Liga Inglaterra 1ª Divisão - Plano Tático

Nova Zelândia tem três jogadores na Premier League 2014/15

Winston Reid, Chris Wood e Cameron Howieson. Esses três jogadores irão representar a Nova Zelândia na próxima temporada da Premier League, que começa dia 16 de agosto. Com dois vindo da Championship e um se mantendo da temporada passada, os All Whites esperam que o trio faça uma boa temporada na melhor liga do mundo e ajude a alavancar o ainda fraco futebol nacional, que é apenas o número 101 no Ranking FIFA.

Os três neozelandeses têm situações distintas nos seus respectivos clubes. Enquanto Winston Reid é titular absoluto da defesa do West Ham, o grandalhão atacante Chris Wood é uma espécie de 12º jogador do Leicester City, entrando sempre no segundo tempo das partidas. Por sua vez, o jovem Cameron Howieson é presença mais certa no time sub-21 do Burnley, mas tem tudo para atuar mais vezes na equipe profissional nesta temporada. Confira abaixo um pouco mais sobre eles!

Winston Reid

Clubes: Midtjylland/Dinamarca (2005/10) e West Ham (2010-atual)

Jogos na seleção principal: 17 partidas, com um gol

Zagueiro de 26 anos, Winston Reid está desde a temporada  2010/11 no West Ham. Podendo atuar também como lateral-direito, o jogador já fez 104 partidas pelo clube e tem atraído a atenção dos gigantes ingleses pelo seu futebol.

Apesar de não atuado tantos jogos na última temporada (22 partidas) devido a uma lesão no tornozelo, Winston Reid foi um dos destaques do sistema defensivo do West Ham. Com apenas dois cartões amarelos e nenhum vermelho, o jogador recebeu sondagens de Liverpool, Arsenal, Tottenham e Manchester United na última janela de transferência. Apesar de ter contrato até o final da temporada, o West Ham tratou de aumentar o salário de seu defensor para mantê-lo no clube.

Além do aumento significativo no salário, o zagueiro recebeu outra bonificação na pré-temporada do clube. Em um torneio amistoso na Nova Zelândia, Winston Reid, que era terceiro-capitão da equipe recebeu a braçadeira nas duas partidas do torneio, contra Wellington Phoenix e Sidney FC, mesmo com os principais capitães da última temporada, Kevin Colan e Mark Noble, em campo.

Com apenas a 13ª posição na Premier League 2013/14, o time do Winston Reid espera ir além nesta temporada. Para cumprir a meta e ficar entre os dez primeiros, a equipe investiu em cinco contratações, com destaque para Enner Valencia, equatoriano que fez boa Copa do Mundo 2014 e atuava no futebol mexicano, no Pachuca.

Chris Wood

Clubes: Waikato/Nova Zelândia (2007/08), Hamilton Wanderers/Nova Zelândia (2008), West Bromwich (2009/13), Barnsley* (2010), Brighton & Hove Albion* (2010/11), Birmingham City* (2011/12), Bristol City* (2012), Milwall* (2012) e Leicester City (2013-atual)

*empréstimo

Jogos na seleção principal: 34 partidas, com 12 gols

Atacante de 22 anos e 1,91 m de altura, Chris Wood chegou na última temporada para o Leicester City e de cara ajudou a equipe a conquistar a Championship, segunda divisão inglesa. Apesar de não ser titular do ataque, o neozelandês participou de 29 jogos, dez como titular, e marcou oito gols na temporada.

Desde 2008/09 no futebol inglês, o grandalhão jogará pela terceira temporada a Premier League. Pelo West Bromwich, Chris Wood estreou com apenas 17 anos na divisão principal da Inglaterra, mas só atuou em três jogos ao longo das duas temporadas. Emprestado ao Millwall em 2012/13, Woods chamou atenção com 11 gols em 19 jogos e chamou a atenção do Leicester, que o contratou em definitivo.

Peça importante no título da Championship, Chris Wood foi destaque na partida contra o vice-líder Burnley, a nove rodadas do fim do campeonato, uma espécie de final antecipada. Entrando aos 34 minutos, no lugar de Vardy que saiu machucado, o neozelandês deu passe para o gol de Nugent no minuto seguinte e fez um golaço na segunda etapa, que garantiu a vitória da equipe por 2 a 0.

Imagem de Amostra do You Tube

Para o retorno à Premier League, a qual não disputa desde a temporada 2003/04, o Leicester City investiu em sete contratações, com destaque para o atacante argentino Leonardo Ulloa, do Brighton & Albion, que gastou 10 milhões de euros. Outro fator importante é o apoio da torcida, que já esgotou todos os 22 mil ingressos de cada jogo no King Power Stadium.

Cameron Howieson

Clubes: Burnley (2012-atual) e Doncaster Rovers* (2013)

*empréstimo

Jogos na seleção principal: sete partidas, sem gols

Meia-atacante de 19 anos, o jovem jogador está desde a temporada 2011/12 no Burnley. Desde então, o atleta tem apenas dois jogos pela equipe profissional, em 2012, quando se tornou o mais jovem kiwi, nome dado ao povo neozelandês, a atuar no futebol da Inglaterra, com apenas 17 anos e 103 dias, batendo em 22 dias o atacante Chris Wood.

Com 24 jogos na seleção profissional da Nova Zelândia, Cameron Howieson tem se destacado nas equipes de base do Burnley. Em 2012, o meia ajudou a equipe a chegar às semifinais da FA Cup sub-17, feito que não acontecia desde 1978. Em dezembro daquele mesmo ano, Cameron Howieson recebeu o prêmio de melhor jogador jovem do futebol inglês.

Na última temporada, o meia ajudou o sub-21 do Burnley a alcançar as semifinais da Copa da Liga Inglesa, perdendo apenas para o Manchester City. Com os bons serviços prestados a categoria de base, Cameron Howieson renovou por dois anos seu contrato e deve finalmente ser mais regular na equipe profissional.

Vice-campeão da Championship, o Burnley fez modestas contratações para disputa da Premier League, da qual estava ausente desde a temporada 2009/10. Ao todos foram seis aquisições, com destaques para o experiente defensor irlandês Steven Reid, de 33 anos, que estava no West Bromwich. A meta da equipe é não ser rebaixada nesta temporada.

Championship

- Na segunda divisão inglesa apenas um neozelandês deve disputar o torneio nesta temporada. O lateral-esquerdo Tommy Smith é titular da equipe do Ipswich Town, que também conta com o atacante neozelandês, Monty Patterson, de 17 anos, em suas categorias de base.

Principais ligas da Europa

Outros jovens neozelandeses estão em equipes das principais ligas europeias:

- Ryan Thomas, 19 anos, é o meia-esquerda titular na equipe do Zwolle, da primeira divisão holandesa.

- Marcos Rojas, 22 anos, meia-atacante apelidado de Kiwi Messi, faz parte do elenco do Stuttgart, mas devido a uma séria lesão na última temporada, só atuou pela equipe B.

- Bill Toilama, 19 anos, é lateral direito da base do Olympique de Marseille.

- Birhanu Taye, 19 anos, é um atacante natural da Etiópia que se naturalizou neozelandês e joga pela equipe de base do Sporting Braga, de Portugal.

Mais antigas

Personagens

Internacionais

Nacionais

Vídeos

Bola na Rede