Jogos Inesquecíveis na Copa do Mundo [Alemanha x Portugal]

Alemanha e Portugal abrem o Grupo G da Copa do Mundo 2014, às 13h, em Salvador, para na teoria definir a liderança, apesar de estarem ao lado de Gana e Estados Unidos, que já não são mais bobos. A seleção de Joachim Löw estreia no torneio como uma das grandes favoritas ao título. As ausências de Marco Reus, cortado a poucos dias do início da competição com uma lesão no tornozelo, e Bastian Schweinsteiger, que deve ser poupado por conta de uma pancada no pé, dão esperança ao selecionado português.

E não é só isso. O grande astro e atual melhor jogador do mundo vai para o jogo. Cristiano Ronaldo não se recuperou totalmente das dores no joelho esquerdo, mas estará em campo. Fora isso, há a crença na Terrinha de que CR7 e companhia atuam melhor sob desconfiança e contra seleções poderosas, o que enche os lusos de orgulho.

Löw ainda não confirmou o time que inicia a caminhada na intenção de dar fim ao jejum de 24 anos sem título mundial, o que aumenta a angústia sobre a presença de Schweinsteiger. O volante do Bayern de Munique foi fundamental para a vitória alemã há oito anos, no único encontro entre as duas seleções em Copas.

O jogo valia o terceiro lugar da Copa da Alemanha, em 2006. Para Portugal, seria a melhor colocação já alcançada no torneio, após uma derrota doída para a França. Para os alemães, valia mais. Era o orgulho nacional em campo. A torcida reconheceu o esforço e a bela partida que os comandados de Jürgen Klinsmann fizeram com a Itália, que viria a ser a campeã, e aplaudiram a seleção após o apito final e a confirmação da vitória por 3 a 1. Esse apoio deu confiança ao time e principalmente a Schweinsteiger.

O dia 8 de julho ficou marcado para o jogador como uma de suas melhores atuações com a camisa alemã, senão a maior. Ainda jovem, na época com 21 anos, o camisa 7 jogava mais adiantado, próximo aos atacantes e ao gol, se aproveitando de sua mobilidade e chutes de média e longa distância. E foi assim que o placar foi construído…

Com três chutes de fora da área, Schweinsteiger deu a vitória aos alemães, contando com a ajuda do desvio de Petit no segundo gol. Poderia ser o hat-trick do craque, mas a súmula confirmou o gol contra português. Mas isso não apagou a noite mágica de Schweinsteiger e a memória do torcedor alemão, que espera vê-lo esta tarde em campo, arriscando seus chutes e passes magistrais. Nuno Gomes ainda teve tempo de descontar no fim. O atacante deixa saudades e uma lacuna no posto de camisa 9 português.

Imagem de Amostra do You Tube

Alemanha | Portugal

Retrospecto geral: 9 vitórias da Alemanha, 5 empates e 3 vitórias de Portugal
Em Mundiais: 1 vitória da Alemanha

Os times

Portugal: Ricardo, Paulo Ferreira, Ricardo Costa, Fernando Meira e Nuno Valente; Costinha, Maniche e Deco; Simão, Cristiano Ronaldo e Pauleta. [Técnico] Luis Felipe Scolari

Alemanha: Jens Lehmann, Philipp Lahm, Cristoph Metzelder, Robert Huth e Marcell Jansen; Torsten Frings, Sebastian Kehl, Bastian Schweinsteiger e Bernd Schneider; Lukas Podolski e Miroslav Klose. [Técnico] Jürgen Klinsmann

Curiosidades

- Em 2006, Portugal bateu o recorde de cartões amarelos. A equipe de Felipão não seguiu os apelos da FIFA pelo fair play e recebeu 24 advertências. Muito se deve ao duelo contra a Holanda, apelidado de Batalha de Nuremberg. Naquela partida foram nove amarelos e dois vermelhos.

- Dos 23 convocados do até então novato treinador, Jürgen Klinsmann, apenas o terceiro goleiro Timo Hildebrand não foi a campo na Copa realizada em seu país.

- Dois atacantes têm importantes recordes por suas seleções. Miroslav Klose, que esteve no duelo de 2006 e é reserva na Alemanha de 2014, é o atual melhor marcador de todos os tempos da seleção, com 69 gols em 132 jogos, um a mais que Gerd Müller. Cristiano Ronaldo, outro remanescente do confronto de oito anos atrás, também é o artilheiro de sua seleção, com 49 gols em 111 partidas, dois a mais que o lendário Pauleta, que jogou a partida de 2006.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede