Nova Caledônia goleia e será o adversário da Nova Zelândia pela repescagem

Numa partida muito importante para decidir quem continuaria sonhando com a Copa do Mundo do Brasil, a Nova Caledônia foi até Ilhas Salomão e goleou o oponente, fora de casa, resultado que moralmente eliminou Ilhas Salomão das Eliminatórias Oceania para a Copa do Mundo 2014! Antes da partida, o técnico senegalês naturalizado francês da Nova Caledônia, Alain Moizan, 58 anos, estava confiante por um bom resultado:

“Tivemos uma boa preparação e estamos prontos para as partidas finais. Temos bons atletas à disposição, inclusive quatro “estrangeiros”, mas sabe-se que na Fase Final das eliminatórias, com seis partidas, não há muito espaço para erros. Já perdemos para a Nova Zelândia [2 a 0, na primeira rodada – veja tudo aqui]”. Sobre o jogo contra Ilhas Salomão, Moizan sabia do caráter decisivo: “As duas partidas contra eles serão definitivas. Realmente temos de vencer e torcer para ter uma ajudinha dos nossos amigos do Tahiti, que vai encarar os neozelandeses”, afirmou.

Por outro lado, o principal jogador de Ilhas Salomão, o meia Henry Fa’arodo, 30 anos, do FC Nelson (Austrália), tentava motivar os companheiros, mas sabia das dificuldades: “Os jogadores mostraram muito comprometimento e determinação, ainda mais com o fato de termos nove jogadores que não estiveram na Copa das Nações da Oceania. Podemos criar muitas chances de gol e balançar as redes adversárias. Acreditamos em nós, mas temos de utilizar o que possuímos de melhor, além de focar em nossas forças”, deu a receita.

O jogo

O estádio Lawson Tama (20 mil lugares), em Honiara, capital de Ilhas Salomão, sediou uma partida cheia de gols. Logo aos oito minutos do primeiro tempo, o meia caledônio Roy Kayara, 22 anos, do Magenta (Nova Caledônia), finalizou bonito, vencendo o goleiro Samson Koti, 20, do Kossa FC (Ilhas Salomão), para abrir o placar a favor dos visitantes! 1 a 0 Nova Caledônia!

Quatro minutos depois, o bom atacante Georges Gope Fenepej, 23 anos, do Troyes (França), finalizou de pé direito, mas Koti fez a defesa. Aos 18 minutos, Ilhas Salomão tiveram a primeira grande chance, mas a finalização do meia Mostyn Beui, 27 anos, do Koloale (Ilhas Salomão), foi espalmada pelo goleiro Rocky Nyikeine, 20, do Gaïtcha (Nova Caledônia), que mandou a escanteio!

Seis minutos mais tarde, Mostyn Beui colocou a bola na área, mas Nyikeine salvou novamente os caledônios ao tirar a bola da cabeça de Henry Fa’arodo, com um soco! Àquela altura, os donos da casa já equilibravam as ações com Nova Caledônia, e não demoraram a empatar o jogo. Aos 33 minutos, o meia Joses Nawo, 24, do Koloale, cruzou bola na cabeça do jovem atacante Tutizama Tanito, de 18 anos, do Marist FC (Ilhas Salomão), que desviou para as redes! Ilhas Salomão 1, Nova Caledônia também 1!

O gol animou os anfitriões, que quase viraram a partida cinco minutos depois. O atacante Benjamin Totori, 26 anos, do Wellington Phoenix (Nova Zelândia), usou toda a sua habilidade e encontrou espaço para finalizar, obrigando Rocky Nyikeine a fazer uma grande defesa, no cantinho! Aos 44, Georges Gope Fenepej é quem finalizou, à queima-roupa, mas Samson Koti salvou Ilhas Salomão! No minuto final, a Nova Caledônia marcou o segundo…

O atacante Bertrand Kaï, 29 anos, do Hienghène Sport (Nova Caledônia), cruzou para a grande área, encontrando a cabeça de Georges Gope Fenepej, que desta vez não desperdiçou! 2 a 1 Nova Caledônia! No segundo tempo, os donos da casa foram para cima, pois sabiam que uma derrota praticamente os eliminaria. Aos cinco minutos, Benjamin Totori esteve perto de empatar, mas o goleiro Rocky Nyikeine conseguiu manter o placar inalterado!

Aos 14, no entanto, os donos da casa empataram. Em novo cruzamento, o zagueiro Seni Ngava, 24 anos, do Kossa FC, colocou a bola na cabeça de Joses Nawo, que desviou para as redes e recolocou Ilhas Salomão na partida! Ilhas Salomão 2, Nova Caledônia também 2! Neste momento, a partida ficou aberta e qualquer uma das equipes poderia balançar as redes. Aos 33 minutos, a Nova Caledônia marcou o terceiro, numa lambança do zagueiro Tome Faisi, 30 anos, do Solomon Warriors (Ilhas Salomão), que mandou a bola para as próprias redes oa dividir com um adversário! Nova Caledônia 3 a 2!

O gol desanimou os anfitriões, que permitiram aos visitantes aumentar a diferença do placar. Aos 36 minutos, Georges Gope Fenepej marcou seu segundo gol no jogo. Aos 44, o atacante Jacques Haeko, 28 anos, do AS Lössi (Nova Caledônia), foi habilidoso, teve tranquilidade e espaço para invadir a área e tocar por cobertura, na saída de Samson Koti! Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Georges Gope Fenepej deu um toque sutil na segunda trave e fez o terceiro dele no jogo, fechando a goleada em 6 a 2 Nova Caledônia sobre Ilhas Salomão, PLACAR FINAL!

Imagem de Amostra do You Tube

Depois do apito

Alan Moizan gostou do que viu: “Jogamos muito bem, pois não estávamos confiantes em um excelente resultado, pois tivemos algumas dificuldades na preparação, como apenas 13 jogadores para treinar. Estamos muito felizes por conseguir um placar tão elástico, que aumentará muito nosso saldo de gols”, encerrou.

Já o meia Henry Fa’arodo estava bem chateado: “Foi um resultado desapontador, ainda mais dentro de casa, bastar olhar para a cara dos jogadores. A Nova Caledônia foi melhor e mereceu ganhar, pois jogou muito bem. Eles tiveram mais determinação do que nós hoje e aproveitaram os nossos erros”, relatou.

Agora, Nova Caledônia soma seis pontos em três rodadas, mesmo número da Nova Zelândia, que tem um jogo a menos (encara o Tahiti, fora de casa). Com seis gols de saldo, contra sete dos neozelandeses, a Nova Caledônia sabe que terá de torcer por um tropeço do adversário, além de vencer no confronto direto, fora de casa. Em 16 de outubro de 2012, os caledônios recebem Ilhas Salomão, pela quarta rodada da Fase Final.

Veja a classificação de todas as Fases das Eliminatórias da Oceania

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede