Congo apenas empata com lanterna e perde vaga na fase final

Quando um time depende apenas de si para fins de classificação e tem pela frente justamente o lanterna, apesar de a partida ser na casa do adversário, espera-se que os visitantes somem três pontos. Foi exatamente isso que não aconteceu no Grupo E das Eliminatórias Africanas, pois o Congo conseguiu empatar com Níger, perdendo a chance de seguir adiante na competição e brigar por vaga inédita na Copa do Mundo.

Níger 2×2 Congo

Os donos da casa não tinham mais nenhum interesse em termos de posições, já que Níger estava garantido na lanterna da chave. Porém, a equipe não se rendeu ao Congo e abriu o placar aos 34 minutos do primeiro tempo.

Em grande jogada, o meia Mahamane Cissé, do Djoliba (Mali), avançou com a bola dominada e ganhou na corrida do zagueiro Francis N’Ganga, do Charleroi (Bélgica). Já dentro da área, ele ainda driblou outro adversário e tocou no canto do goleiro Barel Mouko, do Lille (França)! 1 a 0 Níger!

No segundo tempo, Congo voltou ao jogo depois de empatar. Aos 21 minutos, um atleta dos visitantes cruzou a bola na grande área, mas ficou fácil para um zagueiro afastar o perigo… Entretanto, o atleta de Níger falhou e deixou a bola passar, exatamente onde estava, livre de marcação, o atacante Fabrice N’Guessi, do Wydad Casablanca (Marrocos). Aí ele colocou no canto direito do goleiro Daouda Kassaly, do Chipa United (África do Sul)! Níger 1, Congo também 1!

O resultado animou os congoleses, que sabiam da importância dos três pontos e foram para cima em busca da vitória. Porém, a equipe deixou espaços na defesa, que Níger aproveitou… Aos 25 minutos, o atacante Daouda Kamilou, do JS Saoura (Argélia), recebeu lançamento longo, evitou a marcação do zagueiro Christopher Samba, do Dinamo Moscou (Rússia), e finalizou bonito da entrada da área, superando Mouko! 2 a 1 Níger!

No desespero, Congo começou a atacar sem precedentes, enquanto os nigerinos ficaram na defesa, mais do que satisfeitos com a vitória parcial. A principal estratégia dos visitantes eram as bolas alçadas na área, o que deu certo aos 31 minutos. A defesa de Níger não conseguiu afastar e a bola sobrou para um atleta congolês, que desviou de cabeça antes da chegada de Kassaly…

Porém, a bola tocou no travessão, mas no rebote estava bem posicionado o atacante Ulrich Kapolongo, do Qarabag (Azerbaijão), que mergulhou de cabeça e mandou para as redes! Os meias Souleymane Dela, do Mangasport (Gabão), e Karim Lassina, do Coton Sport (Camarões), estavam em cima da linha, mas não conseguiram evitar o empate! 2 a 2 Níger e Congo! Os visitantes ainda buscaram o gol da classificação, mas a partida terminou mesmo empatada…

Local: estádio Général-Seyni-Kountché (35 mil lugares)

Gols: Mahamane Cissé/NIG (34’|1º), Fabrice N’Guessi/CON (21’|2º), Daouda Kamilou/NIG (25’|2º) e Ulrich Kapolongo/COM (31’|2º)

Imagem de Amostra do You Tube

Classificação

O único ponto conquistado por Congo na última rodada deixou a equipe com 11, na segunda posição da chave, um ponto atrás de Burquina Fasso, classificada para a fase final. Completaram o Grupo E Gabão, com sete pontos, e o lanterna Níger, que somou quatro. O sorteio da fase final das eliminatórias africanas será feito no próximo dia 16 de setembro/2013 (segunda-feira).

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede