Rangers contrata Steven Gerrard, que tem grande desafio

Gerrard enfrentará grandes desafios no Rangers Foto: SkySports

Desde que voltou à primeira divisão do Campeonato Escocês, o Rangers não tem sido páreo para o rival Celtic. Em 2016/17, o adversário somou 106 contra 67 dos azuis, diferença de incríveis 39 pontos – o Rangers ficou na terceira posição. Em 2017/18, o Rangers manteve o terceiro lugar e somou três pontos a mais que na temporada anterior, vendo o Celtic levantar sua sétima taça consecutiva ao somar 82 pontos.

O último título da equipe na elite nacional foi em 2010/11, quando o Rangers somou 93 pontos, um a mais que o rival. Para se ter uma ideia, fizeram parte daquele time o goleiro Allan McGregor, o argelino Madjid Bougherra, o norte-irlandês Kyle Lafferty, alem do eslovaco Vladimir Weiss.

Oito anos depois, o Rangers espera pelo menos se aproximar do Celtic na tabela, mas para isso trouxe um treinador novato e sem experiência com a prancheta nas mãos: o volante inglês Steven Gerrard, 37 anos, que defendeu o Liverpool na maior parte da carreira, pendurando as chuteiras em 2016, com a camisa do Los Angeles Galaxy (Estados Unidos).

Desafio pessoal

Antes de assinar com o Rangers por quatro anos, Gerrard teve rápidas experiências nos times sub-18 e sub-19 do Liverpool, o que é muito pouco para comandar um clube da grandeza do Rangers. Além disso, o ídolo do representante da Terra dos Beatles irá se encontrar várias vezes com um velho – e muito mais experiente – conhecido…

O técnico do Celtic é ninguém menos que o norte-irlandês Brandon Rogers, 45 anos, há duas temporadas no clube escocês e que comandou Gerrard no Liverpool entre 2012 e 2015. Os dois estiveram lado a lado em 126 oportunidades, tendo acumulado 60 vitórias, 32 empates e 34 derrotas, total de 10.547 minutos em campo. A despedida, porém, foi com humilhação para o Stoke City: 6 a 1 fora de casa, ma 38ª rodada da Premier League 2014/15. Foi o último jogo de Gerrard com a camisa vermelha.

Será que Gerrard conseguirá superar seu ex-técnico no Campeonato Escocês 2018/19?  Parece bem difícil apostar nisso, não só pela falta de experiência em relação a Brendan Rogers, mas pela diferença técnica entre os dois times. Com 54 títulos, a tendência é que o Rangers veja o rival Celtic, com 49, se aproximar cada vez mais de seu recorde nacional.

Curiosidades

– Steven Gerrard vai reencontrar antigos adversários da época de Liverpool no Rangers.  Foram duas partidas de Champions League contra o português Bruno Alves, com um gol de Gerrard em 180 minutos diante do Liverpool em 2007. Contra Graham Dorrans, ex-West Bromwich Albion, Gerrard jogou quatro vezes, com duas vitórias, um empate e uma derrota entre 2010 e 2014.

– Gerrard também mediu forças com o futuro colega croata Niko Kranjcar. Foram sete vezes, incluindo embates pela seleção inglesa: três vitórias, três empates e uma derrota, nas eliminatórias da Eurocopa 2008 por 3 a 2, em casa. Diante do escocês Kenny Miller, o ídolo do Liverpool tem cinco jogos, com três triunfos e dois empates, incluindo um amistoso entre os dois países em 2013.

– Por uma temporada, Gerrard não jogou com o jovem inglês Jordan Rossiter, 21 anos, que está no Rangers atualmente. Ele ficou em campo apenas 14 minutos na temporada 2015/16, mas o volante havia deixado o Liverpool ao fim de 2014/15.

Últimas

Assine Nossa Lista de E-mail!

* indicates required