Congo empata e mantém ponta da tabela; Níger perde e está eliminado

A grande surpresa do Grupo E das eliminatórias africanas 2014 é Congo – não confundir com República Democrática do Congo. A equipe, que tem jogadores em pequenas equipes da França, exceto o meia Delvin N’Dinga, do Monaco, e do próprio país, vem surpreendendo a todos, já que se esperava o amplo domínio de Burquina Fasso, vice-campeã da Copa Africana de Nações 2013.

Na quarta rodada, os congoleses enfrentaram o Gabão, na casa do adversário, e saíram de lá com um importante ponto. Já Burquina Fasso teve de esperar o final do segundo tempo para balançar as redes contra Níger, eliminando o adversário, para ainda sonhar com a classificação para a fase final.

Classificação das Eliminatórias Africanas

Gabão 0×0 Congo 

 

Os gaboneses poderiam sonhar com a vaga na fase final da competição, mas os três pontos perdidos no primeiro jogo, diante de Níger, acabaram com as possibilidades. Na ocasião, o zagueiro Charly Moussono estava inelegível perante as regras da FIFA, pois havia jogado por Camarões na Copa do Mundo de futebol de areia 2006, o que não é permitido pela entidade máxima do futebol mundial.

Assim, a equipe chegou ao quarto jogo sem muitas chances de ficar com a primeira posição, a não ser que vencesse o Congo, em casa. Tarefa complicada para o técnico português Paulo Duarte, que já comandou Burquina Fasso e chegou em abril de 2012. Num jogo em que faltou nível técnico – e qualidade nas imagens –, o Gabão chegou aos dois minutos, mas um atleta da casa cabeceou para fora, dentro da área, totalmente livre de marcação.

A primeira jogada ofensiva do Congo foi aos quatro minutos, mas o chute da entrada da área saiu tão ruim que o goleiro Didier Ovono, do Sochaux (França), nem deu importância. Os donos da casa atacavam mais, enquanto os congoleses pareciam satisfeitos com o empate sem gols. Como era de se esperar, o atacante Pierre Aubameyang, do Saint Étienne (França), era um dos mais perigosos do Gabão, mas também parava nas boas defesas do goleiro Barel Moko, do Lille (França).

No segundo tempo, Congo teve uma falta na entrada da área, logo no início, mas a bola parou na barreira. No rebote, um atleta dos visitantes emendou um forte chute da intermediária, para ótima defesa de Didier Ovono. Foi o momento em que o Congo mais achou que poderia sair de Franceville com os três pontos. Durou pouco. No fim, ninguém foi capaz de balançar as redes do adversário, num jogo sem muitas emoções.

Local: estádio de Franceville (35 mil lugares)

Público: 27.500 torcedores

Gols: nenhum

Imagem de Amostra do You Tube

Níger 0×1 Burquina Fasso

No outro confronto da chave, duas seleções que estiveram na Copa Africana de Nações 2013. E os visitantes mostraram mais qualidade, apesar de o placar ter sido pequeno. Depois de muitas tentativas de furar a retranca de Níger, o atacante Jonathan Pitroipa, do Rennes (França), salvou Burquina Fasso, por volta dos 35 minutos do segundo tempo, assegurando os três pontos para a equipe.

É importante lembrar que Burquina Fasso também perdeu três pontos nas eliminatórias 2014, por causa do zagueiro Herve Xavier Zengue, sem clube depois de ser demitido do Terek Grozny (Rússia). O problema começou em 2012, quando a Namíbia apelou à Corte Arbitral do Esporte, dizendo que Zengue não era inelegível para jogar pela seleção adversária, pois sequer havia vivido no país. De fato, ele não se encaixava nas regras da FIFA, pois conseguira o passaporte um dia antes do jogo, por ter se casado com uma local.

Local: estádio Général Seyni Kountché (35 mil lugares)

Público: 18 mil torcedores

Gol: Jonathan Pitroipa/BUQ (35′|2º)

Classificação

Congo caminha a bons passos para a classificação à fase final, uma surpresa na África. A equipe tem dez pontos, quatro a mais que Burquina Fasso, e enfrentará o adversário na próxima rodada (15 de junho de 2013), em casa. É o grande jogo do Grupo E. O Gabão, com quatro pontos, também tem chances de classificação, diferente de Níger, já eliminado.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede