Copa do Mundo 2018: jovens promessas [Bélgica]

Outras seleções

Alemanha | Argentina | Holanda | França

Espanha | Uruguai

A provável sensação da Copa do Mundo de 2014 não correspondeu. O futebol bonito e envolvente da Bélgica visto nas Eliminatórias Europeias foi substituído por pragmatismo e, até certo ponto, medo. Na Copa do Mundo 2018, a equipe do técnico Marc Wilmots vai estar mais experiente e preparada para lidar com a pressão. O rótulo de surpresa já ficou para trás, mas a escola belga ainda forma bons valores. A Eurocopa 2016 pode contribuir para o amadurecimento do elenco.

As promessas da Bélgica

Davy Roef

Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1994 (20 anos)

Clubes: Anderlecht (2013-atual)

Em 2013/14: uma partida

Um nome para dar continuidade à boa escola de goleiros. Michel Preud´homme, considerado um dos maiores da posição, se destacou nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente, Thibaut Courtois e Simon Mignolet defendem a meta belga com brilhantismo. Os dois devem disputar a Copa do Mundo 2018, como titular e primeiro reserva, respectivamente. Davy Roef é forte candidato a assegurar a última vaga.

Com apenas duas partidas entre os profissionais, Davy Roef ainda é uma aposta, mas a frieza e a segurança contam a seu favor. Em 2013, o Anderlecht venceu a Viareggio Cup, torneio sub-21, que contou com 48 equipes. O goleiro foi eleito o melhor da posição no campeonato. Ele tem contrato com o clube até meados de 2017.

Davy Roef integrou os elencos do Anderlecht que conquistaram dois títulos belgas (2012/13 e 2013/14) e uma Supertaça da Bélgica (2014). O goleiro defende os Diabos Vermelhos desde a categoria sub-16, mas ainda não estreou pela seleção principal.

———————————————————————–

Brandon Mechele

Data de nascimento: 28 de janeiro de 1993 (21 anos)

Clubes: Club Brugge (2012-atual)

Em 2013/14: 28 partidas (26 como titular)

Zagueiro que também atua como lateral-direito, Brandon Mechele dá mais proteção aos defensores e goleiros e liberdade ao setor ofensivo. O bom senso de posicionamento, a marcação e a eficiência nas jogadas aéreas são os principais atributos do jogador. Em 38 partidas, ele recebeu apenas cinco cartões amarelos e deu uma assistência.

Revelado pelo Club Brugge, Brandon Mechele assumiu a titularidade em um período complicado. Jogadores mais experientes da posição conviviam com lesões e suspensões e coube ao garoto a tarefa de substituí-los.

É o dono da posição em uma das linhas de defesa mais jovens do futebol belga, que conta com Matthew Ryan (22 anos), Thomas Meunier (23), Björn Engels (20) e Laurens de Bock (22). Brandon Mechele vestiu a camisa da seleção belga somente na equipe sub-21. O jogador estendeu o contrato com o Club Brugge até meados de 2017.

———————————————————————–

Björn Engels

Data de nascimento: 15 de setembro de 1994 (20 anos)

Clubes: Club Brugge (2012-atual)

Em 2013/14: 35 partidas (todas como titular, com cinco gols)

Björn Engels não tem chamado atenção apenas por marcar e desarmar os adversários. Com seis gols e duas assistências em 44 partidas, o zagueiro do Club Brugge, de 1,94m, tem sido a peça surpresa nos ataques da equipe. Aliado a isso está o razoável número de oito cartões amarelos e um vermelho recebidos.

Mas o defensor teve início terrível. A primeira partida de Björn Engels entre os profissionais foi contra o Bordeuax, pela Liga Europa, em 2012. Ele entrou no intervalo e com apenas um minuto em campo marcou um gol contra. De lá para cá, o jogador vem amadurecendo e se consolidou como titular absoluto da equipe belga.

Junto com seu companheiro de zaga, Brandon Mechele, Björn Engels é um dos símbolos do projeto do Club Brugge em tornar referência as academias de formação de atletas, esquecidas nos últimos anos. Em um histórico recente, o clube vinha produzido promessas em número bem abaixo dos principais rivais – Anderlecht, Standard Liège e Genk. O zagueiro tem passagens pelas seleções sub-17, sub-18 e sub-19, mas ainda não estreou pela principal.

———————————————————————–

Dino Arslanagic

Data de nascimento: 24 de abril de 1993 (21 anos)

Clubes: Lille (2010-11), Standard Liège (2011-atual)

Em 2013/14: 29 partidas (28 como titular)

Zagueiro seguro e de bom porte, Dino Arslanagic se destaca também pela regularidade e disciplina. Em 50 partidas com a camisa do Standard Liège, recebeu apenas cinco cartões amarelos e jamais foi expulso. Com 1,94m, Dino Arslanagic é bom nas jogadas aéreas e ajudou a equipe marcando um gol e dando uma assistência.

Formado no Lille, ele chegou ao clube belga sem ter disputado uma partida pela equipe principal francesa. Apesar disso, é titular absoluto em sua terra natal. Segundo jornais belgas e portugueses, Dino Arslanagic é especulado no Porto para suprir a saída de Eliaquim Mangala. O zagueiro tem contrato até meados de 2018.

Dino Arslanagic é convocado para as seleções de base desde a categoria sub-15 e disputou a Eurocopa sub-19 em 2011. Com dupla cidadania – belga e bósnia –, o defensor pode escolher por qual país atuar, já que ainda não jogou por nenhuma seleção principal.

———————————————————————–

Jonas Heymans

Data de nascimento: 6 de fevereiro de 1993 (21 anos)

Clubes: Standard Wetteren (2010-12), Lierse (2012), AZ Alkmaar (2013), Willem II (2013-atual)

Em 2013/14: 12 partidas (todas como titular, com cinco gols)

Lateral de bom apoio ao ataque, Jonas Heymans foi revelado pelo Standard Wetteren e, após duas temporadas, se transferiu para o Lierse, também da Bélgica, país onde atuou em 64 partidas e contribuiu com três assistências. O bom futebol contrastava com o alto número de cartões recebidos – foram 15 amarelos e um vermelho. Os pontos fortes do jogador são velocidade, marcação e cabeceio.

Comprado pelo AZ Alkmaar, Jonas Heymans conseguiu mostrar suas características ofensivas no futebol holandês e ser mais disciplinado, diminuindo as advertências. Ele disputou 23 partidas pela equipe sub-21, onde se adaptou ao futebol local. Logo foi repassado ao Willem II, que disputava a segunda divisão, para adquirir experiência.

O empréstimo deu certo e Jonas Heymans conquistou o título da liga de acesso em 2013/14, sendo um dos principais nomes da equipe na reta final da competição, com cinco gols marcados e duas assistências. Comprado em definitivo pelo Willem II, Jonas Heymans joga atualmente a Eredivisie, a primeira divisão do futebol holandês. O lateral-esquerdo representa a Bélgica desde a categoria sub-15, mas ainda não atuou pela seleção principal.

———————————————————————–

Julien de Sart

Data de nascimento: 23 de dezembro de 1994 (19 anos)

Clubes: Standard Liège (2013-atual)

Em 2013/14: 29 partidas (23 como titular, com dois gols)

Diferente do estereótipo de volante brucutu, Julien de Sart dá proteção à zaga com boas interceptações e sabe sair para o jogo com elegância e cabeça erguida. Com técnica refinada, ele distribui bons passes na faixa central do campo. O jogador trabalha com as duas pernas, tem boa chegada ao ataque e já deu três assistências. Defensivamente, recebeu quatro cartões amarelos e foi uma vez expulso.

Julien de Sart é filho do ex-jogador, treinador e atual diretor esportivo do Standard Liège, Jean François de Sart. No clube desde os oito anos, foi campeão belga sub-17 em 2010/11. O volante estendeu o contrato até 2019. Pelas seleções de base, Julien de Sart é relacionado desde a categoria sub-16 e integrou os elencos que tentaram a classificação para as Eurocopas sub-19 e sub-21. O volante ainda não foi chamado para a seleção principal.

———————————————————————–

Youri Tielemans

Data de nascimento: 7 de maio de 1997 (17 anos)

Clubes: Anderlecht (2013-atual)

Em 2013/14: 35 partidas (25 como titular, com dois gols)

Volante de excelente controle de bola, transição defesa/ataque e lançamentos. O bom vigor físico permite marcação mais efetiva. Youri Tielemans possui precisão nos passes com ambos os pés, iniciando os ataques do Anderlecht. O jogador demonstra confiança e maturidade dentro de campo, ainda que seja pouco experiente.

Em outubro de 2013, Youri Tielemans se tornou o jogador mais jovem a atuar Champions League, com 16 anos, quatro meses e 25 dias. Apesar da pouca idade, foi peça constante na conquista dos títulos do Campeonato Belga 2013/14 e das Supertaças da Bélgica (2013 e 2014). Até o momento, Youri Tielemans atuou em 45 jogos, marcou três vezes e deu sete assistências. O jogador recebeu apenas dois cartões amarelos.

Desde o ano passado, Youri Tielemans é convocado para a seleção sub-21, saltando as categorias inferiores. Desejado por muitos clubes europeus, ele esteve perto de assinar com o Benfica, que tem o nome do volante como prioridade para reforçar o time nos próximos anos.

———————————————————————–

Yannick Ferreira Carrasco

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 4 de setembro de 1993 (21 anos)

Clubes: Monaco (2012-atual)

Em 2013/14: 22 partidas (17 como titular, com quatro gols)

Meia-atacante com potencial para se tornar um dos jogadores mais completos. Veloz e ambidestro, o camisa 17 da equipe monegasca tem consciência tática, ajudando na marcação, boa técnica, na qual se percebe o bom poder de finalização e de assistência. Em 56 partidas, Yannick Ferreira Carrasco marcou 12 vezes e contribuiu com 11 passes que terminaram em gol. Apesar da tarefa defensiva, na qual acompanha as subidas dos laterais e pressiona as saídas de bola adversárias, recebeu apenas cinco cartões amarelos.

Campeão da segunda divisão francesa, Yannick Ferreira Carrasco deve ter mais oportunidades no time titular, que perdeu suas principais estrelas – os colombianos James Rodríguez e Falcao García, podendo se desenvolver e assumir o protagonismo.

Cobiçado pela Roma no início de agosto de 2014, Yannick Ferreira Carrasco optou por não sair e renovou o contrato com o Monaco até 2019. O motivo da permanência é o projeto ambicioso do clube do principado, no qual ele será um dos pilares. Yannick Ferreira Carrasco é presença nas seleções de base da Bélgica desde a categoria sub-15. Sem atuar pela principal, ele ainda pode defender a seleção portuguesa.

———————————————————————–

Dennis Praet

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 14 de maio de 1994 (20 anos)

Clubes: Anderlecht (2011-atual)

Em 2013/14: 46 partidas (38 como titular, com cinco gols)

Certamente um dos jogadores mais promissores do mundo. Excelente camisa 10, Dennis Praet tem muita habilidade, movimentação – por ambos os lados –, bons passes e finalização. Dono de técnica e visão de jogo apuradas, seus passos com a camisa do Anderlecht são monitorados pelos maiores clubes da Europa. Manchester United, Chelsea, Liverpool, Borussia Dortmund e Milan são só alguns dos prováveis destinos do atleta.

Na estreia pelos profissionais, Dennis Praet ajudou a equipe com duas assistências. Até o momento são 22, somadas a 13 gols, em 102 jogos. Pela primeira rodada da Champions League 2014/15, Dennis Praet marcou contra o Galatasaray, na Turquia, mas o Anderlecht cedeu o empate nos acréscimos.

Pelas seleções de base, o atleta veste a camisa dos Diabos Vermelhos desde a categoria sub-15. Além de três títulos do Campeonato Belga, Dennis Praet também conquistou três vezes a Supercopa da Bélgica e o torneio preparatório AEGON Future Cup, disputado em Amsterdã, no qual foi eleito melhor jogador, em 2011.

———————————————————————–

Zakkaria Bakkali

Imagem de Amostra do You Tube

Data de nascimento: 26 de janeiro de 1996 (18 anos)

Clubes: Standard Liège (2010-11), PSV Eindhoven (2011-atual)

Em 2013/14: 23 partidas (11 como titular, com quatro gols)

Baixinho rápido, abusado e habilidoso. Zakaria Bakkali tem apenas 18 anos e mesmo alternando momentos na equipe profissional e no sub-19 do PSV Eindhoven, já foi convocado para uma partida da seleção principal belga. Zakaria Bakkali atuou 12 minutos contra o País de Gales, no duelo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2014, que terminou empatado em 1 a 1. O pouco tempo em campo valeu para torná-lo o jogador mais jovem a atuar com a camisa da Bélgica. A joia, de descendência marroquina, poderia jogar pela seleção africana, mas optou por defender os Diabos Vermelhos.

Precoce, o atacante estreou nos profissionais em 2013/14 e teve bom desempenho para um jovem iniciante. Zakaria Bakkali anotou três gols contra o NEC, em partida vencida por 5 a 0, e é o atleta mais jovem a marcar um hat-trick na Eredivisie (Campeonato Holandês).

Ambidestro, Zakaria Bakkali pode jogar em ambos os lados do campo, explorando a velocidade e os dribles rápidos. Ainda em formação, o atacante precisa evoluir na parte defensiva. O principal ponto fraco é a jogada aérea, já que tem apenas 1,64m. Com um elenco cheio de jogadores para a posição, o PSV Eindhoven convocou-o para a equipe B, que disputa a segunda divisão. Até agora, a promessa esteve em campo em cinco oportunidades, marcando um gol.

———————————————————————–

Mitchy Batshuayi

Data de nascimento: 2 de outubro de 1993 (20 anos)

Clubes: Standard Liège (2011-14), Olympique de Marseille (2014-atual)

Em 2013/14: 49 partidas (41 como titular, com 23 gols)

Centroavante forte, rápido e, claro, goleador, Mitchy Batshuayi estourou cedo no futebol. Com apenas 20 anos, ele acumula 120 partidas com a camisa do Standard Liège, clube pelo qual marcou 44 gols e deu 13 assistências. Por outro lado, o atacante recebeu muitos cartões – dez amarelos e dois vermelhos – números altos para um jogador de ataque.

O desafio agora é repetir o sucesso na França em 2014/15. Mitchy Batshuayi foi comprado por cerca de 6 milhões de euros. No Olympique de Marseille ele ainda é reserva, mas tem sido utilizado e já entrou em campo cinco vezes vindo do banco. Mitchy Batshuayi nasceu na Bélgica e é descendente de congoleses. Ele foi o vencedor do prêmio Belgian Ebony Shoe 2014, que é dado ao melhor jogador africano ou de origem africana do Campeonato Belga.

No currículo, Mitchy Batshuayi tem a experiência do título da Copa da Bélgica, na temporada 2010/11. Além disso, representa o país europeu na seleção sub-21: em 12 partidas, marcou seis gols. A promessa não jogou pela equipe principal até o momento.

Dentro de campo

A defesa sólida, formada por três zagueiros de origem e um lateral-esquerdo que sabe defender e é bom na bola aérea, dá confiança ao meio e ao ataque. Jonas Heymans recompõe bem a parte defensiva, mas ele é ainda melhor apoiando, já que marca gols e serve bem os companheiros.

Os dois volantes saem para o jogo, sabem fazer a transição da bola entre a defesa e o ataque e se apresentam como opções para os meias. Tanto Julien de Sart quanto Youri Tielemans têm qualidade para trabalhar com ambos os pés e, por isso, podem alternar de posição. Defensivamente, Julien de Sart funciona melhor como primeiro volante, jogando mais recuado. Youri Tielemans ocupa a faixa central, combatendo os meias adversários.

Na frente, os três meias são de muita movimentação. Zakaria Bakkali e Yannick Ferreira Carrasco podem alternar os lados. Os dois também fazem jogadas de linha de fundo e assim serviriam o goleador Mitchy Batshuayi. O cérebro do time, Dennis Praet, teria liberdade para flutuar pelo meio. O meia pode jogar em todas as três posições do meio-campo e tem inteligência para explorar os espaços vazios do gramado.

Outras joias

Leander Dendoncker: volante do Anderlecht, 19 anos. Versátil, pode jogar como zagueiro. Os principais atributos do jogador são desarmes, jogadas aéreas e força. Campeão do torneio Viareggio Cup 2013, serve as seleções de base desde a categoria sub-16.

Hannes van der Bruggen: volante do Gent, 21 anos. Jogador de mobilidade e distribuição de jogo, também aparece próximo à área para finalizar. Em 89 partidas, marcou quatro gols e deu seis assistências.

Thorgan Hazard: meia do Chelsea, emprestado ao Borussia Mönchengladbach, 21 anos. Irmão do astro da seleção belga, Eden Hazard, o caçula da família foi revelado pelo Lens e comprado por apenas 500 mil euros pelo gigante inglês. Meia armador, de bons chutes e passes, jogou duas temporadas emprestado ao Zulte Waregem, de seu país natal. Lá disputou 89 partidas, marcando 20 gols e dando 30 assistências.

Massimo Bruno: meia-atacante do Red Bull Leipzig, emprestado ao Red Bull Salzburg, 21 anos. Com muita velocidade, gosta de jogar aberto. Ambidestro, finaliza bem de longa distância. Após se destacar no Anderlecht, onde jogou 85 partidas, marcou 23 gols e deu 18 assistências, foi comprado pelo Red Bull Leipzig por 5 milhões de euros.

Siebe Schrijvers: atacante do Genk, 18 anos. Rápido e de bom cabeceio, joga como centroavante. Precisa de apenas um toque para marcar e é perigoso em cobranças de falta. Defendeu as seleções sub-16, sub-17 e sub-19. No profissional do clube, marcou dois gols e deu três assistências, em 28 aparições.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede