Burquina Fasso ganha, mas será difícil levar a vaga

Quando os burquinenses souberam que enfrentariam a Argélia na fase final das Eliminatórias Africanas, em busca pela inédita Copa do Mundo, o treinador belga Paul Put logo tratou de elogiar o adversário: “É um sorteio equilibrado e vamos enfrentar uma grande nação. Temos de fazer nosso dever de casa e os atletas estão bem preparados. É uma grande oportunidade de classificar para a Copa do Mundo e a confiança de nossos jogadores depois de alcançar a fase final das eliminatórias e o vice-campeonato da Copa Africana de Nações 2013 nos motiva a nos esforçamos ao máximo em prol da vaga”.

O presidente da federação argelina, Mohamed Raouaraoua, estava confiante: “Estamos bem preparados. Há muitos atletas talentosos em nosso time, e que jogam em alto nível nos clubes. Estamos confiantes em conseguir a vaga na Copa do Mundo, mas Burquina Fasso está jogando bem e será um adversário difícil. Acreditamos em nossa experiência e isso está a nosso favor. Serão dois confrontos interessantes”.

O técnico bósnio da Argélia, Vahid Halilhodžić, deu a receita: “Evitamos Senegal, Camarões e especialmente o Egito, mas não tem problema. Será um embate equilibrado e precisamos jogar com seriedade e vigilância nas duas partidas. Temos de ser competitivos e é uma vantagem atuar em casa na volta. O time burquinense deixou ótima impressão na Copa Africana de Nações 2013 e tem atletas jogando juntos há algum tempo”, analisou.

Os burquinenses ainda ganharam um motivo a mais para se classificar. O governo do país anunciou bônus especial pela vaga na Copa do Mundo, embora não tenha revelado valores: “Eu, presidente da federação nacional, com o apoio do governo, darei prêmio pela classificação. A seleção vem mostrando que não há partida fora de casa e o time precisa jogar ao máximo em casa, fazendo muitos gols. Vamos utilizar os recusos necessários para os dois jogos e, já posso assegurar que o primeiro ministro nos instruiu nessa direção”, disse o mandatário da entidade nacional, Colonel Yacouba Ouedraogo.

Três dias antes da partida, o zagueiro Bakary Koné, do Lyon, um dos mais importantes do elenco burquinense, se mostrava confiante: “Tudo está saindo como planejado e os atletas chegaram cedo, dando tempo de nos prepararmos bem para o primeiro jogo. Todos os times que alcançaram este etapa não o fizeram por acaso e creio que as chances de classificação são iguais. Temos controle do nosso destino e o sonho de jogar um Mundial está na mente de todos os atletas. Não estamos nos pressionando, mas o melhor resultado é vencer em Ouagadougou, sem esquecer que há um segundo embate, na Argélia”.

O jogo

Como se esperava, a partida no estádio du 4 Août (40 mil lugares), na capital burquinense, foi bastante disputada. Tanto que o primeiro gol, dos anfitriões, só saiu nos acréscimos da etapa inicial. Aos 47 minutos, o lateral Jean-Noël Lingani, do Horoya AC (Guiné), teve espaço para cruzar e mandou a bola na área…

Com inteligência, o bom meia Jonathan Pitroipa, do Rennes (França), se desvencilhou da marcação adversária e apareceu livre dentro da grande área. Ele ainda conseguiu se antecipar ao goleiro Raïs M’Bolhi, do CSKA Sofia (Bulgária), a fim de mandar a pelota para dentro das redes argelinas, de cabeça! 1 a 0 Burquina Fasso! No início do segundo tempo, a defesa de Burquina Fasso tentava sair com a bola dominada…

Entretanto, um atleta da casa perdeu a bola num local perigoso, deixando-a com o meia Sofiane Feghouli, do Valencia. Ele se aproximou da grande área e abriu o jogo, na esquerda, para o atacante Islam Slimani, do Sporting Lisboa (Portugal). Ele driblou um adversário já dentro da área e tocou para Feghouli, que tirou o zagueiro Paul Koulibaly, do Al Shorta (Iraque), da jogada e finalizou bonito, no canto direito do goleiro Daouda Diakité, do CF Mounana (Gabão), sem chances de defesa! Burquina Fasso 1, Argélia também 1!

Aos 15 minutos, Burquina Fasso mostrou não ter sentido o empate e balançou as redes da Argélia pela segunda vez. Graça ao meia Djakaridja Koné, do Évian (França), que ganhou disputa no alto com o meia Hassan Yebda, do Granada (Espanha), já na intermediária de ataque, botou a bola na frente, se desvencilhando de um adversário, e entrou na grande área. Pela esquerda e com pouco ângulo, Koné não se intimidou e finalizou cruzado, superando M’Bolhi! 2 a 1 Burquina Fasso!

Parecia que agora os donos da casa teriam tranquilidade, mas a Argélia mais uma vez atrapalhou os planos burquinenses. Aos 23 minutos, o meia Saphir Taïder, da Internazionale de Milão (Itália), cobrou escanteio pela esquerda, colocando a bola na direção da primeira trave. Esperto, o zagueiro Carl Medjani, do Olympiakos (Grécia), aproveitou cochilo da defesa adversária e apareceu sozinho dentro da área, cabeceando para o chão  e no lado oposto de Diakité, sem chances! Burquina Fasso e Argélia, 2 a 2!

A partida caminhava para o fim e o empate era péssimo para Burquina Fasso. Eis que, aos 41 minutos, o árbitro zambiano Janny Sikazwe achou que a pelota tocou no braço do zagueiro Essaïdi Belkalem, do Watford (Inglaterra), que estava dentro da área, e marcou pênalti – lance polêmico! O atacante Aristide Bancé, do Fortuna Düsseldorf (Alemanha), teve a chance de dar a vitória aos anfitriões, arriscou tudo ao bater forte no meio do gol, mas acertou! Quase que Raïs M’Bolhi fez a defesa, chegando a tocar na bola! 3 a 2 Burquina Fasso, PLACAR FINAL!

Imagem de Amostra do You Tube

Depois do Apito

É claro que jogadores, comissão técnica e os 1.050 argelinos que estiveram nas arquibancadas ficaram desapontados com a derrota nos minutos finais, já que o empate era um excelente resultado. Mas é verdade que triunfo de 1 a 0 da Argélia sobre Burquina Fasso no jogo da volta, em casa, classifica o time.

Foi isso que Mohamed Raouaraoua, presidente da federação argelina, tentou mostrar a Vahid Halilhodžić, quando o abraçou após o fim da partida, ao perceber que o técnico bósnio ficara desanimado com a derrota. A Argélia continua favorita para alcançar a Copa do Mundo, mas Burquina Fasso ainda está viva, esperando qualquer falha do adversário!

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede