Copa do Mundo 2018: jovens promessas [Alemanha]

Passada a euforia e o sucesso da Copa do Mundo 2014 (exceto o resultado em campo da seleção brasileira), é hora de as equipes pensarem na Copa do Mundo 2018. E, por causa disso, o Plano Tático inicia hoje esta Série de Reportagem sobre o futuro das principais seleções.

Serão apenas prognósticos, uma vez que grandes jogadores terão idade avançada para disputar o torneio em alto nível e craques consagrados tiveram a última chance de mostrar talento em solo brasileiro. A intenção nos próximos 12 textos, um por semana, é montar seleções com jogadores que jamais jogaram a Copa do Mundo, com idade até 21 anos e que podem debutar já na próxima edição ou até nas próximas Olimpíadas, em 2016. Veja os países que serão contemplados.

Outras seleções

Argentina | Holanda | França

A seleção

A primeira seleção sub-21 a ser projetada é a Alemanha, atual campeã da Copa do Mundo e, de antemão, favorita a manter o título daqui a quatro anos. Com um trabalho nas categorias de base que começou a ser ministrado há 14 anos e se mantém até hoje com grandes resultados, os alemães formam jogadores talentosos aos montes.

Por conta da organização, investimentos em longo prazo, aprimoramento dos conhecimentos técnicos e táticos e infraestrutura, os germânicos são admirados pelos amantes do futebol. Para a montagem da lista abaixo, foram levados em consideração vários critérios, como passagem por seleções de base, títulos e prêmios conquistados, carreira no profissional e prestígio na Europa. Boa leitura!

Medalha Fritz Walter. Prêmio anual concedido aos melhores jovens talentos da Alemanha em três categorias: sub-17, sub-18 e sub-19. Nomes como Manuel Neuer, Toni Kroos, Mario Götze e Marc Ter Stegen já conquistaram a honraria.

As promessas da Alemanha

Timo Horn

Data de nascimento: 12 de maio de 1993 (21 anos)

Clubes: Colônia B (2010-12) e Colônia (2011-atual)

Jogos em 2013/14: 35 partidas (todas como titular)

É difícil imaginar a camisa 1 da atual campeã com outro dono depois da grande Copa do Mundo e da regularidade que Manuel Neuer tem mantido embaixo das traves. Além disso, a vaga de reserva imediato tem como dono umas das grandes revelações nos últimos anos: Marc Andre Ter-Stegen, que vai para a sua primeira temporada no Barcelona. Com isso, o terceiro posto fica em aberto e um grande nome que pode assumi-lo é Timo Horn.

O titular absoluto do Colônia já disputou duas temporadas, ambas na segunda divisão, sendo campeão em 2013/14. O bom posicionamento e a agilidade juntam-se à sua capacidade de interceptar jogadas aéreas, se beneficiando dos seus 1,93 cm de altura. Em 70 partidas, Timo Horn sofreu 54 gols. O goleiro tem passagens por seleções de base, tendo disputado a Eurocopa sub-21 de 2013. Pretendido pelo Benfica, ele já avisou que não vai deixar o Colônia.

——————————————————————————————–

Kevin Akpoguma

Data de nascimento: 19 de abril de 1995 (19 anos)

Clubes: Karlsruher (2010-12) e Hoffenheim (2013-atual)

Jogos em 2013/14: nenhuma partida

Vencedor da Medalha Fritz Walter na categoria sub-18 em 2013 e titular da equipe campeã da Eurocopa sub-19 de 2014, Kevin Akpoguma surge como uma grande promessa para vestir a camisa da seleção principal em breve. Com a aposentadoria de Philipp Lahm, abre-se brecha na lateral e Akpoguma, que é zagueiro de origem e joga de maneira semelhante a Jérome Boateng, é um dos cotados a assumir a vaga.

De ascendência africana (o pai é nigeriano), é alto, muito forte, rápido e obediente taticamente. Akpoguma ainda tem muito a evoluir, mas o título da terceira divisão pelo Karlsruher (foi formado e alçado aos profissionais lá, em 2012/13), o vice- campeonato da Eurocopa sub-17 de 2012 e a conquista da Eurocopa sub-19 mostram que o jogador está se acostumando a disputar títulos. Pelo Karlsruher foram oito partidas e um gol marcado.

——————————————————————————————–

Jonathan Tah

Data de nascimento: 11 de fevereiro de 1996 (18 anos)

Clubes: Hamburgo (2011-atual)

Jogos em 2013/14: 20 partidas (17 como titular)

O zagueiro, que se destaca pelo vigor físico (tem 1,92 cm) e pela velocidade, estreou em uma temporada difícil para o Hamburgo. O clube, que jamais foi rebaixado na Bundesliga, terminou a competição em 16º lugar e teve de disputar os playoffs de despromoção contra o Greuter Fürth para permanecer na elite.

O camisa 28 tem boa experiência na equipe profissional e ainda não foi advertido com cartões. Jonathan Tah é também o jogador mais jovem na história do clube a atuar na liga nacional, quando tinha apenas 17 anos e 5 meses. O defensor já despertou o interesse do Liverpool, mas o clube inglês não conseguiu contratá-lo em janeiro, já que a proposta de 9 milhões de euros não agradou aos dirigentes do Hamburgo.

——————————————————————————————–

Niklas Süle

Data de nascimento: 3 de setembro de 1995 (18 anos)

Clubes: Darmstadt (2009-10) e Hoffenheim (2010-atual)

Jogos em 2013/14: 28 partidas (23 como titular, com cinco gols)

Quem poderia compor a zaga alemã ao lado de Jonathan Tah é Niklas Süle. Mesmo sendo destro, o defensor do Hoffenheim pode atuar em ambos os lados do campo. Apesar dos 18 anos, o jogador de 1,95 cm está em sua segunda temporada pela equipe e entrou em campo 32 vezes entre os profissionais, tendo anotado cinco gols.

O desarme e o posicionamento são os pontos fortes. Assim como seu hipotético companheiro de defesa alemã, Niklas Süle já despertou interesse do futebol inglês. O Arsenal, famoso por montar times com jovens jogadores, ofereceu 8 milhões de euros para levar a joia de Hoffenheim para Londres, mas a oferta foi rejeitada. Niklas Süle serve às seleções de base desde a categoria sub-16. Ao todo já foram mais de 30 jogos vestindo a camisa alemã, com participação na campanha do vice-campeonato da Eurocopa sub-17, em 2012.

——————————————————————————————–

Christian Günter

Data de nascimento: 28 de fevereiro de 1993 (21 anos)

Clubes: Freiburg (2010-atual)

Jogos em 2013/14: 37 partidas (31 como titular)

Lateral rápido, ágil e forte, Christian Günter fez boa temporada pelo Freiburg, se firmando como titular e ajudando a equipe do técnico Christian Streich a terminar a competição em 14º lugar, permanecendo na Bundesliga. O gol contra marcado no empate com o Eintracht Frankfurt, ocasionado de rebote do goleiro, não diminuiu as expectativas da diretoria sobre o camisa 30, que renovou contrato até o meio de 2019.

Com 1,84 cm, Christian Günter manteria elevada a média de altura do time. O jogador já foi convocado para oito amistosos da seleção principal e entrou em campo apenas uma vez. A joia do Freiburg participou do amistoso contra a Polônia, que terminou em 0 a 0. Em duas temporadas no profissional, ele soma 45 partidas, deu uma assistência e recebeu seis amarelos. O jogador tem média de apenas 1,3 faltas cometidas por jogo. Christian Günter tem no currículo ainda cinco partidas pela seleção sub-20.

——————————————————————————————–

Johannes Geis

Data de nascimento: 17 de agosto de 1993 (20 anos)

Clubes: Greuther Fürth (2008-12) e Mainz 05 (2013-atual)

Jogos em 2013/14: 34 partidas (32 como titular, com um gol)

À frente dos zagueiros pelo lado direito, um exemplo do chamado ”volante moderno”. Johannes Geis marca e sai para o jogo. Com grandes atributos, tem a visão de jogo que culmina em precisos lançamentos, o que ocasionou cinco assistências na última temporada. A mesma precisão é vista também para recuperar a bola.

O jogador tem média de apenas 1,3 faltas cometidas por partida e recebeu quatro cartões amarelos em 31 partidas pela Bundesliga. A versatilidade, podendo jogar em diferentes posições no meio de campo e em diversos esquemas táticos, aumenta ainda mais o valor de Johannes Geis. Antes de chegar ao Mainz 05, ele passou pelo Greuther Furth, clube onde foi formado e conquistou a segunda divisão alemã, na temporada 2011/12.

