El Salvador derrota Guiana e sonha com o Hexagonal Final

Não havia outro resultado senão a vitória, se El Salvador quisesse tecer esperanças de estar entre as seis melhores seleções das Eliminatórias Concacaf na briga por vagas no Mundial 2014. O terrível empate de 2 a 2 com Guiana, em casa, pela rodada anterior do Grupo B (veja o que ocorreu na partida), deixara todos os salvadorenhos preocupados. Por esta razão, a estratégia do técnico mexicano Juan de Dios Castillo, 61 anos, era a seguinte:

“Vamos sair para o jogo, pois o ataque é a melhor defesa. Sei que os torcedores de Guiana apoiarão sua equipe, mas eles não entram em campo, certo? Serão apenas 11 contra 11, não é isso?”, respondeu a um jornalista na coletiva de imprensa. “Vamos buscar a vitória, e pedi aos jogadores que estejam mais concentrados que no jogo anterior. Estão todos confiantes, mas esperando um jogo difícil”, afirmou.

Já as palavras do técnico natural de Trinidad & Tobago Jamaal Shabazz eram curiosas: “Não temos nada a perder, nem a temer. Este não é o nível das seleções do Caribe, isto aqui é superior e as pessoas precisam entender. Só não podemos ser derrotados facilmente”, encerrou o sincero treinador.

O jogo

O estádio Providence (15 mil lugares), na cidade de mesmo nome, ao sul da capital da Guiana, Georgetown, recebeu apenas 4.141 torcedores, que mal esperavam que o time da casa abrisse o placar logo a um minuto de partida. O zagueiro Carlos Monteagudo, 27 anos, do Luis Ángel Firpo (El Salvador), errou na saída de bola, permitindo ao atacante Carl Cort, 34, do Tampa Bay Rowdies (Estados Unidos), roubar-lhe a pelota e adentrar a área pela direita.

Ao invés de finalizar, Cort viu bem a entrada do companheiro de ataque Gregory Richardson, 30, do Puerto Rico Islanders (Porto Rico), e fez o passe, restando ao atleta de Guiana apenas escolher o canto e mandar para as redes do goleiro Dagoberto Portillo, 32, do Luis Ángel Firpo! 1 a 0 Guiana, para muita festa de torcida e atletas! Os donos da casa passaram a dominar as ações, mas isso não impediu El Salvador de empatar…

Aos 13 minutos, os visitantes recuperaram a posse da bola ainda no meio-campo, tocando de lado. De repente, o meia Jaime Alas, 23 anos, do Rosenborg (Noruega), recebeu lançamento dentro da área, pela esquerda, e foi até a linha de fundo para cruzar. A bola chegou à cabeça do meia Osael Romero, 26, do Águila (El Salvador), que teve espaço para mandar para as redes do goleiro Richard Reynolds, 32 anos, do Alpha United (Guiana)! Guiana 1, El Salvador também 1!

Aos 17 minutos, Guiana finalizou dentro da área, mas Dagoberto Portillo salvou El Salvador. Àquela altura, a partida se encontrava equilibrada em termos de posse de bola, mas os visitantes eram um pouco mais ofensivos, embora não conseguissem levar muito perigo à defesa de Guiana. Aos 33 minutos, os donos da casa chegaram mais uma vez, mas a finalização foi por cima do gol. No segundo tempo, El Salvador conseguiu a virada…

Aos seis minutos, Osael Romero cobrou escanteio, mas a defesa de Guiana tirou. A bola sobrou para Jaime Alas, na esquerda, na entrada da área, que ajeitou a bola e finalizou dali mesmo. O chute não saiu tão forte, mas Reynolds tinha muita gente à sua frente e reagiu tarde demais! 2 a 1 El Salvador, de virada! A bola passou entre a trave esquerda e o goleiro guianiense! Mais tranquilo e com o resultado em mãos, a bola passou a não queimar nos pés dos jogadores salvadorenhos…

Porém, uma falta cobrada pelo zagueiro Walter Moore, 28 anos, do Caledonia AIA (Trinidad & Tobago), ainda no meio-campo, colocou Guiana em pé de igualdade no placar. Ele lançou a bola para a área, Carl Cort desviou de cabeça da direita para o meio da área. Lá estava o meia Chris Nurse, 28 anos, do Puerto Rico Islanders, totalmente livre de marcação dentro da pequena área! Ele ainda dominou e tocou de carrinho, tirando de Dagoberto Portillo! Guiana 2, El Salvador também 2!

O gol animou Guiana, que sentiu que poderia conseguir a primeira vitória na 3ª Fase. Porém, aos 31 minutos, o golpe fatal de El Salvador… E tudo numa falha grostesca de um zagueiro dos donos da casa, que recebeu a bola livre de marcação dentro da área e tinha a intenção de recuar para Richard Reynolds. No entanto, ele se enrolou com a bola e acabou dando um toque, que serviu de passe para o atacante Rafael Burgos, 24 anos, do Kecskeméti (Hungria)!

De primeira, ele emendou um petardo rasteiro, que entrou no canto esquerdo do goleiro guianiense, que já saía para receber o recuo! Que lambança de Guiana! 3 a 2 El Salvador! Nos minutos finais, Guiana tentou atacar, e conseguiu um pênalti. Depois de um chute de fora da área, um atleta de Guiana pegou o rebote e estava livre dentro da área, se preparando para finalizar.

Porém, o zagueiro Xavier Garcia, 22 anos, do Luis Ángel Firpo, claramente o puxou, no que o árbitro jamaicano Raymond Bogle assinalou pênalti, dando cartão amarelo ao salvadorenho – o Plano Tático entende que a melhor opção seria o vermelho, por ser uma jogada manifesta de gol. A torcida da casa comemorou muito a possibilidade do empate, mas Carl Cort bateu mal e permitiu a defesa de Dagoberto Portillo, que manteve El Salvador com chances psicológicas de chegar ao Hexagonal Final!

Imagem de Amostra do You Tube

Depois do apito

O meia Dennis Alas comentou a vitória de El Savaldor: “Graças a Deus ganhamos uma partida difícil e agora dependemos de nós mesmos para chegar ao Hexagonal Final. Jogaremos uma final contra a Costa Rica em nossa casa. Vamos lá, El Salvador”, escreveu em sua conta oficial numa rede social.

Com cinco pontos em quatro jogos, El Salvador ocupa a segunda colocação do Grupo B, atrás do líder México, que tem 12 pontos e já está classificado à Fase Final. A terceira posição é da Costa Rica, com quatro pontos, enquanto Guiana é lanterna, com apenas  um. No próximo dia 12 de outubro de 2012, uma “final” acontecerá em San Pedro Sula, entre El Salvador e Costa Rica, que pode definir o classificado, caso os salvadorenhos vençam o jogo. Na outra partida, Guiana recebe o México.

O jogo completo

Imagem de Amostra do You Tube

Veja a classificação de todos os grupos das Eliminatórias Concacaf

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede