Eternas Promessas – Luciano Bebê


Por Thomas Renan

Luciano Lima da Silva, ou simplesmente Luciano Bebê, surgiu na base do Corinthians em 1997 como uma grande promessa do futebol brasileiro. Natural de Riachão do Jacuipe(Bahia), o atacante chegou a ganhar alguns títulos importantes pelo clube paulista, mas sem conquistar a esperada regularidade. Entre os principais, destaca-se o Campeonato Paulista de 2001, e a Copa do Brasil de 2002.

Em meio a falta de oportunidades, e alguns atos ‘’bobos’’ como a expulsão na Copa Mercosul de 2000 contra o Boca Juniors, minutos após entrar em campo no segundo tempo, o jogador passou a ser emprestado pelo Corinthians. O primeiro destino de Luciano acabou sendo o Santa Cruz.

No clube do Recife, o atacante viveu um dilema. Segundo se noticiou na época, a pressão para trocar o segundo nome de Bebê para
Lima veio do próprio Corinthians, que já não via mais motivos de usar o apelido oriundo das categorias de base. Pelo Santa Cruz, Luciano particou da campanha que culminou com o quarto lugar na Série B. Na época, apenas dois clubes conquistavam o acesso. Um ano depois, foi novamente emprestado, desta vez para o Juventus-SP.

Em 2004, de volta ao Corinthians, Luciano Bebê passou mais uma temporada sem conquistar seu espaço. Entre 2005 e 2007, já sem vínculo com o time da capital, o jogador alternou entre Noroeste e Santo André. Pelo clube de Bauru, conquistou a Copa Paulista e o acesso para a elite do Paulistão em 2005.

Após boas passagens pelas duas equipes, Luciano Bebê acabou assinando com o Criciúma para a disputa da Série B de 2008. Em um ano bastante conturbado para o clube catarinense, o atacante nada pôde fazer para evitar o rebaixamento da equipe na competição. Com o descenso, Bebê apareceu novamente no Noroeste, clube o qual o jogador passou os melhores momentos em sua carreira.

No entanto, apesar da confiança depositada, Luciano Bebê teve que colecionar mais um rebaixamento, o segundo em duas temporadas. Na fraca campanha, o clube de Bauru acabou terminando o Campeonato Paulista de 2009 na última colocação. Na mesma temporada, o jogador ainda escapou de mais uma queda. Atuando pelo CRB, Luciano ajudou a equipe escapar do rebaixamento no critério de saldo de gols.

No início deste ano, Luciano Bebê voltou a mostrar um bom futebol. Após acertar com o São Bernardo para a disputa do Paulistão A-2, o jogador vem ajudando a equipe a desempenhar uma ótima campanha. Até o momento, com a competição já na reta final, a equipe ainda briga pelo acesso, e pelo título da divisão. O atacante, foi um dos responsáveis pela arrancada do clube no campeonato. Superando o início ruim, com 3 derrotas seguidas, Luciano marcou o gol que deu a vitória sobre o Votoraty, dando o pontapé inicial na reação do clube.

O bom desempenho no início da temporada, fez com que surgisse interesse de alguns clubes em levar o atletla. Até o momento, o América/RN já demonstrou que deve levar Luciano para a disputa do segundo semestre. Apesar de retomar o bom futebol, o jogador, atualmente com 29 anos, ficou muito aquém do que se esperava quando surgiu ainda muito novo no Corinthians.

Foto: Clicrbs

  • Bruno

    Eterna promessa mesmo… jogou bem entre 05 e 07 por aqui… e só.

  • 2 comentários - Não usa Facebook? Comente aqui!

    Últimas

    Assine Nossa Lista de E-mail!

    * indicates required