Brasileiros pelo mundo da bola- Maycon Calijuri (Kalizuri)

maycongomel

Por Thomas Renan

Maycon Rogerio Silva Calijuri, ou simplesmente Kalizuri como é conhecido na Bielorússia, é apenas mais um brasileiro no mundo da bola que acabou encontrando o reconhecimento no esporte em gramados estrangeiros. A série ”Brasileiros pelo mundo da bola” desembarca hoje no Leste Europeu, mais especificamente em Gomel, um dos mais importantes centos urbanos de uma das antigas repúblicas soviéticas, a Bielorússia.

Apesar de ser oriundo das categorias de base do Fluminense, o jovem foi ter as primeiras oportunidades profissionalmente atuando em Minas Gerais. Em 2006, fez parte do grupo que disputou o Campeonato Mineiro pelo URT de Patos de Minas. Chegou a ser relacionado em três partidas, incluindo a derrota para o Atlético-MG por 3-2 no Zama Maciel, e a vitória, a única na competição, contra o América-MG, também atuando em casa. O mesmo ocorreu um ano depois, mas dessa vez vestindo a camisa do Extrema-MG, clube que em 2007 disputou o Campeonato Mineiro do Módulo II. Sem sequer ter chance entre os titulares, Maycon pouco apareceu, e nada pôde fazer para evitar o rebaixamento da equipe para Segunda Divisão Estadual.


A carreira, embora ainda início, não dava esperanças ao jovem atacante de tempos melhores, até que surgiu a oportunidade de atuar no velho continente, em um dos maiores clubes da Bielorússia, o FC Gomel. Mesmo sendo ofuscado pela superioridade do Dinamo Minsk e do BATE, a equipe do Central Stadion sempre figurou como uma das principais no cenário futebolístico do país, inclusive colecionando dois títulos nacionais, além de cinco participações em competições continentais.

Kalizuri, como ficou carinhosamente conhecido pela torcida do Gomel, chegou no país em 2008, quando a equipe ainda vivia a expectativa de disputar a UEFA após o bom desempenho na Belarusian Premier League de 2007. Ainda com resquícios de atacante, embora já aparecesse como um bom meio-campo, o jovem brasileiro conviveu na sua primeira temporada com um período natural de adaptação ao novo estilo de jogo, além da cultura totalmente diferente da sua terra natal, e mesmo passando pelo processo de transição, Kalizuri já aparecia como uma peça interessante da equipe de Andrey Yusipets. Em meio as disputas da Belarusian Cup, em que o clube chegou até as quartas-de-final, da Belarusian Premier League, além da Copa da UEFA, o brasileiro somou 18 partidas com três gols ao todo.

Sem cair nas graças da torcida, Kalizuri tinha em 2009 como um ano chave em sua carreira. Amparado pelo brasileiro Renan Bardini Bressan, que também atua no clube, e pela chegada da sua esposa que passou a viver na Bielorússia, tudo pareceu conspirar a favor do até então atacante. Passando a atuar em uma nova posição, desta vez como meio-campo, Kalizuri logo provou seu valor ao treinador Andrey Yusipets, principalmente após marcar 6 vezes nos 10 primeiros jogos da Belarusian Premier League. O bom desempenho do brasileiro, destoava do restante da equipe que já começava a dar indícios de um possível descenso no final da temporada. Mantendo a regularidade, Kalizuri alcançou a mesma marca nos 10 jogos seguintes, somando 12 no certame nacional. Na altura do campeonato, com o rebaixamento praticamente certo, o meia ainda chegou a balançar as redes mais 3 vezes nas 5 partidas restantes, confirmando o excelente desempenho ao longo do ano.

Com os 15 gols totalizados ao término do Campeonato Nacional, Kalizuri se tornou o terceiro maior artilheiro da história do clube em uma edição, superado apenas por Raman Vasilyuk com 24 gols em 2007, e Gennadi Bliznyuk com 18 em 2003, e embora tenha se deparado com o rebaixamento do Gomel para a First League, o brasileiro ainda tem na Belarusian Cup a chance terminar a temporada com uma conquista que levaria o clube a sua segunda competição continental seguida. Até o momento, o Gomel espera pela partida válida pela terceira fase, já que conquistou a classificação após bater o FC Kommunalnik Slonim por 2-0, sendo um dos gols de Kalizuri.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required