Honduras vence, elimina Cuba e sonha com classificação

Os hondurenhos precisavam da vitória sobre a pior seleção do Grupo C da 3ª Fase das Eliminatórias  Concacaf para a Copa do Mundo 2014 para não perder contato com Panamá e Canadá na tabela de classificação. A ideia era repetir a vitória sobre a mesma Cuba, na casa do adversário, por 3 a 0 (veja o que ocorreu), mas o técnico cubano Alexander González, 39 anos, advertiu o adversário:

“Preparem-se por que pode haver uma surpresa. Tomaremos nossas precauções durante a partida, mas queremos dar um bom espetáculo. A imagem que passamos em Havana não foi das melhores, mas temos condições de atuar melhor. Honduras é uma equipe sólida na defesa, além de possuir bons atletas  na frente.

O jogo

Mesmo com chances de encostar na classificação e continuar firme na briga para alcançar o Hexagonal Final, os hondurenhos preferiram não apoiar sua seleção, fato comprovado pelo público de apenas 12 mil torcedores no estádio Olímpico Metropolitano (37.325 lugares), em San Pedro Sula, Honduras. Alheios à falta de apoio, os jogadores da casa tiveram a primeira boa chance aos três minutos.

O atacante Georgie Welcome, 27 anos, do Motagua (Honduras), recebeu lançamento na esquerda, deixou para trás um zagueiro ao entrar na área e teve total liberdade para emendar um petardo, que o goleiro Odelín Molina, 38, do Villa Clara (Cuba), espalmou! A bola foi em cima dele! Apenas trinta segundos depois, Honduras aproveitou a inocência cubana e cobrou rapidamente uma falta. A bola foi alçada na área, mas Welcome, apesar de ter subido mais que o adversário, errou o alvo, em tiro de meta.

Aos oito minutos, o atacante Jerry Bengtson, 25 anos, do New England Revolution (Estados Unidos), recebeu ótimo passe do meia Óscar García, 28, do Houston Dynamo (Estados Unidos), dentro da área e livre de marcação. Na hora de mandar para as redes, ele errou e tocou em cima de Molina, no que a pelota ainda bateu em seu corpo e se perdeu. Cuba mal conseguia chegar ao ataque e finalizar, enquanto Honduras perdia seguidas chances, ora em má pontaria de seus homens de frente, ora em erros banais na troca de passes.

Aos 33 minutos, a bola rondou os dois lados, até chegar na esquerda, para o meia Roger Espinoza, 25 anos, do Sporting Kansas City (Estados Unidos).  Com habilidade, ele driblou o meia Ruslan Batista, 21, do Granma (Cuba), invadiu a grande área e fez um passe por cima. Jeery Bengtson deixou a marcação só olhando e foi até onde a bola iria cair a fim de apenas desviar para as redes vazias, já que Odelín Molina ficara no primeiro lance! 1 a 0 Honduras!

Aos 40 minutos, o meia Marvin Chávez, 28 anos, do San Jose Earthquakes (Estados Unidos), perdeu chance incrível. Ele recebeu passe dentro da grande área de frente para o gol, mas mandou muito longe, por cima do travessão! Somente aos 45 minutos Cuba conseguiu uma boa jogada, em lance individual do meia Marcel Hernández, 23 anos, do Ciudad Habana (Cuba). Ele finalizou de fora da área, mas a bola foi por cima, sem nenhum perigo para o goleiro Noel Valladares, 35, do Olimpia (Honduras).

Aos 14 minutos, Honduras fez um gol. O meia Óscar García enganou a marcação cubana ao fingir que iria tocar e caminhou com a bola dominada dentro da área. Ele percebeu o deslocamento de Jerry Bengtson pelo meio e fez o passe, no que o atacante hondurenho desviou para as redes! Porém, o árbitro guatemalteco Walter Lopez marcou impedimento, acertadamente.

Aos 18 minutos, a dominante Honduras armou mais uma jogada de perigo. Desta vez pela esquerda, o zagueiro Emilio Izaguirre, 26 anos, do Celtic (Escócia), nem precisou ir à linha de fundo para cruzar na cabeça de Bengtson, que procurou o contrapé de Odelín Molina, mas errou o alvo! Ele estava sozinho dentro da área! Aos 30, o meia Mario Martínez, 23, do Seattle Sounders (Estados Unidos), que entrara na etapa final, fez lindo lançamento para Roger Espinoza…

Dentro da área e livre de marcação, ele saiu da esquerda em direção ao meio, matou no peito e tocou no canto direito de Molina, que abaixou a mão e conseguiu fazer a defesa! Que chance perdida! Apesar do placar perigoso, Honduras caiu de produção e Cuba começou a chegar nos minutos finais. Aos 45, quase que os visitantes empataram. Em jogada pela direita, o meia Alberto Gómez, 24 anos, foi até a linha de fundo e mandou para a área…

Lá estava o lateral Joel Colomé, 29 anos, que dividiu com o goleiro Noel Valladares. A bola ia entrando no gol, mas o zagueiro Maynor Figueroa, 29, do Wigan (Inglaterra), estava no lugar certo e deu um chutão para longe, salvando Honduras! Pôde-se ouvir os gritos de desespero seguido de alívio dos torcedores hondurenhos! Honduras 1 a 0 sobre Cuba, PLACAR FINAL!

Imagem de Amostra do You Tube

Depois do apito

O técnico cubano Alexander González procurou levantar a moral dos jogadores: “Não temos que abaixar a cabeça, mesmo estando matematicamente eliminados. Vamos seguir na batalha, pois temos muito amor próprio. A equipe mostrou uma grande atitude e agradeço aos jogadores, que serão os mesmos nas últimas duas partidas”, avisou. “O elenco está em formação e tem jogadores jovens, que certamente ganharam muita experiência em partidas como essas. Honduras criou mais oportunidades, mas tivemos a chance de balançar as redes no último lance. Porém, não se merece fazer o gol, apenas o marca”, encerrou.

Por sua vez, o técnico colombiano de Honduras, Luis Fernando Suárez, 52 anos, queria mais gols: “Fica uma sensação de que poderíamos ter marcado mais gols. Estivemos ansiosos, mas fomos infinitamente melhores. Estou tranquilo porque o time mostrou o que tinha de apresentar. Parece que pelo placar jogamos mal, mas atuamos bem”, explicou.

Depois de quatro rodadas, o Panamá lidera o Grupo C, com nove pontos, dois à frente de Honduras, que tem o mesmo número de pontos que o Canadá, que leva desvantagem no saldo de gols (2 contra 0). Sem nenhum ponto, Cuba é a primeira seleção eliminada na 3ª Fase e cumpre tabela diante dos canadenses, no próximo dia 12 de outubro de 2012, fora de casa. Já Honduras vai encarar o Panamá, também nos domínios do adversário.

Veja a classificação de todos os grupos das Eliminatórias Concacaf

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede