Red Bull Leipzig, a grande surpresa da Liga Europa 2017/18

Restam apenas oito times na Liga Europa dessa temporada. Os confrontos das quartas de final acontecerão nos próximos dias 5 e 12 de abril, e um deles chama a atenção do Plano Tático. O Olympique de Marselha (França) vai medir forças com o Red Bull Leipzig (Alemanha), na tentativa de espantar a zebra da competição.

Não deve ser nada fácil para os franceses, já que os alemães do Red Bull Leipzig estão acostumados a surpreender desde a fundação do time, em 19 de maio de 2009, há oito anos, portanto.

Tendo começado a disputar competições da federação alemã em 2009/10, a subida de patamar do Red Bull Leipzig foi bastante rápida, culminando nesse grande momento do time na Liga Europa. Mas quais são os detalhes da curta história do clube? É o que você vai descobrir a partir de agora!

A breve história do Red Bull Leipzig

8 de agosto de 2009. Pela primeira vez na história, o Red Bull Leipzig entrou em campo para disputar um jogo oficial. Não havia holofotes nem glamour, já que o empate de 1 a 1 com o time B do Carl Zeiss Jena, fora de casa, foi pela 5ª divisão do Campeonato Alemão. A partir daí, o desconhecido Red Bull Leipzig engatou quatro vitórias seguidas e mostrou que não estava para brincadeira.

Ao fim da temporada, o clube tinha somado 80 pontos em 30 rodadas (26v, 2e, 2d), 21 a mais que o segundo colocado Budissa Bautzen, o único a vencer o Red Bull Leipzig fora de casa naquele ano. O título da Oberliga Süd e consequente promoção mostraram que a aposta da Red Bull na cidade de Leipzig havia sido certeira.

Mas a decisão de fundar um time na porção oriental do território alemão não foi por acaso nem tomada rapidamente. Por três anos e meio, a Red Bull procurou um local apropriado e chegou a avaliar cidades como Hamburgo, Munique e Düsseldorf. A ideia inicial era investir no Sachsen Leipzig, mas a federação alemã vetou a manobra – a equipe foi a outra a vencer o Red Bull Leipzig na primeira temporada oficial.

As outras opções ventiladas pela empresa foram St. Pauli, 1860 Munique e Fortuna Düsseldorf, mas todas esbarraram em protestos de torcedores ou na federação, que impedia mudanças de nome com proposta comercial. Assim, a Red Bull decidiu fundar um clube novo, dando início à vitoriosa história do Red Bull Leipzig.

Na segunda temporada (2010/11), o clube disputou a Regionalliga Nörd, a 4ª divisão, que tinha a presença dos times B de Wolfsburg, Energie Cottbus, Hertha Berlim, Hannover 96 e Hamburgo. Em nenhum momento o Red Bull Leipzig esteve ameaçado pelo rebaixamento, embora tenha ficado longe da promoção: somou 64 pontos em 34 rodadas, na quarta posição, 18 atrás do campeão e promovido Chemnitzer.

Na temporada seguinte, o Red Bull Leipzig ficou em terceiro lugar, a apenas quatro pontos da subida de divisão, o que aconteceu no terceiro ano (2012/13). Após liderar seu grupo com 14 pontos a mais que o time principal do Carl Zeiss Jena, a equipe superou o Sportfreunde Lotte por 4 a 2 no mata-mata na prorrogação – venceu na ida por 2 a 0 e perdeu pelo mesmo placar na volta, aos 50 da etapa final, empatando no tempo extra – e chegou à terceira divisão do Campeonato Alemão.

A estreia do Red Bull Leipzig no futebol profissional da Alemanha foi muito marcante. Já na primeira temporada na 3ª divisão (2013/14), a equipe foi protagonista e só não levantou a taça por ter tido três gols a menos de saldo que o Heidenheim – ambos somaram 79 pontos em 38 rodadas.

Na 2ª divisão de 2014/15, o Red Bull Leipzig escreveu episódio interessante. Enquanto o 1860 Munique teve de jogar os playoffs de despromoção e St. Pauli e Fortuna Düsseldorf não ficaram longe do rebaixamento, a Red Bull levou seu time ao quinto lugar, provando que havia acertado em cheio no investimento.

Já na temporada seguinte o Red Bull Leipzig ficou com o vice-campeonato da 2ª divisão e ascendeu à elite nacional, interrompendo 22 anos da cidade de Leipzig sem um time na principal competição da Alemanha!

E a capacidade de surpreender não acabou por aí: na primeira temporada entre os grandes do país, o Red Bull Leipzig ainda somou 67 pontos em 34 rodadas (20v, 7e, 7d), terminando atrás apenas do poderoso Bayern Munique.

Em 2017/18, o time é o sexto colocado e pode ainda brigar por uma vaga na Champions League, embora hoje esteja na zona da Liga Europa. Mas é claro que os confrontos diante do Olympique de Marselha, nas quartas de final da Liga Europa 2017/18, é o que mais importa neste momento. Será que o Red Bull Leipzig poderá surpreender ainda mais no futebol europeu?

Curiosidades

– A subida de patamar do Red Bull Leipzig também é observada nas arquibancadas. Em 2009/10, na 5ª divisão, a média de público da equipe foi de 2.150 torcedores por jogo. A cada temporada ela foi aumentando, até chegar a 41.454 pessoas em 2016/17, na estreia na Bundesliga.

– O elenco do Red Bull Leipzig tem algumas particularidades. São 25 jogadores com média de idade de 24,04 anos e 12 nacionalidades, incluindo a alemã, maioria com oito atletas. Há até um brasileiro, o zagueiro e meia Bernardo Fernandes da Silva Júnior, 22 anos, que ingressou no Red Bull Brasil ainda na base. Ele defendeu o FC Lefering, time B do Red Bull Salzburg (Áustria), chegou a jogar na equipe principal e está no Red Bull Leipzig desde agosto de 2016, comprado por 3,4 milhões de libras.

– O jogador mais velho do Red Bull Leipzig é o goleiro suíço Fabio Coltorti, 37 anos, desde 2012 na equipe. Quanto tinha 25 anos, ele fez parte da seleção de seu país na Copa do Mundo 2006, embora não tenha entrado em campo. Pelo menos esteve no time que chegou às oitavas de final naquele torneio, caindo nos pênaltis para a Ucrânia de Shevchenko.

– A estreia continental do Red Bull Leipzig não poderia ter sido melhor. A equipe alemã jogou a fase de grupos da Champions League 2017/18 e terminou na terceira posição numa chave com Besiktas, Porto e Monaco. Classificado à fase de 16 avos de final da Liga Europa, os alemães aprontaram para cima do Napoli e seguiram pelo gol marcado fora de casa. Nas oitavas, a vítima foi o Zenit St. Petersburg (Rússia), com 3 a 2 no placar agregado.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required