizar, já que o zagueiro Carlos Tavares, 27 anos, do AEL Limassol (Chipre), não deu combate, Khalifa esperou a saída do goleiro Ernesto, 32 anos, do Estoril (Portugal), para jogar a bola nas redes! 1 a 0 Tunísia!

Aos 26 minutos, a defesa de Cabo Verde teve todo o mérito de prestar atenção na partida e cobrar falta ainda no campo de defesa, rápido, num lançamento longo. O passe encontrou o meia Odair Fortes, 25 anos, do Stade de Reims (França), que dividiu com o goleiro Aymen Mathlouthi, 27 anos, do Étoile du Sahel (Tunísia), no ar, mantendo a posse de bola, mas sem ângulo, junto à linha de fundo. Com muita habilidade, Odair Fortes ajeitou a bola e dali mesmo finalizou, encobrindo o goleiro e colocando nas redes! O zagueiro Walid Hichri, 26 anos, do Espérance Tunis, ainda saltou na bola para tentar salvar, mas não conseguiu! 1 a 1 Cabo Verde versus Tunísia!

No segundo tempo, a Tunísia resolveu a partida logo com um minuto. O habilidoso atacante Issam Jemâa, 28 anos, do Brest (França), avançou com a bola dominada, fez tabelinha com o atacante Hamdi Harbaoui, 27 anos, do Lokeren (Bélgica), e recebeu na frente, já dentro da área, sem nenhuma marcação. Ernesto saiu para tentar fechar o ângulo, mas Jemâa tocou com tranquilidade e balançou as redes cabo-verdianas! Perdendo em casa depois de quatro anos, Cabo Verde ainda tentou empatar, com o atacante Jorge Semedo, 21 anos, do União de Leiria (Portugal), aos 22 minutos, mas Aymen Mathlouthi se redimiu do primeiro gol e evitou o empate. E sem tempo para se modificar o placar: 2 a 1 Tunísia, PLACAR FINAL!

Imagem de Amostra do You Tube

Na próxima rodada, a Tunísia, dona de seis pontos, vai receber Serra Leoa, que tem quatro, em casa, em 22 de março de 2013. Já Cabo Verde visita Guiné Equatorial no mesmo dia, tentando algo melhor do que nenhum ponto e lanterna do Grupo B. Não deve conseguir, pois é a equipe mais fraca da chave.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede