Guatemala vence Antígua & Barbuda e lidera Grupo A

Os guatelmatecos podem ser os intrusos do Grupo A das Eliminatórias Concacaf para a Copa do Mundo 2014 no Hexagonal Final. Depois de vencer a mesma Antígua & Barbuda por 3 a 1, dentro de casa (veja os gols aqui), a Guatemala voltou a repetir o resultado de vitória, terminando sem perder pontos para o adversário mais fraco da chave, ao contrário da Jamaica, adverário direto, que empatou com os antiguanos fora de casa, em 0 a 0, na terceira rodada (veja o que ocorreu no jogo).

Antes da partida, o atacante Dwight Pezzarossi, 33 anos, do Comunicaciones (Guatemala), resumiu o sentimento do grupo: “É uma final para nós, os três pontos são importantes para nossas aspirações de disputar o Hexagonal Final. Vamos com vontade de jogar bem e ganhar”, afirmou.

O jogo

A partida ocorreu no acanhado estádio Sir. Vivian Richards (10 mil lugares), na cidade de North Sound, que contava com metade dos assentos ocupados. Porém, os 5 mil torcedores viram um começo de jogo em que a Guatemala dominou completamente, não deixando Antígua & Barbuda chegar ao goleiro Ricardo Jerez Jr, 26 anos, do Marquense (Guatemala). O primeiro ataque do jogo foi dos antiguanos, mas a bola sequer chegou ao gol, tirada pela defesa guatemalteca.

Aos 26 minutos, os visitantes abriram o placar. O atacante Mario Rodríguez, 31 anos, do Municipal (Guatemala), carregou a bola no meio-campo e lançou-a em direção ao ataque. Porém, o zagueiro George Dublin, 35, do Antigua Barracuda (Antígua & Barbuda), evitou o passe, tirando de cabeça. No rebote, o craque da Guatemala, o atacante Carlos Ruiz, 33, do Veracruz (México), esperou a bola quicar e disparou de fora da área, num chute que entrou no ângulo direito do goleiro Keita de Castro, 31, do Antigua Barracuda! 1 a 0 Guatemala!

Pouco depois, o meia Marco Pappa, 24 anos, do Heerenveen (Holanda), tentou a mesma estratégia de finalização de fora da área, mas desta vez a bola explodiu na trave de Keita de Castro! No segundo tempo, a Guatemala recuou e permitiu que Antígua & Barbuda levasse certo perigo ao seu gol. Numa delas, o atacante Peter Byers, 27 anos, do Antigua Barracuda, o atleta mais importante do país, dividiu com um adversário, manteve a posse de bola e cruzou para a grande área, da esquerda…

A intenção era a cabeça do meia Lawson Robinson, mas Ricardo Jerez Jr saiu antes e segurou a bola. O problema é que houve o choque entre os dois, com o goleiro guatemalteco ficando no chão, sentindo as costas! Assim que o jogo foi reiniciado, Antígua & Barbuda continuou no ataque, mas o meia Tamarley Thomas, 29 anos, do Antigua Barracuda, um dos destaques da 2ª Fase das eliminatórias, finalizou errado, da entrada da área, em tiro de meta.

Na metade final do segundo tempo, o meia Carlos Figueroa, 32 anos, do Comunicaciones, pegou rebote da zaga na direita, dentro da área, e disparou, para boa defesa de Keita de Castro, que mandou a escanteio! Ótima finalização do guatemalteco, que viera do banco de reservas!

Nos minutos finais, os donos da casa tentaram o empate por meio de bolas alçadas na área, como aos 37 minutos, quando o atacante James Walker, 24 anos, do Eastbourne Borough (Inglaterra), esteve perto de marcar, mas foi impedido por Ricardo Jerez Jr! No geral, a pontaria dos antiguanos estava de férias ou algo do tipo, sem grande perigo para a Guatemala, que levou os três pontos!

Imagem de Amostra do You Tube

Depois do apito

O técnico uruguaio (naturalizado paraguaio) da Guatemala, Ever Hugo Almeida, 64 anos, desabafou na entrevista coletiva: “Muitas pessoas nos colocavam como terceiros do grupo antes de iniciar a 3ª Fase. A Guatemala é um grande time, com ótimos jogadores, que se esforçam para obter os resultados. Temos um objetivo, ainda não sei se vamos conseguir, mas asseguro que quem quiser ganhar de nós terá de sofrer para tal, pois não nos entregamos em nenhum momento. São meninos que podem jogar bem, mal ou mais ou menos, mas sempre tentam conseguir o que se propõe”, afirmou.

De fato, a Guatemala surpreende a todos ao estar na liderança do Grupo A, com sete pontos, vantagem no saldo de gols sobre Estados Unidos e Jamaica (2 contra 2 contra 1). Já Antígua & Barbuda está praticamente eliminada, com apenas um ponto. No próximo dia 12 de outubro de 2012, a Guatemala recebe a Jamaica, num confronto que pode ser encarado como grande final. Na outra partida da penúltima rodada da 3ª Fase, Antígua & Barbuda joga novamente em casa, diante dos Estados Unidos.

Veja a classificação de todos os grupos das Eliminatórias Concacaf

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede