Estrangeiros Brasileiros – Anfilogino Guarisi

300px-guarisi

Por Victor Domingos

Amphilóquio Guarisi Marques conhecido como Anfilogino Guarisi (ou Filó no Brasil), nasceu em São Paulo dia 26/12/1905 (falecido em 08/06/74). Guarisi foi o primeiro jogador nascido no Brasil a ser campeão do mundo ao fazer parte da seleção italiana vencedora de 1934.

Filho de Manuel Augusto Marques (ex-presidente da Portuguesa de Desportos) como uma italiana, Filó começou a jogar no clube presidido por seu pai com apenas 16 anos. Ponta-direita veloz e habilidoso, Filó despontava com apenas 18 anos e mostrava ser goleador. Em partida válida pelo campeonato paulista de 1924, Filó fez os 5 gols da Portuguesa em empate com o Brás.

A carreira de Filó começou a alavancar em 1925 com a transferência para o Paulistano – considerado o melhor do time do estado na ocasião – onde jogou com Friedenreich. Pelo clube, Filó marcou em uma impressionante vitória contra a seleção da França por 7×2. Naquele ano Filó teve sua passagem pela seleção brasileira ao disputar o Campeonato Sul-Americano (atual Copa América) e conquistar o vice-campeonato. Em 4 partidas, marcou 2 gols.

Filó continuou no Paulistano até 1929, conquistando 3 títulos estaduais da LAF (Liga dos Amadores de Futebol) e um prêmio de artilheiro em 1926. Contratado pelo Corinthians, Filó também foi campeonato paulista no mesmo ano, desta vez pela APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos).

Após conflito entre as ligas carioca e paulista, a seleção que foi à Copa do Mundo de 1930 foi composta exclusivamente por jogadores de clubes cariocas e Araken Patusca, jogador do Santos que estava em litígio com o clube. Filó atuou no futebol brasileiro até 1931 quando se transferiu para a Lazio.

Filó passou a ser conhecido como Anfilogino (uma adaptação de seu nome) Guarisi. Guarisi era considerado cidadão italiano por sua mãe ser italiana e em uma época sem qualquer impedimento da FIFA quanto a uma naturalização, Guarisi disputou as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1934 (sim, o país sede teve que conquistar a vaga para o evento) marcando um gol contra a Grécia e esteve entre os convocados para a Copa do Mundo que ocorreu na “Terra da Bota”. Guarisi atuou somente no massacre de estréia: 7×1 contra os Estados Unidos e sagrou-se o primeiro jogador nascido no Brasil a ser campeão do mundo.

Guarisi continuou na Lazio até o final de 1936 quando retornou ao Brasil. Na passagem pela Lazio foram cerca de 180 jogos e uma média que beira a um 1 gol a cada 3 jogos. Retomando a alcunha de Filó, o ítalo-brasileiro conquistou 3 títulos paulistas consecutivos pelo Corinthians até 1939. No ano seguinte, Filó era do Palestra Itália (atual Palmeiras) e foi campeão paulista pela quarta vez consecutiva. No ano em que completou 35 anos, Filó encerrou sua carreira de jogador.

No total, Filó jogou apenas 4 partidas oficiais pela seleção brasileira – todas válidas pelo Campeonato Sul-Americano de 1925 – além de amistosos contra Corinthians e Newell’s Old Boys. Pela Azzurra, Guarisi participou de 6 jogos oficiais e marcou um único gol.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required