Jogos Inesquecíveis na Copa do Mundo [Brasil x Croácia]

A seleção brasileira estreia hoje, 12 de junho, na Copa do Mundo 2014. Os olhos do planeta estarão voltados para a Arena Corinthians, para acompanhar o primeiro jogo da competição, entre os donos da casa e a Croácia. Neste dia, o Plano Tático também dá o pontapé inicial na produção de matérias especiais sobre a Copa do Mundo.

Serão vários textos, sobre demasiados assuntos, sejam eles dentro ou fora de campo. E o primeiro grande tema que o Plano Tático vai abordar serão os confrontos passados das seleções que irão se enfrentar nesta Copa do Mundo – logicamente, nem todas as equipes já jogaram entre si. Quais eram os jogadores à época das partidas, há alguma curiosidade? Qual foi o resultado? É isso tudo e mais um pouco que você, Apaixonado por Futebol Alternativo, ficará sabendo nas próximas semanas. Boa leitura!

Brasil | Croácia

Os confrontos

Retrospecto geral: 1 vitória do Brasil e 1 empate (2 gols brasileiros e 1 croata)

Em Mundiais: 1 vitória do Brasil

Brasileiros e croatas se enfrentaram apenas duas vezes na história. Na primeira oportunidade, a Croácia recebeu o Brasil no estádio Pojlud (35 mil lugares), na cidade de Split, onde 30 mil torcedores viram as equipes empatarem por 1 a 1, num amistoso disputado em 17 de agosto de 2005. O principal embate ocorreu na primeira fase da Copa do Mundo 2006.

Brasil e Croácia estiveram no Grupo F e a estreia das duas seleções foi no Olympiastadion, em Berlim, inaugurado em 1936 e reformado em 2006, para abrigar o torneio. Naquele 13 de junho, o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Kaká, aos 44 minutos do primeiro tempo. O Brasil terminaria a chave na liderança, com nove pontos nos três jogos, enquanto a Croácia foi terceira colocada, com apenas dois, atrás da Austrália, mas à frente do Japão.

Imagem de Amostra do You Tube

Os times

Brasil: Dida, Cafu, Juan, Lúcio, Roberto Carlos, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Zé Roberto, Emerson (ex-Grêmio), Ronaldo Fenômeno e Adriano [Técnico] Carlos Alberto Parreira

Croácia: Stipe Pletikosa, Dario Simic, Robert Kovac, Josip Simunic, Darijo Srna, Igor Tudor, Niko Kovac, Marko Babic, Niko Kranjcar, Ivan Klasnic e Dado Prso [Técnico] Zlatko Kranjcar

Curiosidades

Pode-se ver que nenhum jogador do time titular do Brasil na Copa do Mundo 2006 defende atualmente a seleção. Mas na Croácia a situação é bem diferente.

Stipe Pletikosa: o goleiro joga na seleção de seu país desde 1999 e será o titular na Copa do Mundo 2014. Pletikosa tem 35 anos, já participou de 111 partidas pela seleção croata, e defende atualmente o FC Rostov (Rússia).

Josip Simunic: o veterano zagueiro Josip Simunic, 36 anos, estaria na Copa do Mundo 2014, mas ele foi suspenso pela FIFA após, na visão da entidade, promover cânticos nazistas logo depois da classificação da Croácia na repescagem das Eliminatórias Eujropeias, diante da Islândia – cântico usado na Croácia durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi punido com dez jogos.

Darijo Srna: aos 32 anos, o meia tinha apenas 24 na Copa do Mundo 2006. Ainda defendendo o Shaktar Donetsk, Darijo Srna acumula 113 convocações pela Croácia, com 21 gols, sendo o jogador com mais partidas com a camisa da seleção.

Ivica Olic: o hoje experiente atacante, com 34 anos, tinha 26 quando enfrentou o Brasil há oito anos, começando no banco de reservas. Olic jogava no CSKA Moscou na época e atualmente defende as cores do Wolfsburg. São 92 jogos pela Croácia, com 18 gols, desde 2002.

Niko Kranjcar: o meia de 29 anos iria disputar a Copa do Mundo 2014, mas ele teve a perna lesionada no último dia 26 de maio e precisou ser cortado. Kranjcar tinha apenas 21 anos em 2006 e atuava no Hadjuk Split (Croácia). Hoje, ele veste as cores do Queens Park Rangers (Inglaterra), que vai disputar a elite inglesa em 2014/15.

Niko Kovac: naquele jogo de 2006, o meia foi o capitão da Croácia, mas acabou substituído aos 41 minutos do primeiro tempo. Curiosamente, Kovac, 42 anos, é simplesmente o técnico da Croácia no Mundial 2014. Ele encerrou a carreira em 2009, no Red Bull Salzburg (Áustria), e comandava a seleção sub-21 croata antes de chegar ao time principal, em 16 de outubro/2013, para os jogos da repescagem.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede