Champions League 2016/17: 4 alternativos ainda brigam por alguma coisa [5ª rodada]

Os cinco times alternativos que o Plano Tático segue de perto na Champions League tiveram altos e baixos. E a maioria ainda sonha com algo na competição. São três que têm chance de disputar a Liga Europa, embora já estejam eliminados na Champions League. E o Copenhagen permanece querendo uma vaga nas oitavas de final. Veja tudo o que aconteceu com os alternativos e os dois gols brasileiros na 5ª rodada da fase de grupos!

Outros textos da Champions League 2016/17

Lincoln Red Imps | Os estreantes | 1ª fase preliminar

Ida da 2ª fase preliminar | Volta 2ª fase preliminar

Ida da 3ª fase preliminar | Volta da 3ª fase preliminar

Ida dos Playoffs | Volta dos Playoffs

Fase de Grupos. 1ª rodada | 2ª rodada | 3ª rodada

Fase de Grupos. 4ª rodada

Gols brasileiros

Raffael de Araújo, do Borussia Mönchengladbach

O Borussia Mönchengladbach (Alemanha) está garantido na Liga Europa, mas eliminado na Champions League. Diante do Manchester City, quase 46 mil torcedores viram o time da casa abrir o placar aos 23 minutos. Pela esquerda, um jogador se aproximou da área e cruzou. A bola desviou num atleta do time inglês e sobrou para o meia-atacante Raffael de Araújo, 31 anos (é da base do Juventus/SP, mas se profissionalizou no Chiasso/Suiça). De frente para o gol e com liberdade, o brasileiro dominou, ajeitou e emendou um chutaço, sem chance de defesa!

Imagem de Amostra do You Tube

Douglas Costa, do Bayern Munique

O Bayern Munique sofreu a grande zebra da rodada da Champions League ao perder para o estreante Rostov (Rússia) fora de casa. Mas até que o jogo começou bem para os alemães, que abriram o placar aos 35 minutos. A jovem promessa portuguesa Renato Sanches recebeu na esquerda, perto da linha lateral, e encarou a marcação.

Ele invadiu a área e cruzou rasteiro, mas ninguém conseguiu completar. Era uma bola fácil de o Rostov tirar da área, mas um jogador dos anfitriões jogou-a na direção de Douglas Costa. Dentro da área, ele chutou colocado no alto, quase que um defensor do time russo tira de cabeça, mas não deu!

Imagem de Amostra do You Tube

Os alternativos

Ludogorets Razgrad 0×0 Basel | Grupo A

No Campeonato Búlgaro. Após 14 rodadas, o Ludogorets Razgrad lidera a liga nacional com 37 pontos (12v, 1e, 1d), três a mais que o Levski Sofia. A distância aumentou em relação à última rodada da Champions League.

Os búlgaros do Ludogorets queriam repetir a partida da Champions League 2014/15, quando a equipe venceu o Basel (Suiça) por 1 a 0 em casa, sua única vitória na fase de grupos do torneio. Porém, os anfitriões ficaram bem longe disso, já que preferiram se fechar na defesa. O Ludogorets só chutou cinco vezes, nenhuma na direção do gol, enquanto os suíços tiveram 11 chances, cinco no alvo.

O Ludogorets só não perdeu para o Basel por causa do goleiro Vladislav Stoyanov, que salvou os búlgaros em pelo menos cinco lances claros para os suíços. O empate até deixa o time da Bulgária na frente do Basel pelos critérios de desempate, mas o Ludogorets enfrenta o PSG, fora de casa, na última rodada da Champions Legue, enquanto o Basel recebe o Arsenal. Será que dá para garantir a Liga Europa?

Imagem de Amostra do You Tube

Rostov 3×2 Bayern Munique | Grupo D

No Campeonato Russo. A campanha do Rostov encontra dificuldades, já que o time é apenas o sexto colocado com 21 pontos em 14 rodadas (6v, 3e, 5d), quatro atrás de uma vaga na Liga Europa e com 13 a menos que o líder Spartak Moscou.

Um estreante contra um gigante, cinco vezes campeão da Champions League. Mesmo no frio russo, o  Rostov era o azarão diante do Bayern Munique, que até começou vencendo com o gol de Douglas Costa. Só que o Rostov empatou na hora certa: aos 44 minutos, a bola chegou para a promessa iraniana Sardar Azmoun, 21 anos, que deixou um adversário no chão antes de finalizar tirando do goleiro!

O Rostov ficou na defesa a maior parte do tempo, tanto que teve apenas sete chutes (quatro no gol) contra 23 do Bayern Munique, que ainda dominou a posse de bola com 71% contra 29%. Os alemães até tiveram chance de pular à frente no placar de novo, mas aos cinco minutos o Rostov teve pênalti muito bem marcado. Dmitry Poloz deslocou o goleiro e virou!

Era uma surpresa e tanto os russos vencerem seu primeiro jogo em Champions League justamente contra o Bayern Munique, mas a festa dos pouco mais de 15 mil torcedores no estádio durou dois minutos, já que Juan Bernat recebeu dentro da área e chutou forte! O empate permaneceu até os 22 minutos, quando Christian Noboa cobrou ótima falta e deixou o Rostov na história! Será que os russos seguram o PSV Eidhoven na Holanda e vão para a Liga Europa?

Imagem de Amostra do You Tube

Borussia Dortmund 8×4 Legia Varsóvia | Grupo F

No Campeonato Polonês. A situação do Legia Varsóvia melhorou muito com quatro vitórias seguidas. Passadas 16 rodadas, o time já aparece no quarto lugar com 25 pontos (7v, 4e, 5d), oito atrás do líder Lechia Gdansk. São cinco pontos acima dos playoffs de despromoção, mas a equipe vai evoluindo e deixando para trás os tempos de crise.

Habemus recorde de gols numa só partida da Champions League, superando os 8 a 3 do Monaco sobre o Deportivo La Coruña em 2003/04. O Legia Varsóvia (Polônia) marcou quatro vezes, mas fez apenas metade dos gols do Borussia Dortmund. Mesmo atuando na Alemanha, os poloneses abriram o placar aos dez minutos num chute de de três dedos de muita categoria do atacante Aleksandar Prijovic (o goleiro ficou imóvel).

O problema é que o Legia Varsóvia ficou plantado na defesa e teve apenas 31% de posse de bola. Assim, o Borussia Dortmund assumiu o controle da partida e virou para 3 a 1 em apenas dez minutos, com muita facilidade e lambança do goleiro! Sabe-se lá como, os visitantes diminuíram em outra boa finalização de Aleksandar Prijovic, desta vez rasteira e tirando do goleiro. Mas o Borussia Dortmund fez mais dois, passando a vencer por 5 a 2.

A frágil defesa dos poloneses (como dava espaço!) ainda levou o sexto aos sete da etapa final, mas Michal Kucharczyk apareceu livre na área e diminuiu o vexame para o Legia Varsóvia, ficando em 6 a 3. Ainda deu tempo de mais dois gols do Borussia Dortmund e o quarto dos visitantes, num chute tranquilo e com muito espaço de Nemanja Nikolic, dentro da área!

É incrível, mas o Legia Varsóvia fez oito e levou 24 gols na Champions League 2016/17, continuando sem vencer no torneio, o que aconteceu pela última vez lá em 18 de outubro de 1995: 1 a 0 contra o Blackburn Rovers (Inglaterra). Mesmo assim, o time ainda pode se classificar para a Liga Europa, pasme-se!

Imagem de Amostra do You Tube

Copenhagen 0×0 Porto | Grupo G

No Campeonato Dinamarquês. A campanha na liga local está tranquila para o Copenhagen, dono de 41 pontos após 17 partidas (12v, 5e, 0d), o único invicto. Na liderança, o time tem nove pontos de vantagem para o Brondby e só um desastre lhe tira a taça.

A esperança do Futebol Alternativo é o Copenhagen (Dinamarca), único que pode alcançar as oitavas de final da Champions League. E a equipe detém recorde de 33 jogos sem perder em casa, o sexto seguido sem derrota na competição. Porém, o empate sem gols foi conquistado em razão de duas posturas diferentes em cada tempo.

Na etapa inicial, o Copenhagen teve boas chances, a maior delas com Erik Johansson, que ganhou no alto de um adversário dentro da pequena área, mas cabeceou para fora, rente à trave! Na etapa final, o Porto foi em busca da vitória que lhe garantia a vaga nas oitavas da Champions League, mas parou no adversário.

André Silva teve duas chances de finalizar, mas o goleiro Robin Olsen defendeu. Os dinamarqueses ficaram só atrás e chutaram oito vezes nos 90 minutos, apenas uma no alvo. Já os portugueses tiveram 16 oportunidades, cinco na direção do gol, mas não conseguiram confirmar a vaga. Agora, o Copenhagen precisa vencer o Club Brugge fora de casa e torcer para o Porto perder em casa para o Leicester City. Difícil, mas há esperança.

Imagem de Amostra do You Tube

Dinamo Zagreb 0×1 Lyon | Grupo H

No Campeonato Croata. A equipe não perde na liga há sete rodadas, desde os 5 a 2 para o líder Rijeka. O problema é que o adversário mantém a boa campanha e segura a vantagem de seis pontos após 16 rodadas. Com 36 pontos (11v, 3e, 2d), o Dinamo Zagreb não depende mais de si para alcançar o 12º título seguido na liga croata.

Pior time alternativo da Champions League 2016/17, o Dinamo Zagreb (Croácia) não tem pontos nem gols marcados e não queria é levar de 7 a 1 do Lyon em casa, algo que ocorreu na Champions League 2011/12. Para isso, os croatas ficaram na defesa e só tiveram a bola em 38% do tempo, finalizando apenas três vezes no alvo contra oito dos franceses. O Dinamo Zagreb até levou perigo com Mario Situm, mas seu chute desviado por pouco não enganou o goleiro Anthony Lopes, que reteve a bola com segurança.

O Lyon acertou o travessão ainda no primeiro tempo em chute de Jordan Ferri, momento em que os visitantes assumiram o protagonismo. Na etapa final, as chances francesas continuaram até que, aos 27 minutos, Alexandre Lacazette recebeu passe quase na linha do gol e completou tranquilamente para as redes!

Os croatas até poderiam ter levado um ponto, mas um jogador chutou em cima do goleiro de frente para o gol. Que péssima campanha do Dinamo Zagreb, que encerra a Champions League 2016/17 contra a Juventus, fora. Mais uma derrota deve acontecer.

Imagem de Amostra do You Tube

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede