Manchester United encara Anderlecht, que começou pequeno na Bélgica [Liga Europa]

Restam apenas oito times na briga pelo título da Liga Europa e o Manchester United é realmente o clube mais poderoso dentre eles, embora não seja o único candidato – Lyon e Ajax correm por fora. Nos próximos dias 13 e 20 de abril de 2017, as equipes entram em campo e o primeiro desafio do Manchester United é contra o conhecido Anderlecht.

Os ingleses são favoritos diante dos belgas, embora o último embate entre eles tenha terminado com vitória do Anderlecht por 2 a 1, na fase de grupos da Champions League 2000/01, em 24 de outubro de 2000.

Atualmente, o Manchester United tem um elenco muito mais poderoso, avaliado em 466 milhões de euros. O do Anderlecht custa 100 milhões de euros, o segundo mais barato dentre os que ainda restam a Liga Europa. Além disso, o time é bastante jovem, com média de 24,8 anos e poucos veteranos. Um deles é o zagueiro belga Olivier Deschacht, 36 anos, que se profissionalizou no clube em 2000/01 e nunca mais saiu.

Mesmo assim, o Anderlecht tem armas importantes: o atacante polonês Lukasz Teodorczyk, 25 anos, que já fez 28 gols em 42 partidas na temporada 2016/17 (veio do Dinamo Kiev/Ucrânia), enquanto o jovem meia belga Youri Tielemans, 19, revelado no clube, tem 18 gols em 43 jogos. Ainda chama atenção o meia argelino Sofiane Hanni, 26, que veio do KV Mechelen (Bélgica) nesta temporada e já marcou dez gols em 44 jogos.

O que pode pender a favor dos belgas é a necessidade de o Manchester United somar pontos na Premier League para alcançar pelo menos as fases preliminares da Champions League – hoje está com 57 pontos, quatro atrás do rival Manchester City, mas com um jogo a menos. Enquanto isso, o Anderlecht soma 35 pontos na fase final do Campeonato Belga, quatro de vantagem para o Club Brugge a oito rodadas do fim.

Caso não tenha sustos, o Anderlecht pode conseguir mais um título nacional após duas temporadas sem vencer a liga. Tempo demais para o maior vencedor do Campeonato Belga com incríveis 33 títulos (o último foi em 2013/14), 19 a mais que o Club Brugge, o segundo colocado. Apesar de o rival levar a melhor na Copa da Bélgica (11 contra nove conquistas), não há dúvida de que o Anderlecht é o maior time do país.

Pudera, a equipe é a única a levantar um título europeu… Na antiga Copa da UEFA 1982/83, o Anderlecht chegou a humilhar o Porto por 6 a 3 em dois jogos (fez 4 a 0 em casa), passou pelo Valencia por 6 a 1 nas quartas de final e superou o Benfica por 2 a 1 na decisão, num estádio da Luz abarrotado por 80 mil torcedores. É inegável a grandeza do Anderlecht em solo belga, mas se engana quem pensa que sempre foi assim…

Imagem de Amostra do You Tube

O Anderlecht na pequenez

O Anderlecht foi fundado em 27 de maio de 1908, há 108 anos – o registro oficial foi no ano seguinte. Pode parecer antigo, mas o Campeonato Belga já existia desde 1895/96, quando teve sua primeira edição, vencida pelo RFC Liége, atualmente na 3ª divisão. Numa época dominada por Rhodienne-De Hoek (hoje nas divisões provinciais, a partir do sexto nível) e Union Saint Gilloise (está na 2ª divisão), que disputavam os títulos da elite nacional, o Anderlecht começou a dar seus primeiros passos…

Com o nome de Anderlechtois, a equipe começou sua história com vitórias importantes. Como os bons resultados não paravam, os dirigentes do adversário do Manchester United na Liga Europa decidiram inscrever o jovem clube nas competições oficiais. Assim, a primeira temporada do Anderlecht foi em 1909/10, na 3ª divisão da liga regional de Brabant, equivalente ao quarto nível local.

Na edição de estreia, o Anderlecht acabou com o título e foi promovido para a 2ª divisão de Brabant, brigando na parte de cima da tabela nos três anos em que ficou na competição. Em 1912/13, o time levou a taça da 3ª divisão nacional e passou a frequentar o segundo nível, que se chamava Promotion.

A primeira vez do Anderlecht no torneio foi em 1913/14, exatamente quando um ex-atacante chamado Théo Verbeeck, 23 anos, assumiu a presidência do clube enquanto tentava marcar os gols. A equipe foi a quarta colocada com 27 pontos em 22 jogos, a oito do sonhada promoção para a elite. Em razão da I Guerra Mundial, o futebol parou totalmente na Europa, voltando apenas cinco anos depois, em 1919/20.

O Anderlecht continuava na 2ª divisão e foi terceiro colocado nos dois anos seguintes. Porém, a federação belga resolveu aumentar o número de times na elite e agraciou o clube com a promoção em 1920/21, mesmo o Anderlecht tendo somado 29 pontos, cinco atrás dos outros promovidos – foi melhor que o RFC Liége no saldo de gols.

Assim, a tradicional equipe pisou na elite do Campeonato Belga pela primeira vez em 1921/22, se salvando do rebaixamento por um ponto – o KRC Gent, hoje na 3ª divisão, caiu com 17 pontos em 26 rodadas. Como era de se esperar, o time demorou a fincar os pés na divisão principal, também por causa de uma tragédia: em 1922/23, Charles Bunyan, técnico da seleção belga em 1914, assumiu o Anderlecht no início da segunda temporada na elite, mas morreu dez dias depois da assinatura do contrato. Seu filho, Cyrille Bunyan, assumiu o cargo.

Isso influenciou a equipe, que acabou rebaixada à 2ª divisão com 15 pontos, dois a menos que o Verviétois. A partir daí, o Anderlecht deu início a um período de afirmação, ora sendo promovido, ora sucumbindo. Entre 1925 e 1929 (quatro anos), o time chegou a ter descenso, promoção, descenso, promoção, se estabilizando na elite nacional apenas em 1934/35, quando venceu o Grupo B da 2ª divisão e nunca mais voltou a disputá-la.

A partir daí, a mais vitoriosa agremiação da Bélgica começou a brigar na parte de cima da tabela. O Anderlecht levantou sua primeira taça do Campeonato Belga em 1946/47, quando somou 50 pontos em 36 rodadas (21v, 8e, 7d) e marcou 112 gols, 38 só do atacante belga Jef Mermans, conhecido como The Bomber – jogou a Copa do Mundo 1954.

Quando a Champions League começou a ser disputada, em 1955/56, o Anderlecht já dominava o futebol belga com um tricampeonato e sete taças nas últimas dez temporadas – na estreia continental, a equipe levou de 10 a 4 em dois jogos do MTK Hungária, que na época se chamava Vörös Lobogó (Hungria) – na temporada seguinte, o Manchester United fez 12 a 0 no placar agregado. É bom o poderoso time inglês abrir o olho, pois o Anderlecht tem capítulos de luta e sucesso em sua longa história!

Curiosidades

- O Club Brugge é o time belga de melhor campanha na história da Champions League. Em 1977/78, a equipe alcançou a final após eliminar a Juventus, mas levou de 1 a 0 do Liverpool em Wembley e foi vice. O time era comandado por Ernst Happel, histórico técnico austríaco que treinaria a Holanda, vice-campeã da Copa do Mundo 1978.

- O Anderlecht pode não ter a melhor campanha na Champions League, mas é o time que mais vezes chegou longe no torneio. Em 1981/82, a equipe parou diante do Aston Villa (Inglaterra) nas semifinais (os ingleses venceram o Bayern Munique na final) e não passou o Steaua Bucharesti (Romênia) também nas semifinais de 1985/86 – os romenos venceram o Barcelona e ficaram com o título.

Imagem de Amostra do You Tube

- Théo Verbeeck, o atacante que virou também treinador do Anderlecht na década de 1920, comemorou 40 anos à frente do clube em meados de 1951, quando já havia quatro taças da elite belga na sede – foi ele quem contratou Jef Mermans em 1942, o herói do primeiro título. Em homenagem, o nome da rua do estádio do Anderlecht passou a ter o nome do presidente, que morreria semanas depois da inauguração, em 2 de agosto de 1951, aos 62 anos.

- O Anderlecht tem 182 jogos disputados na Champions League (69v, 43e, 80d) e outras 132 partidas por Copa da UEFA/Liga Europa (65v, 31e, 36d). Destas, 38 foram contra times ingleses, com vantagem ampla dos adversários: 23 vitórias, cinco empates e dez triunfos do Anderlecht. Nas últimas 12 partidas, a equipe belga só venceu uma vez: 2 a 1 no Tottenham na fase de grupos da Liga Europa 2015/16.

- Anderlecht e Manchester United já se enfrentaram seis vezes na história, com 4v dos ingleses e 2v dos belgas, que fizeram apenas seis gols contra 22 do adversário. O primeiro embate foi em 12 de setembro de 1956, na segunda edição da Champons League, quando o Manchester United fez 2 a 0 fora de casa.

Imagem de Amostra do You Tube

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede