Nova Zelândia derrota Nova Caledônia e se garante na repescagem

Era a decisão da vaga à repescagem das Eliminatórias Oceania para a Copa do Mundo 2014, contra uma seleção da Concacaf. A Nova Zelândia detinha o amplo favoritismo e seria quase impossível para os caledônios saírem do estádio Forsyth Barr (30.748 lugares) com pelo menos um empate.

Antes da partida, o técnico neozelandês Ricki Herbert tratou de respeitar o adversário: “Não há jogo fáceis quando se trata de futebol internacional. Provamos disso nos últimos anos e é só lembrar da Nova Caledônia na Copa das Nações da Oceania 2012”, disse o treinador.

No outro lado,  o meia Olivier Dokunengo, do Mont Dore (Nova Caledônia), prometeu lutar até o último suspiro: “O adversário é mais experiente e tem mais jogos em alto nível do que nós, temos de ser realistas. Mas não vamos lá para nos fazer de vítima e temos de lutar até o fim”, completou.

O jogo

Com 7 mil espectadores fazendo muito barulho, esperava-se que a Nova Zelândia tivesse a primeira grande chance da partida. Mas o minuto inicial mostrou oportunidade para os visitantes, e por pouco o atacante Georges Gope Fenepej, do Troyes (França), não alcança a bola, após passar por trás da defesa neozelandesa.

Aos dez minutos, cobrança de escanteio do meia Leo Bertos, do Wellington Phoenix (Nova Zelândia), resultou na abertura do placar. Chris Killen aproveitou o espaço dado pela defesa da Nova Caledônia e mandou para as redes! 1 a 0 Nova Zelândia! As únicas chances do time visitante vinham em cobranças de falta.

Aos 14 minutos, o meia Cesar Lolohea, do Stade Lavallois (França), alçou bola na grande área, na direção do bom atacante Bertrand Kaï, do Hienghène Sport (Nova Caledônia), que finalizou bonito, de bicicleta, mas estava impedido. Os dois times jogavam, mas os neozelandeses é que quase ampliaram a vantagem, aos 26 minutos…

Em cobrança de falta do atacante Marco Rojas, do Melbourne Victory (Austrália), o zagueiro Tommy Smith, do Ipswich Town (Inglaterra), conseguiu a cabeçada de dentro da área, mas mandou no travessão! Antes do intervalo, a Nova Zelândia pressionou, sem conseguir o segundo gol.

Na etapa final, por volta dos 11 minutos, a Nova Caledônia surpreendeu… Em cruzamento de Bertrand Kaï, Cesar Lolohea mostrou habilidade ao matar a bola no peito e finalizar de primeira, vencendo o goleiro Mark Paston, do Wellington Phoenix! Nova Zelândia 1, Nova Caledônia também 1! O gol silenciou o bom público dentro do estádio, que ficou tenso com a possibilidade do empate dentro de casa.

Em cima dos 45 minutos, um lance lamentável acometeu o bom atacante Shane Smeltz, do Perth Glory (Austrália). Ele estava dentro da grande área e recebera um lançamento, pronto para mandar para as redes. Porém, Smeltz foi violentamente atingido no rosto por um chute do meia Joël Wakanumuné, do Chambéry (França)!

O árbitro australiano Strebre Delovski marcou apenas tiro de meta, mas os jogadores da Nova Zelândia cobraram muito por um pênalti, simplesmente porque o rosto do atacante neozelandês estava sangrando muito, após as travas da chuteira do adversário o atingir – e nada de cartão amarelo!

Imagem de Amostra do You Tube

No finalzinho do jogo, já aos 49 minutos, a Nova Zelândia balançou as redes caledônias. Novo cruzamento dentro da área encontrou Tommy Smith livre de marcação, o que resultou em cabeçada para dentro do gol defendido por Rocky Nyikeine, do Gaïtcha (Nova Caledônia)! Nova Zelândia 2 a 1 sobre a Nova Caledônia, PLACAR FINAL!

Depois do apito

Com a vaga na repescagem assegurada, Ricki Herbert estava feliz: “É engraçado, mas nas eliminatórias de 2010 também nos classificamos com um gol nos acréscimos, naquela oportunidade contra Vanuatu. Estou confiante no grupo de jogadores, pois fizemos o necessário, apesar de não ter sido um desempenho dos melhores”, encerrou.

Em 26 de março de 2013, a Nova Zelândia se despede dos adversários da Oceania encarando Ilhas Salomão, fora de casa, enquanto no mesmo dia a Nova Caledônia mede forças com o Tahiti, em seus domínios.

Veja a classificação de todas as Fases das Eliminatórias da Oceania

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede