Jogos inesquecíveis na Copa do Mundo [Estados Unidos x Alemanha]

A Arena Pernambuco recebe hoje um jogo decisivo para a classificação do Grupo G da Copa do Mundo 2014. Daqui a pouco, às 13h, Estados Unidos e Alemanha entram em campo com objetivo bem claro: confirmar os dois primeiros lugares na chave. As duas equipes somam quatro pontos, mas a vantagem é dos europeus, que têm melhor saldo de gols (4 contra 1).

Um simples empate leva ambas as equipes às oitavas de final, mas se alguém perder terá de ficar de olho na outra partida do grupo, entre Portugal e Gana. E, de acordo com a história, a situação dos Estados Unidos é mais complicada. Desde o primeiro confronto, em 13 de junho de 1993, os estadunidenses venceram três partidas, mas foram derrotados em seis.

Alemanha e Estados Unidos também já jogaram por Copa do Mundo. Na França 1998, as equipes ficaram no Grupo F e fizeram a estreia na competição, com vitória da Alemanha por 2 a 0 – os europeus foram os primeiros colocados, com sete pontos, enquanto os norte-americanos ficaram na lanterna, sem ponto.

Quatro anos mais tarde, as seleções se encontraram numa fase bem mais adiantada. Já nas quartas de final da Copa do Mundo da Coreia do Sul/Japão 2002, a Alemanha encarou os Estados Unidos em Ulsan. Os estadunidenses sabiam de sua inferioridade, mas foi Landon Donovan que levou perigo pela primeira vez, obrigando Oliver Kahn a fazer defesa no canto direito após chute da entrada da área.

Pouco depois, o mesmo Donovan teria outra grande chance, mas mesmo estando cara a cara com Oliver Kahn, o jogador dos Estados Unidos perdeu o gol, chutando em cima do adversário, que também saiu muito bem da área. Aos 39 minutos do primeiro tempo, o meia Michael Ballack aproveitou falha da defesa adversária e subiu no meio dos zagueiros para cabecear às redes, após cobrança de falta.

Mais tarde, Miroslav Klose subiu sozinho, mas cabeceou na trave, com o goleiro adversário já sem chance de fazer a defesa. No segundo tempo, o zagueiro Gregg Berhalter teve a chance ao finalizar de dentro da pequena área, mas Kahn foi brilhante e fez defesa milagrosa! A bola ainda bateu num zagueiro alemão, em cima da linha.

Mesmo com toda a pressão estadunidense e os erros de contra-ataque da Alemanha, mais ninguém conseguiu marcar até o fim dos 90 minutos e a Alemanha seguiu adiante – iria até a final, quando perdeu para o Brasil por 2 a 0. No embate de 2014, os Estados Unidos parecem mais fortes do que o de 12 anos atrás, mas o jogo vai ser bastante movimentado. Será que os dois vão se classificar ou haverá surpresas?

Alemanha | Estados Unidos

Imagem de Amostra do You Tube

Os confrontos

Retrospecto geral: 3 vitórias dos Estados Unidos e 6 vitórias da Alemanha

Em Mundiais: 2 vitórias da Alemanha

Os times [2002]

Alemanha: Oliver Kahn, Thomas Linke, Sebastian Kehl, Christoph Metzelder, Torsten Frings, Bernd Schneider, Dietmar Hamann, Christian Ziege, Michael Ballack, Oliver Neuville e Miroslav Klose [Técnico] Rudi Völler

Estados Unidos: Brad Friedel, Tony Sanneh, Eddie Pope, Gregg Berhalter, Pablo Mastroeni, Frankie Hedjuk, Claudio Reyna, John O’Brien, Eddie Lewis, Brian McBride e Landon Donovan [Técnico] Bruce Arena

Curiosidades

- Miroslav Klose é o único jogador dos elencos de 2002 que ainda está jogando uma Copa do Mundo. Aos 36 anos, o atacante da Lazio marcou um gol na competição e se igualou a Ronaldo Fenômeno na artilharia geral das Copas, com 15 gols. É bem provável que ele ultrapasse o brasileiro.

- Em 2002, os Estados Unidos tinham três jogadores atuando na Alemanha: Frankie Hejduk (Bayer Leverkusen), Steve Cherundolo (Hannover 96) e Tony Sanneh (Nürnberg). 12 anos depois, são quatro jogando na Bundesliga: John Brooks (Hertha Berlim), Julian Green (Bayern Munique), Timothy Chandler (Hannover 96) e Fabian Johnson (Hoffenheim).

- A seleção alemã ficou mais estrangeira entre 2002 e 2014. Na Copa da Ásia, apenas três jogadores atuavam no exterior, sendo dois na Inglaterra e um na França. Atualmente, são sete em outros países, com destaque para a Inglaterra (quatro).

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede