Copa do Mundo 2018: jovens promessas [Holanda]

A seleção

Outras seleções

Alemanha | Argentina | França

O mais brasileiro do futebol europeu tem sofrido com a mesma realidade que pode ser encontrada no Brasil. Sem poderio financeiro, os clubes da Eredivisie (nome oficial do Campeonato Holandês) são obrigados a vender precocemente seus talentos, a maioria deles abaixo dos 23 anos. Para piorar, o dinheiro recebido com as vendas não é suficiente para manter os elencos competitivos contra as maiores potências do continente na Liga dos Campeões da UEFA e na Liga Europa. O resultado são anos de jejum de títulos de peso fora da Holanda.

Entretanto, o técnico da Holanda na Copa do Mundo 2014, Louis Van Gaal, olhou com carinho para o futebol local. As três principais equipes do país (Ajax, PSV Eindhoven e Feyenoord) cederam jogadores. Todos eles jovens, que corresponderam e conquistaram o honroso terceiro lugar. Na Copa do Mundo 2018, as estrelas Arjen Robben, Wesley Sneijder e Robin Van Persie terão 34 anos e três Copas disputadas. Experiência suficiente para ser mesclada com uma juventude que pede passagem.

As promessas da Holanda

 Mickey van der Hart

Data de nascimento: 13 de junho de 1994 (20 anos)

Clubes: Ajax (2012-2014), Go Ahead Eagles (2014-atual)

Em 2013/14: uma partida como titular

Sem espaço no Ajax, Mickey van der Hart foi emprestado ao Go Ahead Eagles buscando uma sequência maior de jogos na elite do futebol holandês. O goleiro disputou 27 partidas pela equipe B do clube de Amsterdã, mas no atual elenco do tetracampeão ele esbarra na forte concorrência de Jasper Cillessen, titular na última Copa do Mundo. Campeão holandês sub-19 e vice do torneio NextGen Series, ambos em 2011/12, Mickey van der Hart fechou o ano sendo coroado como Talento do Futuro do Ajax.

A única partida de Mickey van der Hart pela equipe principal do Ajax foi o duelo contra o ASWH Ambacht na Copa da Holanda, vencido por 4 a 1. Pelas seleções de base, ele disputou a Copa do Mundo sub-19 em 2013, sendo titular da equipe eliminada ainda na primeira fase. O goleiro se destaca em duelos de um contra um, jogadas aéreas e reflexos. O jovem é neto do ex-zagueiro Cor van der Hart, que defendeu o Ajax entre 1947 e 1950.

——————————————————————————-

Joshua Brenet

Data de nascimento: 20 de março de 1994 (20 anos)

Clubes: PSV Eindhoven (2012-atual)

Em 2013/14: 17 partidas (15 como titular, com dois gols)

Com excelente vigor físico, Joshua Brenet pode apoiar o ataque e voltar rapidamente, com o mesmo fôlego, para compor a defesa. O lateral-direito de 1,81m do PSV Eindhoven também aparece no ataque durante o escanteio, o que lhe rendeu dois gols em 2013/14. Joshua Brenet não é violento e até o momento não foi advertido com cartão amarelo em 24 partidas pelos profissionais, somando as seis da temporada 2014/15.

Com grande velocidade, ele chega facilmente à linha de fundo e tem bom cruzamento, tanto que um deles resultou em gol em 2012/13. Joshua Brenet tem ainda bom desarme e bom drible. Na equipe profissional, ele não conquistou títulos, mas no time sub-19 venceu a Copa da Holanda. Joshua Brenet serve as seleções de base desde a categoria sub-18 e acumula experiência em competições internacionais da UEFA.

——————————————————————————-

Stefano Denswil

Data de nascimento: 7 de maio de 1993 (21 anos)

Clubes: Ajax (2012-atual)

Em 2013/14: 28 partidas (24 como titular, com dois gols marcados)

Zagueiro forte e rápido, Stefano Denswil estreou pela equipe principal do Ajax em outubro de 2012. O jogo era válido pela Copa da Holanda e o garoto mostrou personalidade, marcando um gol logo em sua primeira partida entre os profissionais. Antes disso, Stefano Denswil já havia conquistado a Eredivisie sub-19 e chegado à final do torneio NextGen Series, o equivalente à Liga dos Campeões da UEFA para atletas até 20 anos. O título acabou ficando com a Internazionale de Milão nos pênaltis, após empate de 1 a 1, mas o gol do Ajax foi marcado por Stefano Denswil, em cobrança de falta.

Em 2013, em sua segunda partida na Liga dos Campeões, contra o Milan, Stefano Denswil marcou de cabeça no empate de 1 a 1. O zagueiro tem em seu currículo dois títulos holandeses pelo time profissional do Ajax.

Na equipe de Amsterdã foram 33 jogos, com três gols marcados e apenas quatro cartões amarelos recebidos, o que evidencia a boa marcação feita por ele. Stefano Denswil é constantemente chamado para as seleções de base desde a categoria sub-15. Entretanto, a promessa ainda não atuou pela seleção principal.

——————————————————————————-

 Karim Rekik

Data de nascimento: 2 de dezembro de 1994 (19 anos)

Clubes: Manchester City (2011), Portsmouth (2012), Blackburn Rovers (2013), PSV Eindhoven (2013-atual)

Em 2013/14: 31 partidas (todas como titular, com um gol)

Comprado pelo Manchester City das categorias de base do Feyenoord, Karim Rekik sofre com a grande e qualificada concorrência na equipe inglesa. Buscando preparar o jovem potencial para o futuro, os Citizens o emprestaram para Portsmouth e Blackburn Rovers. Nas duas equipes foram 13 partidas no total, o que acabou não justificando o empréstimo.

Então, Karim Rekik chegou ao PSV Eindhoven para enfim ter oportunidade de mostrar o seu futebol. No clube holandês, foi titular absoluto e apesar da pouca idade foi um dos destaques da equipe vice-campeã nacional. Karim Rekik defendeu seleções de base desde a categoria sub-16 até a sub-21. Ele chegou a integrar a pré-lista de convocados de Louis Van Gaal para a Copa do Mundo 2014, mas acabou não vindo para o Brasil. Bom nas jogadas áreas, com muita força e bom posicionamento, Karim Rekik ainda pode atuar como lateral-esquerdo.

——————————————————————————-

 Jetro Willems

Data de nascimento: 30 de março de 1994 (20 anos)

Clubes: Sparta Rotterdam (2011), PSV Eindhoven (2011-atual)

Em 2013/14: 38 partidas (todas como titular, com quatro gols)

As boas atuações de Jetro Willems em apenas 15 partidas com a camisa do Sparta o levaram ao PSV Eindhoven em agosto de 2011. Porém, por pouco o clube de Eindhoven não perdeu a chance de contar o jogador. Sir Alex Ferguson, então técnico do Manchester United, procurava alguém para substituir Patrice Evra e via no holandês o nome ideal. Muito técnico, o lateral-esquerdo caminha para se tornar um dos mais completos da posição, isso com apenas 20 anos.

Duas honras individuais pertencentes a Jetro Willems podem ajudar a mostrar o quão precoce é o lateral-esquerdo do PSV Eindhoven. Quando estreou na Liga Europa contra o Hapoel Tel-Aviv (Israel) em 2011, Jetro Willems se tornou o holandês mais jovem a jogar a competição. Ele também é o atleta mais jovem a disputar a Eurocopa, feito realizado em 2012.

Jetro Willems ainda foi campeão europeu sub-17 em 2011. No ano seguinte estreou pela seleção principal e até hoje foram 11 partidas. Entretanto, o jogador acabou ficando de fora da Copa do Mundo 2014 devido a uma grave lesão no joelho.

——————————————————————————-

Jorrit Hendrix

Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1995 (19 anos)

Clubes: PSV Eindhoven (2013-atual)

Em 2013/14: 26 partidas (19 como titular)

Zagueiro que atua como volante, Jorrit Hendrix tem boa mobilidade para um grandalhão de 1,90m. A altura é um diferencial nas jogadas aéreas. Somado a isso, o jogador tem bom desarme, bom senso de posicionamento e marcação. Dessa forma, Jorrit Hendrix pode atuar à frente da zaga sem comprometer, dando mais segurança aos meias para atacarem e garantindo a proteção do gol.

Em sua primeira temporada como profissional, Jorrit Hendrix foi bem. Jovem e atuando na defesa, era de se esperar um jogador afoito e faltoso. Mas Jorrit Hendrix terminou 2013/14 com apenas um cartão amarelo recebido. Campeão europeu sub-17 em 2012, Jorrit Hendrix também defendeu a seleção sub-19, em 2013.

——————————————————————————-

 Adam Maher

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 20 de julho de 1993 (21 anos)

Clubes: AZ Alkmaar (2010-13), PSV Eindhoven (2013-atual)

Em 2013/14: 37 jogos (30 como titular, com cinco gols)

Adam Maher tem certamente um dos futuros mais promissores do futebol europeu. Extremamente talentoso, o jogador pode atuar em diferentes posições no meio de campo. Seu excelente controle de bola o permite conduzi-la em velocidade, fazendo rapidamente a transição da defesa para o ataque. A técnica apurada é vista em passes precisos, bom posicionamento, apoio tanto à defesa quanto ao ataque e chutes de média e longa distância.

Adam Maher estreou profissionalmente – em grande estilo – em dezembro de 2010, pelo AZ Alkmaar, na Liga Europa. Ele marcou um gol e se tornou o holandês mais jovem a balançar as redes no torneio. O bom desempenho nas três temporadas defendendo o clube onde foi formado (94 partidas e 22 gols) fez o PSV Eindhoven gastar 6,5 milhões de euros em 2013 para contratá-lo, com vínculo de cinco anos. O único título conquistado foi a Copa da Holanda 2012/13. Atualmente, Adam Maher é especulado nos grandes clubes ingleses.

A joia é presença constante em seleções de base desde a categoria sub-15. Em 2009, disputou a Copa do Mundo sub-17. Adam Maher foi ainda premiado com o troféu Johan Cruyff, dado ao melhor jogador jovem do Campeonato Holandês 2012. Além disso, ele integrou a equipe ideal da Eurocopa sub-21 de 2013. Na seleção principal foram cinco partidas até o momento.

——————————————————————————-

Tonny Vilhena

Tonny Vilhena

Data de nascimento: 3 de janeiro de 1995 (19 anos)

Clubes: Feyenoord (2011-atual)

Em 2013/14: 37 partidas (34 como titular, com seis gols)

De ascendência angolana, Tonny Vilhena é o cérebro do meio de campo do Feyenoord. O jogador é canhoto e faz uma boa tabelinha com Jean-Paul Boëtius pela faixa esquerda do gramado. A revelação da equipe de Roterdã vem se consolidando como um dos fortes candidatos a comandar a Holanda em um futuro próximo. Até o início da temporada 2014/15, eram 74 partidas com dez gols e dez assistências.

Tonny Vilhena detém o recorde de jogador mais jovem a marcar dois gols no mesmo jogo na Eredivisie. Aos 18 anos e 31 dias, ele alcançou a façanha contra o Willem II, na partida que terminou em 3 a 1. Em abril de 2014, jornais da Inglaterra apontaram-no como alvo do Manchester United.

O bicampeonato europeu sub-17 em 2011 e 2012, sendo no primeiro artilheiro da competição, e a Eurocopa sub-19 2013 dão experiência internacional a Tonny Vilhena, que ainda não estreou pela seleção principal.

——————————————————————————-

Davy Klaassen

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 21 de fevereiro de 1993 (21 anos)

Clubes: Ajax (2011-atual)

Em 2013/14: 42 partidas (39 como titular, com 12 gols)

Prêmios, troféus, conquistas… Palavras que se tornaram comuns na ainda curta carreira de Davy Klaassen. O meia-atacante do Ajax pode se dar ao luxo de ter em casa um lugar reservado para os seus feitos. Antes de conquistar o tricampeonato holandês e a Copa Eusébio, competição amistosa preparatória para a temporada, o agora camisa 10 já acumulava feitos na base. Entre outros torneios, Davy Klaassen foi campeão da Eredivisie na categoria júnior e eleito talento do futuro do clube, ambos em 2011. Já em 2014, mais dois troféus: talento do ano do Ajax e do futebol holandês.

Davy Klaassen já vestiu a camisa pelos profissionais 52 vezes, marcando 13 gols. Ele tem no currículo passagens pelas seleções sub-16, 17,19 e 21. Na principal, foi apenas um jogo, o que valeu para Davy Klaassen se tornar o centésimo jogador a debutar pela Laranja Mecânica enquanto defende o Ajax.

Bom finalizador e com apurada visão de jogo, Davy Klaassen se destaca também pela movimentação, aproveitando os espaços livres do campo. Não é difícil vê-lo se infiltrando entre o zagueiro e o lateral, ficando cara a cara com o goleiro.

——————————————————————————-

Jean-Paul Boëtius

Data de nascimento: 22 de março de 1994 (20 anos)

Clubes: Feyenoord (2012-atual)

Em 2013/14: 32 partidas (26 como titular, com 11 gols)

Atacante rápido, habilidoso, abusado e ambidestro, Jean-Paul Boëtius tem ajudado o Feyenoord a se reerguer nos últimos anos com belas atuações. O jogador é peça fundamental nos contra-ataques e nas jogadas de lado de campo. Agudo, o camisa 7 não se intimida com a marcação e em sua segunda temporada nos profissionais evoluiu muito. Em 2013/14, o jogador se tornou mais objetivo e, buscando os companheiros, distribuiu nove assistências. Na atual temporada já foram seis jogos, sem nenhum gol marcado.