——————————————————————————————–

Emre Can

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 12 de janeiro de 1994 (20 anos)

Clubes: Eintracht Frankfurt (2008-09), Bayern Munique (2009-13), Bayer Leverkusen (2013/14) e Liverpool (2014-atual)

Jogos em 2013/14: 39 partidas (32 como titular, com quatro gols)

A maior esperança deste time alemão atende pelo nome de Emre Can. Assim como Sami Khedira e Mesut Özil, o agora jogador do Liverpool tem ascendência turca, algo que vai se consolidando como uma receita de sucesso em terras germânicas. Aos 20 anos, Emre Can foi caso raro na Bundesliga.

Formado no todo-poderoso Bayern Munique, fez o caminho inverso ao de muitos jogadores e deixou o gigante da Baviera. Em apenas uma temporada com a camisa do Bayer Leverkusen, Emre Can chamou a atenção dos ingleses pelos seus bons passes e marcação, resultando em uma incrível capacidade de destruir e iniciar jogadas, além da versatilidade.

Na temporada passada, Can chegou a atuar como lateral esquerdo em oito partidas. Por tudo isso, os Reds desembolsaram 12 milhões de euros para contar com o jogador, que deve disputar uma vaga no meio de campo ao lado da estrela Steven Gerrard. Foi vencedor da Medalha Fritz Walter sub-17 em 2011.

——————————————————————————————–

Max Meyer

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 18 de setembro de 1995 (18 anos)

Clubes: Duisburg (2008-10) e Schalke 04 (2010-atual)

Jogos em 2013/14: 41 partidas (29 como titular, com sete gols)

Quem vê o camisa 7 do Schalke 04, baixinho para os padrões alemães (1,69), rápido, habilidoso, de dribles e passes curtos, pode imaginar que se trata de um legítimo meia sul-americano despontando na Bundesliga. Mas o jogador em questão é Max Meyer, que o clube de Gelsenkirchen encontrou no Duisburg e vai lapidando com cuidado.

O meia ganha cada vez mais espaço e prestígio na equipe de Jens Keller, admirador de seu futebol, mesmo com a concorrência de Kevin Prince Boateng. Em duas temporadas, foram 47 partidas disputadas, sete gols marcados e seis assistências. Com tanta expectativa em torno do jovem talento, que chegou a integrar a pré-lista de Joachim Löw no Mundial 2014, os Azuis Reais trataram de renovar o contrato de Meyer até 2018.

Com isso, esfriaram a ambição de clubes do continente em contar com o jogador – o Chelsea foi um dos que mostraram interesse. Em 2012, Max Meyer foi eleito o melhor jogador da Eurocopa sub-17, competição em que foi artilheiro com três gols. Coroou o ano com a Medalha Fritz Walter de prata na categoria.

——————————————————————————————–

Leon Goretzka

Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1995 (19 anos)

Clubes: Bochum (2008-13) e Schalke 04 (2013-atual)

Jogos em 2013/14: 32 partidas (15 como titular, com cinco gols)

Ao lado do consolidado Julian Draxler, campeão mundial este ano, e de Max Meyer, Leon Goretzka completa o trio de ouro do Schalke 04. O jogador tem no currículo uma Medalha Fritz Walter de ouro na categoria sub-17, conquistada dois anos atrás. Com excelente domínio e controle de bola, além de passes precisos, o camisa 8 vai amadurecendo e se prepara para sua terceira temporada na Bundesliga.

Em 2012/13, ano da estreia entre os profissionais, Goretzka defendeu o Bochum, na segunda divisão. Foram 36 jogos, quatro gols marcados e uma assistência, desempenho que lhe valeu transferência para Gelsenkirchen. O jogador chegou com moral entre os torcedores, já que preteriu o maior rival Borussia Dortmund para assinar com o Schalke 04. No novo clube, foram 32 jogos, cinco gols e uma assistência.

Uma virtude de Leon Goretzka é flutuar pelo meio de campo, compondo a linha defensiva, fazendo a ligação entre defesa e ataque. Goretzka pode ainda ajudar os flancos no ataque, principalmente o esquerdo, e aparecer como elemento surpresa para finalizações de média e longa distância. O jogador marcou um gol no empate de 1 a 1 contra a Holanda, na final da Eurocopa sub-17, em 2012. Porém, o título escapou nas penalidades.

——————————————————————————————–

Maximilian Arnold

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 27 de maio 1994 (20 anos)

Clubes: Wolfsburg (2011-atual)

Jogos em 2013/14: 31 partidas (30 como titular, com sete gols)

Muita disposição, velocidade e uma canhota poderosa. Estes são os principais atributos que colocam Maximilian Arnold nesta seleção. O camisa 27 dos Lobos é também o atleta mais jovem a atuar e a marcar pela equipe profissional, num total de 40 jogos e dez gols com a assinatura de Arnold.

O talento do jogador chamou a atenção e rendeu elogios até de rivais na Bundesliga. Jürgen Klopp, técnico do Borussia Dortmund, o descreveu como ”um dos maiores talentos” que já viu. Além disso, o jovem é bastante elogiado por ser determinado nos treinamentos, um dos últimos a deixar as atividades. Maximilian Arnold foi campeão da Bundesliga sub-19, com 11 gols anotados e sete assistências em 17 partidas pelo Wolfsburg em 2012/13, temporada de estreia na categoria principal.

——————————————————————————————–

Timo Werner

Data de nascimento: 6 de março 1996 (18 anos)

Clubes: Stuttgart (2011-atual)

Jogos em 2013/14: 35 partidas (18 como titular, com cinco gols)

Se Miroslav Klöse se aposentou em grande estilo, tornando-se o maior artilheiro em Mundiais, a Alemanha prepara mais um matador para o futuro. Timo Werner já desponta no Stuttgart e é uma das maiores promessas do futebol local. Em sua primeira temporada entre os profissionais, o atacante participou de 35 jogos, vindo 17 deles do banco.

Como ponta esquerda, Timo Werner marcou cinco gols e deu três assistências. O jogador também foi chamado para disputar uma partida pela equipe B do Stuttgart, na terceira divisão, e deixou sua marca. Assim como Thomas Müller, artilheiro da equipe alemã nas duas últimas Copas, com cinco gols, Werner pode jogar como falso 9, já que se movimenta bastante e tem poder de finalização. Timo Werner recebeu a Medalha Fritz Walter de ouro na categoria sub-17 no ano passado, quando marcou 13 vezes em dez partidas.

Dentro de campo

Nesta hipotética formação, a movimentação seria a receita do sucesso. Os jogadores têm qualidade para atuar em diversas posições ao longo da partida e a alternância poderia criar uma variável enorme de jogadas. Começando lá na frente, no comando de ataque, Timo Werner cairia pelas pontas, abrindo espaço dentro da grande área para a penetração dos velozes meias. No meio, Maximilian Arnold teria liberdade para flutuar e buscar a bola, criando as jogadas e buscando espaço para os tiros de longa distância, além de alternar posição com Max Meyer e Leon Goretzka. Os dois meias abertos fariam as jogadas de linha de fundo ou entrariam nas diagonais para receber em condições de bater cruzado em direção ao gol.

Goretzka, que sabe atuar mais recuado, ainda seria responsável por compor o meio de campo, podendo inverter com Emre Can ou até mesmo liberando Christian Günter para atacar. As subidas de Günter ao campo ofensivo seriam cobertas por Can, que já atuou como lateral esquerdo e pode ocupar o espaço enquanto o companheiro auxilia o ataque. Pelo lado direito, como Meyer é bastante agudo, Kevin Akpoguma ficaria mais preso na marcação e seria ajudado por Johannes Geis. O volante poderia iniciar os ataques com bons passes na saída de bola ou em lançamentos longos.

Outras joias

Devido ao intenso desenvolvimento das categorias de base na Alemanha, o que culminou também no título da Copa do Mundo 2014, nomes que podem desabrochar em um futuro próximo ficaram de fora desta lista, que, lembrando, é apenas uma projeção. Vale a pena um olhar detalhado para os seguintes jogadores:

Niklas Stark: volante do Nürnberg, 19 anos. Capitão da equipe campeã europeia sub-19, atuou como zagueiro e deu conta do recado. Combina bem força e velocidade.

Andre Hoffmann: volante do Hannover, 21 anos. Especulado no Tottenham nesta janela, tem como características a marcação e o desarme.

Yannick Gerhardt: volante do Colônia, 20 anos. Um dos destaques na campanha de acesso que foi coroada com o título, o jogador foi até Lisboa negociar com o Benfica, mas optou por disputar a Bundesliga desta temporada pelo clube que ajudou a promover.

Nico Schulz: meia e lateral esquerdo do Hertha Berlim, 21 anos. Versátil, tem como pontos fortes a velocidade e a finalização.

Marc Stendera: meia armador do Eintracht Frankfurt, 18 anos. É o camisa 10 e principal jogador da seleção campeã da Eurocopa sub-19 de 2014. Criativo, finaliza bem e se movimenta bastante.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede