Estrangeiros Brasileiros – Aguinaldo Braga

O Plano Tático trará uma série exclusiva com os brasileiros que tiveram (e ainda têm) passagem pelas diversas seleções mundiais. Desde uma simples convocação a uma titularidade absoluta, traremos, em ordem alfabética, os mais de 70 jogadores nascidos em solo brasileiro e que vestiram a camisa de outra seleção. O primeiro da série é Aguinaldo Braga, meia-direita que acabou se naturalizando macedônio.

Por Victor Domingos

aguinaldo_braga

Aguinaldo Braga de Jesus(9/8/74) é natural de Moeda, cidade de Minas Gerais. Braga começou no futebol amador atuando pelo Moedense e teve passagens por América Mineiro, Comercial de Belo Horizonte, Uberlândia e Atlético Mineiro

Braga (como foi conhecido no exterior) chegou ao futebol macedônio em 1999 pelo Makedonija GP (ou Makedonija Gjorce Petrov). Meia direita, atuou pouco na primeira temporada mas logo no decorrer da segunda chamou a atenção e se transferiu ao Vardar, clube com várias aparições em competições européias na década de 90.

Braga foi titular absoluto em seu clube e em 2002 o bom futebol rendeu uma passagem pelo futebol grego. Braga disputou a temporada 2002-03 emprestado ao Aris – chegando inclusive a disputar a final da Copa da Grécia entrando no segundo tempo – tendo retornado aos gramados gregos em 2005 após perder espaço no Vardar.

Aguinaldo recebeu um contrato de um ano com o Kerkyra, sendo dispensado e retornando ao clube anterior. Braga seguiu no Vardar até a metade de 2009 quando assinou com o FK Teteks, último campeão da segunda divisão macedônia.

A naturalização se deu em seu 5º ano no futebol da Macedônia. Braga foi convocado para um amistoso em 2003, fazendo sua estréia na seleção. O meia-direita que por vezes cumpriu a função de lateral-direito e em outras jogou como ponta, teve um total de 6 aparições pelo país balcânico, incluindo uma partida contra a Inglaterra nas eliminatórias para a Euro 2004.

*Agradecimentos ao Nando que nos ajudou através dos comentários.

  • nando

    o braga é de moeda-MG , nao to falando mentira é serio pesquisem para ver

  • nando

    o apelido dele é mengo

  • nando

    ele saiu do comercial de belo horizonte

  • admin

    Obrigado pelas informações =)

  • Não usa Facebook? Comente aqui!

    Últimas

    Assine Nossa Lista de E-mail!

    * indicates required