Jean-Paul Boëtius tem passagem pelas seleções sub-17, 19 e 21. Ele disputou apenas o amistoso contra a França pela Laranja Mecânica principal – 2 a 0 para os franceses. O curto período com o elenco que se preparava para a Copa do Mundo 2014 chamou a atenção de Louis Van Gaal. O treinador colocou o nome da promessa do Feyenoord na lista preliminar, mas no final optou por deixar o jovem de fora.

——————————————————————————-

Jürgen Locadia

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 7 de novembro de 1993 (20 anos)

Clubes: PSV (2011-atual)

Em 2013/14: 41 partidas (31 como titular, com 17 gols)

Atacante que alinha bem força e velocidade, Jürgen Locadia estreou na Eredivisie da melhor maneira possível para um atacante. Em 2012/13, ele entrou aos 23 minutos do segundo tempo contra o VVV-Venlo. Tempo suficiente para o jogador marcar três gols e se tornar o primeiro debutante a marcar três vezes desde 1969.

Com 1,90m, Jürgen Locadia não é aquele atacante trombador, caneludo, que só empurra a bola para o gol. O jogador tem qualidade para buscar o jogo fora da área, fazer jogadas de lado de campo e ser lançado em profundidade. Em 2014/15 são cinco partidas e três gols.

Em três anos no profissional, Jürgen Locadia participou de duas conquistas do PSV Eindhoven: Copa da Holanda de 2011/12 e Supercopa Holandesa 2012, ambas ainda sem figurar no time titular. Em 70 partidas, marcou 32 vezes e deu 12 assistências. Comparado a Patrick Kluivert, Jürgen Locadia tem experiência nas seleções de base, sendo chamado desde a categoria sub-17.

Dentro de campo

Nesta equipe holandesa, os dois zagueiros são canhotos, porém, Stefano Denswil é mais versátil e poderia atuar pelo lado direito. Com a presença de Jorrit Hendrix como primeiro volante, Adam Maher teria mais liberdade para subir ao ataque. O principal jogador da equipe ajudaria Joshua Brenet pelo lado direito e flutuaria pelos espaços do campo, já que marca e apoia com excelência.

O lado esquerdo seria muito forte, uma vez que Jetro Willems tem qualidade para atacar e defender, Tonny Vilhena é um excelente meia criativo e Jean-Paul Boëtius poderia fechar a ala, marcando o lateral adversário e formando um 4-5-1 quando a equipe fosse atacada. Do outro lado, Davy Klaassen, além de criar jogadas para Jürgen Locadia defini-las em gol, poderia surgir por trás da zaga, visto que tem qualidade nas infiltrações. Jürgen Locadia jogaria mais fixo dentro da área, apesar de ter boa movimentação. O seu poder de finalização aliado a três grandes assistentes poderia ser fundamental para as vitórias do time.

Outras joias

Menno Koch: zagueiro do PSV Eindhoven, 20 anos. O jogador integrou o elenco que venceu a Eurocopa sub-17 de 2011 e participou da campanha do Mundial da categoria no mesmo ano. Pelo profissional, jogou apenas pela equipe B, que disputa a segunda divisão.

Nathan Aké: zagueiro, lateral-esquerdo e volante do Chelsea, 19 anos. Bicampeão do Mundial sub-17 (2011 e 2012), ele ainda foi eleito o jogador jovem do Chelsea na temporada 2012/13. Polivalente, a promessa do Blues esteve em campo sete vezes pela equipe inglesa.

Kyle Ebecilio: meia do Twente, 20 anos. Com passagens na base por Feyenoord e Arsenal, chegou ao Twente em 2013. Antes já havia conquistado a Eurocopa sub-17 de 2011, sendo artilheiro com três gols, ao lado de Tonny Vilhena, e eleito melhor jogador do torneio.

Rai Vloet: meia-atacante do PSV Eindhoven, 19 anos. Estreante na equipe principal em 2014/15, o jogador foi campeão europeu sub-17 em 2012 e disputou o torneio em 2013, pela categoria sub-19. Ele é filho de Wiljan Vloet, diretor-técnico do Sparta Rotterdam.

Richairo Zivkovic: atacante do Ajax, 17 anos. O prodígio estreou na Eredivisie em 2012/13, com apenas 16 anos, defendendo o Groningen. Após duas temporadas, disputou 39 jogos e marcou 11 gols. Em 2014, chegou ao clube de Amsterdã por 2,5 milhões de euros.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede