Etiópia vence e se classifica para a fase final

Os etíopes ganharam os jogos dentro de campo e alcançaram a classificação para a fase final com uma rodada de antecedência no Grupo A das Eliminatórias Africanas. Fato histórico para o país, o que não impediu a própria federação de ser elegante, como bem disse seu presidente, Sahilu Gebremariam: “Avaliamos a situação [do meia Manyahile Beyene] e realmente cometemos um erro [o atleta estava irregular]. Aceitamos a sanção da FIFA e não vamos apelar da decisão” – a entidade foi multada em 4.880 euros e perdeu os pontos do jogo diante de Botsuana.

Atuando fora de casa, a única solução para os etíopes era acompanhar a partida pela televisão. Num esforço tremendo da Agência de Rádio e Televisão da Etiópia (ERTA, inglês), os profissionais conseguiram transmitir o jogo, disputado no Congo, diante da instabilidade política na República Centro Africana.

Rep. Centro Africana 1×2 Etiópia

E não deve ter sido muito fácil para os torcedores etíopes acompanharem o primeiro tempo do jogo. Tudo porque, aos 23 minutos, um atleta centro-africano cobrou falta pela esquerda, colocando a bola na área. O goleiro Sisay Bancha, do Dedebit (Etiópia), deixou o gol na intenção de dar um soco na pelota, mas não conseguiu…

No meio da confusão, a bola sobrou para o zagueiro Salif Kéïta, do Difaa El Jadida (Marrocos), a poucos centímetros do gol, e aí foi só ele mandar para as redes vazias! 1 a 0 Rep. Centro Africana! No início do segundo tempo, aos três minutos, o alívio! Em bola levantada na área, a defesa centro-africana não demonstrou reação e o grande jogador da Etiópia, o atacante Saladin Said, do Lierse (Bélgica), dominou a bola na pequena área, mandando para as redes! Re. Centro Africana 1, Etiópia também 1!

O empate já classificava a Etiópia, mas os visitantes conseguiram a virada. Aos 16 minutos, um atleta fez jogada individual e deu passe dentro da área, encontrando meia Minyahill Teshome, do Saint George (Etiópia), totalmente livre de marcação. Ele esperou ainda alguns segundos para depois finalizar no cantinho esquerdo do goleiro Prince Samolah, do SCAF Bangui (Rep. Centro-Africana), que não alcançou a bola! 2 a 1 Etiópia!

Local: estádio Alphonse Massemba-Débat (40 mil lugares)

Gols: Salif Kéïta/RCA (23’|1º), Saladin Said/ETI (3’|2º) e Minyahill Teshome/ETI (16’|2º)

Imagem de Amostra do You Tube

Classificação

Com a vitória, a quarta em seis jogos, a Etiópia terminou a fase de grupos na liderança, com 13 pontos, indo para a disputa da vaga na Copa do Mundo 2014. A África do Sul ficou com 11 pontos, enquanto Botsuana somou sete e a República Centro Africana segurou a lanterna, com três pontos. O sorteio da fase final ocorrerá em 16 de setembro/2013 (próxima segunda-feira).

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede