México supera El Salvador e termina com 100%

Os mexicanos foram a melhor seleção da 3ª Fase das Eliminatórias Concacaf para a Copa do Mundo 2014. No Grupo B, a equipe terminou com 18 pontos em seis jogos, e a última vítima foi El Salvador, que tinha remotas esperanças – para não dizer que já jogara a toalha – de classificação ao Hexagonal Final. Antes da partida, o técnico local dos mexicanos, José Manuel de la Torre, 46 anos, elogiou o atacante Chicharito Hernández, 24 anos, do Manchester United (Inglaterra):

“Ele tem muita personalidade para finalizar quantas vezes for necessário. Vários jogadores podem cobrar pênaltis no México e eles é que devem se entender na hora da cobrança. Não tenho nenhum problema com isso”, explicou.

O jogo

26.333 torcedores estiveram no estádio Corona (30 mil lugares), em Torreón, no México, para acompanhar o desfecho da 3ª Fase. E logo a um minuto, os mexicanos levantaram a torcida… O atacante Oribe Peralta, 28 anos, do Santos Laguna (México), recebeu passe na entrada da área e tentou tocar para o companheiro de posição, Aldo de Nigris, 29, do Monterrey (México). Sorte que a bola não chegou e foi tirada pela defesa de El Salvador!

Aos oito minutos, o meia Dennis Alas, 27 anos, do Luis Ángel Firpo (El Salvador), fez tabelinha com o meia Osael Romero, 26, do Águila (El Salvador), dentro da área, e recebeu de volta. Ele finalizou forte, mas a bola foi por cima do gol de Alfredo Talavera, 30 anos, do Toluca (México)! Aos dez, a defesa salvadorenha tentou sair jogando, perdeu a bola, que sobrou para De Nigris, que optou por arriscar da entrada da área, errando o alvo.

Aos 16 minutos, o México levou muito perigo. O meia Ángel Reyna, 28 anos, do Monterrey, recebeu passe na direita, invadiu a área e ainda driblou o zagueiro Carlos Monteagudo, 27 anos, do Luis Ángel Firpo, antes de bater cruzado e torcer por um desvio… Que não aconteceu! Aos 20 minutos, El Salvador cobrou escanteio pela esquerda e o zagueiro Xavier Garcia, 22 anos, do Luis Ángel Firpo, tentou finalizar, mas um mexicano apareceu e salvou a seleção da casa, mandando a escanteio! Uma rara pressão dos visitantes, que tiveram três escanteios em sequência!

Um minutos depois, Ángel Reyna recebeu novo passe na direita, deixou no chão Carlos Monteagudo e foi à linha de fundo para cruzar… O passe saiu por baixo, mas o meia Carlos Peña, 22 anos, do León (México), pegou muito mal de perna direita, isolando! O que foi isso? Aos 31 minutos, lá estava Ángel Reyna na direita, agora driblando o zagueiro Steve Purdy, 27 anos, do Portland Timbers (Estados Unidos), e cruzando… Porém, o zagueiro Adrián Aldrete, 24, do América (México), perdeu o gol na pequena área, mandando por cima! O que foi  isso de novo?

Aos 36, adivinhe quem fez nova boa jogada? Ele mesmo, Ángel Reina, que recebeu passe dentro da área, pela direita, e tocou para o meio, quando o goleiro Dagoberto Portillo, 32 anos, do Luis Ángel Firpo, já saía do gol! Mas Steve Purdy conseguiu o desvio e impediu o gol do México! Aos 40 minutos, mais uma jogada pela direita, mas agora com Aldo de Nigris, que dominou dentro da área e cruzou, mas Portillo foi esperto e saiu  do gol para ficar com a bola!

E se acabou o primeiro tempo, em amplo domínio do México, diante de um El Salvador apenas conformado com a eliminação, já que precisava vencer. Na etapa final, a partida continuou a mesma coisa. Logo aos dez minutos, o meia Andrés Guardado, 26 anos, do Valencia (Espanha), recebeu lindo passe de De Nigris, mas na hora de tocar por cobertura de Dagoberto Portillo, o mexicano tirou demais e mandou para fora!

De Nigris também perderia seu gol no lance seguinte, ao pegar torto na pelota, pela direita, já dentro da área! Aos 19 minutos, finalmente os mexicanos puderam comemorar um gol… Ángel Reina recebeu passe na direita, dentro da área, driblou Dennis Alas e chutou cruzado! Portillo fez defesa parcial, mas soltou nos pés de Oribe Peralta, que estufou as redes! 1 a 0 México!

Aos 25 minutos, o meia Héctor Herrera, 22 anos, do Pachuca (México), quase marcou um gol em sua estreia pela seleção mexicana! Ele finalizou da entrada da área, pela esquerda, mas a bola explodiu no travessão e saiu! Aos 26, o meia Elías Hernández, 24 anos, do Tigres UANL (México), apareceu livre dentro da área na direita e tocou para trás. Héctor Herrera tentou de novo, mas Dagoberto Portillho fez milagre e defendeu! No rebote, Ángel Reina também finalizou, mas o goleiro salvadorenho conseguiu outra linda defesa!

O México perdia chance atrás de chance, e El Salvador parecia facilitar o trabalho dos donos da casa. Aos 30 minutos, bola dominada por um salvadorenho no meio-campo, ele escorrega e a entrega de presente para o adversário. A pelota chegou para Ángel Reina, na esquerda, que invadiu a área e tentou tocar por cobertura, mas o heroi Dagberto Portillo fez outra linda defesa, espalmando a escanteio! Aos 40 minutos, finalmente o segundo gol…

Elías Hernández recebeu na direita e cruzou no meio da área, onde Chicharito Hernández ergueu a perna e desviou para as redes, surpreendendo Portillo! Ele chutou no alto e saiu comemorando! 2 a 0 México sobre El Salvador, PLACAR FINAL, que ainda teve uma última chance com Elías Hernández… Aos 42 minutos, ele chutou de fora da área, pela direita, mas o goleiro salvadorenho voou na bola e espalmou para escanteio! Portillo estava exausto!

Imagem de Amostra do You Tube

Depois do apito

O mexicano José Manuel de la Torre estava satisfeito com a equipe: “Sempre traçamos objetivos, sendo o primeiro deles a classificação ao Hexagonal Final, o que fizemos tranquilamente. Agora vem a Fase Final, que vai exigir mais de nós, mas vamos melhorando a cada jogo. É sempre bom ganhar, ainda mais jogando bem. Tive a oportunidade de testar novos convocados e pude ver nosso nível, que é bom”, finalizou.

O também mexicano Juan de Dios Castillo, 61 anos, técnico de El Salvador, já havia desistido: “Sabíamos que era um jogo difícil, mas tentamos o máximo possível. Ainda precisamos evoluir muito, pois pode até parecer desculpa, mas há muita diferença entre o nosso futebol e o praticado no México. Nós não temos infraestrutura… O time não jogou mal e seguramos até metade do segundo tempo. Sempre se diz que o futebol salvadorenho precisa de mudanças radicais, e eu concordo. Ainda tenho contrato de um ano”, comentou, querendo dizer que quer ajudar nessa renovação.

O México terminou a 3ª Fase com 18 pontos, 15 gols marcados e apenas dois contra. A Costa Rica ficou na segunda posição, com dez pontos, enquanto El Salvador fez apenas cinco. Guiana foi a lanterna, com apenas um ponto. As datas do Hexagonal Final serão sorteadas em 7 de novembro de 2012.

Veja a classificação de todos os grupos das Eliminatórias Concacaf

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede