Jogos inesquecíveis na Copa do Mundo [Coreia do Sul x Bélgica]

A rodada final do Grupo H será de muita emoção. A sequência de Copa do Mundo 2014 para a Bélgica já está garantida, pois o time confirmou a classificação às oitavas de final com uma rodada de antecedência. Para a Coreia do Sul, entretanto, a disputa ainda está em aberto, apesar de os asiáticos estarem na lanterna da chave, com apenas um ponto.

As duas equipes se enfrentaram poucas vezes na historia, sendo o primeiro embate apenas em 12 de junho de 1990, na abertura do Grupo E da Copa do Mundo. Na ocasião, a Bélgica marcou duas vezes diante dos sul-coreanos, não levou nenhum gol e seguiu adiante na competição, enquanto a Coreia do Sul perdeu as três partidas – Espanha e Uruguai completaram a chave.

Oito anos mais tarde, ocorreu o outro confronto entre Coreia do Sul e Bélgica em Copas do Mundo. No Mundial da França 1998, os dois times dividiram a chave com Holanda e México, mas ambos terminaram eliminados na fase de grupos. Na rodada final, europeus e asiáticos se encontraram na esperança de conseguir uma vaga no mata-mata…

Com mais técnica, os belgas não demoraram muito para inaugurar o placar, logo aos sete minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, um jogador da Bélgica tentou finalizar de cabeça, mas a defesa afastou. A sobre ficou o atacante Luc Nilis, que mandou um forte chute, sem chances de defesa!

No segundo tempo, a Coreia do Sul teve ótima chance, mas o meia Yoo Sang-chul, mesmo ficando cara a cara com o goleiro belga após ótimo passe, finalizou em cima do adversário. Luc Nilis também teria outra oportunidade, mas dessa vez chutou na trave, mesmo a poucos centímetros do gol adversário! O gol sul-coreano só saiu aos 26 minutos, após cobrança de falta…

Yoo Sang-chul se esticou todo e conseguiu desviar a bola para as redes com a ponta da chuteira. As duas equipes ainda tiveram chances de saírem vencedoras, mas os jogadores erraram o alvo e ambos acabaram eliminadas da Copa do Mundo 1998. Algo que poderá ser diferente em 2014, caso a Coreia do Sul vença a Bélgica por 3 a 0 e Argélia e Rússia fiquem empatados. Difícil de acontecer, não é mesmo?

Coreia do Sul | Bélgica

Imagem de Amostra do You Tube

Os confrontos

Retrospecto geral: 2 vitórias da Bélgica e 1 empate

Em Mundiais: 1 vitória da Bélgica e 1 empate

Os times [1998]

Bélgica: Philippe Vande Walle, Lorenzo Staelens, Gordan Vidovic, Vital Borkelmans, Marc Wilmots, Luis Oliveira, Luc Nilis, Nico van Kerckhoven, Enzo Scifo, Philippe Clement e Eric Deflandre [Técnico] Georges Leekens

Coreia do Sul: Kim Byung-Ji, Choi Sung-Yong, Lee Min-Sung, Kim Do-Keun, Choi Yong-Soo, Seo Jung-Won, Lee Sang-Hun, Kim Tae-Young, Ha Seok-Ju e Hong Myung-Bo [Técnico] Cha Bum-Kun

Curiosidades

- Incrível coincidência, mas os atuais técnicos de Coreia do Sul e Bélgica se enfrentaram na Copa do Mundo 1998. O zagueiro Hong Myung-Bo tinha 29 anos na época e foi titular na partida contra a Bélgica – hoje tem 45 anos e comanda a seleção nacional desde 2013. Marc Wilmots também atuou de titular, no meio-campo, quando tinha a mesma idade. Também aos 45 anos, Wilmots comanda a Bélgica desde 2012.

- Em 1998, a Bélgica contou com o atacante Luís Oliveira, natural de São Luís, não Maranhão. Eele defendeu o modesto Tupan (Maranhão) nas divisões de base e nem se profissionalizou no Brasil, mas com a camisa do Anderlecht. Luís Oliveira, hoje com 45 anos, jogou por vários times italianos de menor expressão, até encerrar a carreira em 2011, pelo Muravera, time das divisões inferiores da Itália.

- O elenco da Bélgica mudou muito de 1998 para 2014. No Mundial da França, apenas cinco jogadores atuavam no exterior, o que é o oposto atualmente. No elenco chamado por Marc Wilmots, apenas três jogadores defendem clubes belgas, todos considerados reservas.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede