Jogos inesquecíveis na Copa do Mundo [Alemanha x Gana]

O dia 21 de junho será de decisão para alemães e ganeses. No estádio Castelão, em Fortaleza, europeus e africanos entrarão em campo pelo Grupo G da Copa do Mundo 2014 cada qual com seu objetivo: a Alemanha busca se aproximar da classificação e em primeiro lugar, enquanto Gana tem sua última chance de ainda sonhar com as oitavas de final.

A partida deve ser bem animada, assim como ocorreu no único confronto entre as seleções na história da Copa do Mundo até aqui. No Mundial da África do Sul, Alemanha e Gana também fizeram parte da mesma chave, na ocasião o Grupo D, ao lado de Austrália e Sérvia. Na última rodada da primeira fase, os africanos lideravam com quatro pontos, contra três da Alemanha e da Sérvia, que enfrentaria a lanterna Austrália, podendo somar três pontos – no fim, os sérvios foram derrotados.

Por esta razão, os alemães se lançaram ao ataque e levaram muito perigo logo no início, em jogada do atacante Lucas Podolski, que foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. O desvio de Jonathan Mensah quase foi ao gol ganês, e o goleiro Richard Kingson ainda desviou de leve a pelota para escanteio.

Gana aliava a velocidade de seus fortes jogadores com habilidade, também levando perigo, como num chute de dentro da área, bloqueado por Bastian Schweinsteiger. Mesut Özil, na época com 21 anos, sentiu a pressão ao receber passe livre dentro da área e finalizar em cima de Kingson.

Pouco depois, o baixinho Philipp Lahm salvou linda cabeçada de Asamoah Gyan, em cobrança de escanteio, praticamente em cima da linha, mantendo o placar inalterado. No segundo tempo, os dois goleiros continuaram a salvar suas equipes, até que aos 15 minutos a Alemanha ficou tranquila no jogo…

Özil recebeu ótimo passe de Thomas Müller e da entrada da área finalizou forte, no alto, sem chances para o goleiro de Gana! Os africanos ainda tentariam empatar, mas acabaram se classificando com a derrota de 1 a 0 e alcançando as quartas de final da Copa do Mundo – os alemães ficaram com o terceiro lugar. Embora Gana esteja um pouco mais fraca quatro anos depois, a partida de hoje deve ser tão apertada como a de 2010, a não ser que os europeus consigam rapidamente o primeiro gol.

Alemanha | Gana

Imagem de Amostra do You Tube

Os confrontos

Retrospecto geral: 2 vitórias da Alemanha e 1 empate

Em Copas: 1 vitória da Alemanha

Os times

Alemanha: Manuel Neuer, Philipp Lahm, Per Mertesacker, Arne Friedrich, Jérôme Boateng, Bastian Schweinsteiger, Sami Khedira, Thomas Müller, Mesut Özil, Lukas Podolski e Cacau [Técnico] Joachim Löw

Gana: Richard Kingson, John Paintsil, John Mensah, Jonathan Mensah, Hans Sarpei, Anthony Annan, Kevin Prince Boateng, Kwadwo Asamoah, Prince Tagoe, André Ayew e Asamoah Gyan [Técnico] Milovan Rajevac

Curiosidades

- Em 2010, o elenco alemão só teve jogadores atuando na liga nacional, com maioria do Bayern Munique, com sete nomes. Na Copa do Mundo do Brasil, são 16 atletas defendendo times da Bundesliga, mas o Bayern Munique mantém os sete jogadores na seleção nacional.

- 11 atletas continuam no elenco da Alemanha na Copa do Mundo 2014: Manuel Neuer, Sami Khedira, Bastian Schweinsteiger, Mesut Özil, Lukas Podolski Miroslav Klose, Thomas Müller, Philipp Lahm, Per Mertesacker, Toni Kroos e Jérôme Boateng. Prova de que o time chega ao Mundial com bastante experiência acumulada.

- Por sua vez, Gana manteve sete jogadores: Asamoah Gyan, Samuel Inkoom, Jonathan Mensah, Sulley Muntari, André Ayew, Kevin Prince Boateng e Kwadwo Asamoah, retirando da convocação alguns mais experientes que passaram do ponto.

- Em 2010, Gana tinha três jogadores atuando na obscura liga nacional (Daniel Adjei/Liberty Professionals; Stephen Ahorlu/Heart of Lions e Lee Addy/Berekum Chelsea). Quatro anos depois, apenas o goleiro Stephen Adams, do Aduana Stars, joga no próprio país.

- É a primeira vez que Gana vai à uma Copa do Mundo com um técnico local. James Kwesi Appiah foi precedido pelo sérvio Ratomir Dujkovic, que levou Gana às oitavas de final de 2006, quando caiu diante do Brasil, e pelo também sérvio Milovan Rajevac, quando os africanos atingiram as quartas de final e ficaram muito perto das semifinais, feito não alcançado em razão do pênalti perdido por Asamoah Gyan no último lance, na famosa mão na bola de Luiz Suárez. Pode ser que em 2014 Gana fique na fase de grupos pela primeira vez na história. Apenas uma coincidência, claro.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede